Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7809957147751024pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Flávio José de.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, F. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1219291457473728pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Valter Ferreira.-
dc.contributor.referee2TOMAZETTI, Elisete Medianeira.-
dc.description.resumoEsta dissertação discutiu e apropriou-se do conceito de Transposição Didática do pensador francês Yves Chevallard em sua obra La transposición didática: del Saber Sábio al Saber Enseñado (2005), na qual buscou compreender tal conceito no âmbito do componente curricular Filosofia nas aulas do Ensino Médio, indicando suas contribuições epistemológicas e didáticas no Ensino de Filosofia a partir das quais elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica. Nossa discussão partiu da análise do conceito de Transposição Didática, em que buscamos estabelecer as relações existentes com as ideias de alguns autores que discutem atualmente o ensino de Filosofia, especificamente, a partir das contribuições filosóficas do filósofo Alejandro Cerletti, em sua obra O ensino de Filosofia como um problema filosófico (2009), buscando compreender a Transposição Didática no ensino de Filosofia como processo de ensino que possibilita a construção de saberes e de práticas filosóficas associadas a tarefa do ensinar e aprender Filosofia. Igualmente, nos dedicamos a elaboração da intervenção didática por meio da utilização de Sequências Didáticas como proposta de atividade filosófica e metodologicamente criativa em que se contemplam os sujeitos pedagógicos (professores e estudantes) das aulas de Filosofia nas três séries do Ensino Médio. Com isso, quisemos, pois, desnaturalizar a concepção de ensino de Filosofia pautada na reprodução ou assimilação de conhecimentos. Desse modo, indicamos como os elementos compreensivos oriundos da reflexão de ambos os autores podem ser aplicados nos desdobramentos teóricos e práticos do ensino de Filosofia no Ensino Médio, em vista de uma <educação filosófica do campo= que priorize a atitude filosófica em sala de aula. Pensamos que a Transposição Didática no Ensino de Filosofia pode viabilizar o processo de ensino e de aprendizagem filosófica dos sujeitos pedagógicos envolvidos na e com a aula de Filosofia, de modo a contribuir para o fortalecimento e melhoria desta disciplina no Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia.pt_BR
dc.titleDiscussões e apropriações filosóficas e metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de filosofia no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2022-03-10-
dc.description.abstractThis dissertation has discussed and appropriated the concept of Didactic Transposition from the French thinker Yves Chevallard in his work La transposición didáctica: del Saber Sabio al Saber Enseñado (2005), in which it sought to understand this concept within the scope of the Philosophy curricular component in high school classes, indicating its epistemological and didactic contributions in the teaching of Philosophy. From this, we elaborated a pedagogical intervention proposal. Our discussion started from the analysis of the concept of Didactic Transposition, through which we sought to establish the existing relations with the ideas of some authors who currently discuss the teaching of Philosophy, specifically from the philosophical contributions of the philosopher Alejandro Cerletti in his work The Teaching of Philosophy as a Philosophical Problem (2009), seeking to understand Didactic Transposition in the teaching of Philosophy as a teaching process that allows the construction of knowledge and philosophical practices associated with the task of teaching and learning Philosophy. Likewise, we dedicated ourselves to the elaboration of a didactic intervention through the use of Didactic Sequences as a proposal for a philosophical and methodologically creative activity in which the pedagogical subjects (teachers and students) are contemplated in Philosophy classes at the three high school grades. Thus, we intended to denaturalize the concept of teaching Philosophy based on the reproduction or assimilation of knowledge. We also indicated how the understandable elements from both authors9 reflections can be applied in the theoretical and practical developments of teaching Philosophy in high school, in view of a <rural philosophical education= to prioritize the philosophical attitude in the classroom. We think that Didactic Transposition in Philosophy teaching can enable the process of teaching and philosophical learning of pedagogical subjects involved in and with the Philosophy class, so as to contribute to the strengthening and improvement of this discipline in high school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41478-
dc.date.accessioned2025-04-04T11:44:04Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.available2025-04-04T11:44:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectEnsino de filosofia - ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPhilosophy – study and teachingpt_BR
dc.subjectDidactic transpositionpt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectTeaching philosophy – high schoolpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Ronildo Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscussions and philosophical and methodological appropriations of the concept of didactic transposition for the teaching of philosophy in secondary education.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Ronildo Alves de. Discussões e apropriações filosóficas e metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de filosofia no ensino médio. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RONILDO ALVES DE BRITO - DISSERTAÇÃO (PROF-FILO) 2022.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.