Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41236
Title: | Fotografia, modernidade e infância nas páginas da Revista Paraibana Era Nova (1921-1926) |
Other Titles: | Photography, modernity and childhood in the pages of Revista Paraibana New Era (1921-1926) |
???metadata.dc.creator???: | QUEIROZ, Marília Cristina de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOBRINHO NETO, Joachin de Melo Azevedo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CABRAL FILHO, Severino. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CIPRIANO, Maria do Socorro. |
Keywords: | Abandono;Higienistas;Infância;Modernização;Fotografia;Abandonment;Hygienism;Infancy;Modernization;Photography |
Issue Date: | 28-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | QUEIROZ, Marília Cristina de. Fotografia, modernidade e infância nas páginas da Revista Paraibana Era Nova (1921-1926). 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Essa dissertação teve por objetivo analisar os registros fotográficos conscientes que os mesmos fornecem informações genuínas e importantes sobre os sujeitos e o mundo vivido quando consideradas fontes históricas. Partindo dessa premissa, buscamos investigar fotografias que retrataram a infância de crianças pertencentes às elites sociais e as crianças pobres, abandonadas e órfãs paraibanas, publicadas no periódico Era Nova entre 1921 e 1926, constatamos que essas imagens da infância da elite buscaram reforçar o ideário eugenista e higienista difundido durante o processo de consolidação da Primeira República por amplos setores da mídia brasileira, enquanto as fotografias referentes à Infância Desvalida busca apresentar uma sociedade preocupada com o desenvolvimento das crianças, uma Parahyba estruturada na benevolência e na caridade, essas imagens se constituíam como uma espécie de enaltecimento da classe da elite e do Estado. Tudo estava organizado nas páginas da Era Nova para apresentar ao público e guardar para a posterioridade uma Imagem de uma Parahyba do Norte moderna que dia após dia se modificava de acordo com o processo de modernização e urbanização, processo esse que teve como um dos grandes alvos as crianças, imbricadas de significações e representações essas modificações tiveram como grande intuito contribuir para o pleno desenvolvimento desses petyzes sejam eles ricos ou pobres, brancos ou negros, a cidade buscou cuidar e abrigar a Infância. Essa pesquisa historiográfica se ancorou nas tramas da História Cultural e nos Estudos das Sociedades com a metodologia da análise das fotografias pelo prisma de Barthes e Ana Mauad através de dispositivos do filtro cultural e das intencionalidades, na compreensão para a construção da infância ideal teceremos um diálogo com Jurandir Freire e o conceito de higienismo e eugenismo. Na criança já se esboça o homem e a mulher do amanhã, do futuro e pelo o que ela é hoje já se advinha o que será a sociedade futura, por isso a infância passa a ser alvo dos grandes debates das autoridades e dos intelectuais do século XX, se não cuidada e disciplinada a sociedade futura estaria reservada ao fracasso. |
Abstract: | This dissertation aimed to analyze the conscious photographic records that they provide genuine and important information about the subjects and the lived world when considered historical sources. Based on this premise, we sought to investigate photographs that portrayed the childhood of children belonging to the social elites and poor, abandoned and orphaned children from Parahyba, published in the periodical Era Nova between 1921 and 1926, we found that these images of the childhood of the elite sought to reinforce the eugenicist ideology and hygienist widespread during the process of consolidation of the First Republic by broad sectors of the Brazilian media, while the photographs referring to Infância Desvalida seek to present a society concerned with the development of children, a Parahyba structured on benevolence and charity, these images were constituted as a kind of exaltation of the elite class and the State. Everything was organized on the pages of Era Nova to present to the public and keep for later an Image of a modern Parahyba do Norte that day after day was modified according to the process of modernization and urbanization, a process that had as one of the main targets the children, intertwined with meanings and representations, these modifications had the great intention of contributing to the full development of these petyzes whether they are rich or poor, white or black, the city sought to care for and shelter Childhood. This historiographical research was anchored in the plots of Cultural History and in the Studies of Societies with the methodology of the analysis of photographs through the prism of Barthes and Ana Mauad through devices of the cultural filter and intentionalities, in the understanding for the construction of the ideal childhood we will weave a dialogue with Jurandir Freire and the concept of hygienism and eugenics. In the child, the man and woman of tomorrow, of the future, are already outlined, and by what he is today, it is already guessed what the future society will be, that is why childhood becomes the target of the great debates of the authorities and intellectuals of the 21st century. xx, if not cared for and disciplined, the future society would be reserved for failure. |
Keywords: | Abandono Higienistas Infância Modernização Fotografia Abandonment Hygienism Infancy Modernization Photography |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41236 |
Appears in Collections: | Mestrado em História - PPGH UFCG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARÍLIA CRISTINA DE QUEIROZ - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2023.pdf | 3.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.