Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41117
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FREIRE, J. D. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4009015247832719 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | WANDERLEY, Naelza de Araújo. | - |
dc.contributor.advisor1ID | WANDERLEY, N. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MILREU, Isis. | - |
dc.contributor.referee2 | FARIAS, Alyere Silva. | - |
dc.description.resumo | Propomos em nossa pesquisa uma abordagem literária orientada a partir de poemas de três mulheres negras brasileiras, a saber, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis. Dentre a seleção dos textos poéticos das referidas autoras, destacamos "Carolina Maria de Jesus" e "Maria Firmina dos Reis", integrados na obra Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis (2020), da escritora cearense Jarid Arraes. Em seguida, foram selecionados dois poemas de Maria Firmina dos Reis, "Uns olhos" e "Meu desejo", inseridos em Cantos à beira mar (2018). Por fim, foi dada ênfase a dois poemas de Carolina Maria de Jesus, "Lua-de-mel" e "Súplica de poetisa", ambos incluídos na obra Clíris: poemas recolhidos (2019). Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar, no âmbito de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública no município de Catolé do Rocha - PB, a recepção de alunos da 2ª série do Ensino Médio aos poemas em destaque. Para a realização deste estudo, traçamos como objetivos específicos: 1) averiguar como o texto literário costuma ser explorado pelo professor titular nas práticas de leitura com a turma da 2ª série B da Escola Cidadã Integral e Técnica Obdúlia Dantas; 2) identificar as possíveis contribuições de poemas escritos por três mulheres negras à formação literária e social de leitores críticos e participativos; 3) investigar como os discentes recepcionam os cordéis que narram a história de vida das escritoras negras evidenciadas na pesquisa e 4) verificar as diferentes percepções apresentadas pelos alunos, acerca das visões sobre o amor a partir de poemas que trazem este tema. Assim, a nossa pesquisa busca compreender como a apreciação da obra poética das escritoras negras em destaque pode contribuir para a formação leitora literária de estudantes do ensino médio no alto sertão paraibano, a partir do mapeamento da recepção dos alunos aos poemas selecionados para leitura. As autoras escolhidas para serem contempladas durante a pesquisa justificam-se por se tratar de escritoras negras que possuem obras marcantes dentro da literatura, cuja produção poética é pouco visível nos espaços acadêmicos e na educação básica (Pinheiro, 2018). Partindo desse pressuposto, o recorte teórico desta pesquisa se concretiza com base nas contribuições de autores que levam em conta o papel ativo do leitor para a construção de sentidos do texto como propõe Jauss (1994), Bordini e Aguiar (1988) e Rosenblatt (2002). A respeito da abordagem literária e analítica dos poemas e cordéis, ancoramo-nos em pressupostos teóricos de Pinheiro (2018), Marinho e Pinheiro (2012) e Nogueira (2021). Diante do exposto, com vistas a cumprir os objetivos propostos e tentar responder à questão de pesquisa explicitada, lançaremos mão da pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa-ação, a partir da abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados, destacamos o uso dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista semiestruturada e diários de leitura. Mediante os resultados obtidos na pesquisa, constatamos que o poema ainda é um gênero pouco citado na ordem de preferências desses alunos, de modo que, somado a essa ausência, também está o pouco convívio dos alunos com textos de autoria feminina negra. Acreditamos que a convivência com esse tipo de texto, quando planejado, pode contribuir na formação humana e literária dos alunos, na medida em que oportuniza os/as estudantes apreciarem a produção poética de escritoras que contribuem para a formação de nossa literatura. Portanto, esperamos que as reflexões aqui suscitadas não sejam apenas um catalisador para o cumprimento da Lei nº 10.639/003, mas contribua para formar leitores de uma literatura de autoria negra, oportunizando os estudantes a se sentirem representados nos textos literários. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.title | Vozes de poetas negras em aulas de literatura: com a palavra, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
dc.description.abstract | In our research, we propose a literary approach based on poems by three black Brazilian women, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus and Maria Firmina dos Reis. Among the selection of poetic texts by the aforementioned authors, we highlight "Carolina Maria de Jesus"and "Maria Firmina dos Reis", included in the work Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis (2020), by writer Jarid Arraes from Ceará. Next, we selected two poems by Maria Firmina dos Reis, "Uns olhos" and "Meu desejo", from Cantos à beira mar (2018). Finally, emphasis was placed on two poems by Carolina Maria de Jesus, "Lua-de-mel" and "Súplica de poetisa", both included in Clíris: poemas recolhidos (2019). The general aim of this research is therefore to analyze, in the context of a pedagogical intervention carried out in a public school in the municipality of Catolé do Rocha - PB, the reception of 2nd grade high school students to the poems in question. In order to carry out this study, we set ourselves the following specific objectives: 1) to find out how the literary text is usually explored by the head teacher in reading practices with the 2nd grade B class at the Obdúlia Dantas Comprehensive and Technical Citizen School; 2) to identify the possible contributions of poems written by three black women to the literary and social formation of critical and participatory readers; 3) to investigate how the students receive the cordéis that tell the life story of the black women writers featured in the research and 4) to verify the different perceptions presented by the students about the visions of love based on poems that deal with this theme. Thus, our research seeks to understand how the appreciation of the poetic work of the black women writers highlighted can contribute to the literary reading education of high school students in the hinterlands of Paraíba, based on mapping the students' reception of the poems selected for reading. The authors chosen to be covered during the research are justified by the fact that they are black writers who have outstanding works of literature, whose poetic production is barely visible in academic spaces and in basic education (Pinheiro, 2018). Based on this assumption, the theoretical framework of this research is based on the contributions of authors who take into account the active role of the reader in the construction of meanings in the text, as proposed by Jauss (1994), Bordini and Aguiar (1988) and Rosenblatt (2002). With regard to the literary and analytical approach to poems and cordéis, we draw on the theoretical assumptions of Pinheiro (2018), Marinho and Pinheiro (2012) and Nogueira (2021). Given the above, in order to fulfill the proposed objectives and try to answer the research question explained, we will use bibliographical research and action research, based on a qualitative-quantitative approach. To collect the data, we used the following instruments: questionnaire, semi-structured interview and reading diaries. Based on the results obtained in the research, we found that the poem is still a genre that is rarely mentioned in the order of preference of these students, so that, in addition to this absence, there is also the students' lack of contact with texts written by black women. We believe that interaction with this type of text, when planned, can contribute to students' human and literary development, as it gives them the opportunity to appreciate the poetic production of writers who have contributed to the formation of our literature. Therefore, we hope that the reflections raised here will not only be a catalyst for compliance with Law No. 10.639/003, but will contribute to forming readers of black literature, giving students the opportunity to feel represented in literary texts. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41117 | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T18:29:42Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17 | - |
dc.date.available | 2025-03-17T18:29:42Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura na educação básica | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Escritoras negras brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Poemas | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.subject | Teaching literature in basic education | pt_BR |
dc.subject | Reader education | pt_BR |
dc.subject | Black brazilian writers | pt_BR |
dc.subject | Poems | pt_BR |
dc.subject | Reception | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FREIRE, Jordânia Dantas. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Voices of black poets in literature classes: with the floor, Jarid Arraes, Carolina Maria de Jesus and Maria Firmina dos Reis | pt_BR |
dc.identifier.citation | FREIRE, Jordânia Dantas.. Mulheres indígenas nos romances de Ana Luísa de Azevedo Castro e Clorinda Matto de Turner: diálogos entre crítica literária e formação de leitores. 2024. 197 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Linguagem e Ensino. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JORDÂNIA DANTAS FREIRE - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2024.pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.