Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40987
Title: Além da ciência: a arte de pintar com terra para inclusão de pessoas com deficiência visual em conteúdos de solo.
Other Titles: Beyond science: the art of painting with soil for the inclusion of people with visual impairments in soil content.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.
CAMPOS, Thalyta Isis Lira.
SILVA, Wandercleyson da.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Keywords: Educação especial;Educação em solos;Tinta de solo;Inclusão social;Redução de desigualdades;Geotinta;Deficientes visuais;Special Education;Soil Education;Soil Paint;Social Inclusion;Reducing Inequalities;Geopaint;Visually Impaired
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas; CAMPOS, Thalyta Isis Lira; SILVA, Wandercleyson da; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Além da ciência: a arte de pintar com terra para inclusão de pessoas com deficiência visual em conteúdos de solo. Revista de Estudios y Experiencias en Educacíon REXE. outubro de 2024. ISSN: 0718-5162. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40987
???metadata.dc.description.resumo???: A diversidade de cores do solo pode ser um importante aliado para divulgar seu conhecimento junto a diferentes públicos, contribuindo para a compreensão de sua relevância como recurso vital que sustenta a vida no planeta. No Ensino Básico, o conteúdo sobre o solo ainda é fragmentado e descontextualizado. Considerando a educação de pessoas com deficiência visual, esse conteúdo é ainda mais limitado devido à falta de estratégias pedagógicas que aproximem esse público do tema. Este estudo teve como objetivo introduzir conceitos sobre o solo a pessoas com deficiência visual por meio de atividades de pintura com tinta de solo. Realizado no Instituto Hélio Góes em Fortaleza-CE, Brasil. Participaram da pesquisa alunos com cegueira e baixa visão. Para a condução do trabalho, foram aplicados questionários antes e depois da atividade e diálogos sobre o solo mediados por ferramentas táteis e produzidas tinta de solo e pinturas. Observou-se que os alunos tinham pouco contato com o conteúdo do solo na escola (57,1%), relacionavam o solo com atividades agrícolas ou de construção (71,4%) e desconheciam a tinta de solo (71,4%). Durante a prática, os alunos puderam perceber as diferentes texturas dos solos, demonstrando interesse na atividade, realizando posteriormente um evento escolar sobre solos com a exposição de suas pinturas. A metodologia de pintura com tinta terra promoveu uma maior percepção do solo, facilitando a compreensão de algumas características, importância e funções. A experiência bem sucedida destaca a importância de práticas inclusivas nas escolas para envolver pessoas com deficiência visual na educação sobre solos.
Abstract: he diversity of soil colors can be an important ally in the dissemination of knowledge to diferent audiences, contributing to the understanding of its relevance as a vital resource that sustains life on the planet. In Primary Education, the content on soil is still fragmented and decontextualized. Considering the education of visually impaired people, this content is even more limited due to the lack of pedagogical strategies that bring this audience closer to the topic. his study aimed to introduce concepts about soil to people with visual impairment through painting activities with soil paint. Conducted at the Hélio Góes Institute in Fortaleza-CE, Brazil, the research involved students with blindness and low vision. Questionnaires were administered before and after the activity, and loor dialogs were mediated by tactile tools; loor painting was produced and paintings were created. It was observed that students had little contact with soil content in school (57.1%), associated soil with agricultural or construction activities (71.4%), and were unfamiliar with soil painting (71.4%). During the practice, students were able to perceive the diferent textures of soils, showing interest in the activity, and subsequently organized a school event on soils with the exhibition of their paintings. he soil painting methodology promoted a greater perception of the soil, facilitating the understanding of some characteristics, importance and functions. Successful experience highlights the importance of inclusive practices in schools to involve people with visual impairment in soil education.
Keywords: Educação especial
Educação em solos
Tinta de solo
Inclusão social
Redução de desigualdades
Geotinta
Deficientes visuais
Special Education
Soil Education
Soil Paint
Social Inclusion
Reducing Inequalities
Geopaint
Visually Impaired
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Agrárias.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40987
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALÉM DA CIÊNCIA - ARTIGO CIENTÍFICO CDSA 2024.pdfAlém da ciência: a arte de pintar com terra para inclusão de pessoas com deficiência visual em conteúdos de solo. - Artigo Científico CDSA 2024435.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.