Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40962
Title: | Educação filosófica no ensino médio: A construção do pensamento conceitual no ensino de filosofia no ensino médio. |
Other Titles: | Philosophical education in high school: The construction of conceptual thinking in the teaching of philosophy in high school. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Sérgio da Costa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CARVALHO, Flávio José de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RODRIGUES , Valter Ferreira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | RONDON , Roberto. |
Keywords: | Filosofia – estudo e ensino;Educação filosófica;Ensino médio – ensino de filosofia – pensamento conceitual;Philosophy – study and teaching;Philosophical education;Secondary education – teaching philosophy – conceptual thinking |
Issue Date: | 19-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Sérgio da Costa. Educação filosófica no ensino médio: A construção do pensamento conceitual no ensino de filosofia no ensino médio. 2025. 234 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação versa sobre a Educação Filosófica no Ensino Médio e o processo de construção do pensamento conceitual pelos/as estudantes. A Filosofia é uma forma de pensamento que cria conceito, o que a distingue das outras formas de ideação, como a Ciência e a Arte. Durante essa investigação filosófica, buscou-se equacionar o problema levantado durante as aulas de Filosofia acerca de “como construir pensamento conceitual com os/as estudantes do Ensino Médio?” A pesquisa partiu da hipótese de que o ensino de Filosofia poderia levar os/as estudantes do Ensino Médio a uma experiência do pensamento conceitual. E, desse modo, pudessem, de maneira autônoma, problematizar, investigar, recriar e, quiçá, criar conceitos como formas racionais de ordenamento da realidade. O referencial teórico que fundamenta essa investigação é a concepção filosófica de Gilles Deleuze e Felix Guattari na obra “O que é a filosofia?”; e as demais obras de Deleuze como: “Diferença e Repetição”, “Mil Platôs”, “Proust e os Signos” e “Lógica e Sentido”. Deslocando os conceitos da filosofia deleuziana para o campo da educação, dialogou-se com Sílvio Gallo nas obras “Deleuze e a Educação” e a “Metodologia do ensino de filosofia”; como, também, outros/as filósofos/as que pensam o ensino da Filosofia no Ensino Médio. A partir da pesquisa bibliográfica, foi construído uma proposta de intervenção filosófica-pedagógica apoiada nas quatro etapas didáticas apresentadas por Gallo na obra “Metodologia do ensino de Filosofia” com a inclusão da quinta etapa como o momento da exposição da recriação conceitual pelos/as estudantes da segunda série do Ensino Médio ao final da aplicação da “Sequência da Didática” durante as aulas de Filosofia. Desse modo, procurou-se criar um espaço-tempo favorável em que, a partir das ações didáticas elaboradas pelo professor-investigador, os/as estudantes experimentassem pensar de forma autônoma, crítica, problematizadora e criadora durante as aulas de Filosofia. |
Abstract: | This dissertation explores the role of Philosophy Education in high schools and the process by which students develop conceptual thinking. Philosophy is a form of thought that generates concepts, distinguishing it from other cognitive processes, such as those found in Science and Art. In this philosophical investigation, the central question addressed is: How can conceptual thinking be cultivated in High School students? The research is grounded in the hypothesis that teaching Philosophy can guide High School students toward experiencing conceptual thinking. In doing so, students can autonomously problematize, investigate, reinterpret, and potentially create concepts as rational means of organizing reality.The theoretical framework underlying this study is rooted in the philosophical conceptions of Gilles Deleuze and Félix Guattari, particularly as presented in their work What is Philosophy?, along with Deleuze's other significant works, including Difference and Repetition, A Thousand Plateaus, Proust and Signs, and Logic of Sense. By applying the concepts of Deleuzian philosophy to the educational domain, this dissertation draws on Sílvio Gallo’s analyses in Deleuze and Education and Methodology of Teaching Philosophy, as well as other scholars who examine Philosophy teaching in high schools. Through bibliographic research, a philosophical-pedagogical intervention proposal was developed, informed by the four didactic stages outlined by Gallo in Methodology of Teaching Philosophy, with the addition of a fifth stage for the presentation of conceptual recreation by second-year high school students at the conclusion of the application of the Didactic Sequence in Philosophy classes. In this manner, the objective was to create a conducive space-time in which, through the didactic actions undertaken by the teacher researcher, students could engage in autonomous, critical, problematizing, and creative thinking during Philosophy classes. |
Keywords: | Filosofia – estudo e ensino Educação filosófica Ensino médio – ensino de filosofia – pensamento conceitual Philosophy – study and teaching Philosophical education Secondary education – teaching philosophy – conceptual thinking |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Filosofia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40962 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SÉRGIO DA COSTA SANTOS - DISSERTAÇÃO (PROF-FILO) 2024.pdf | 6.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.