Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40763
Title: Usabilidade e experiência do usuário em softwares de edição de vídeo: um estudo comparativo entre Runway e Adobe After effects.
Other Titles: Usability and user experience in video editing software: a comparative study between Runway and Adobe After effects.
???metadata.dc.creator???: PEIXOTO, Gustavo André Falcão.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROSA, José Guilherme da Silva Santa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ACIOLY, Angélica de Souza Galdino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MERINO, Eugenio Andrés Díaz.
Keywords: Avaliação de interface;Edição de vídeos;Interação humano-computador;Usabilidade;Interface evaluation;Video editing;User experience;Human-computer interaction;Usability;Experiência do usuário
Issue Date: 13-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEIXOTO, Gustavo André Falcão. Usabilidade e experiência do usuário em softwares de edição de vídeo: um estudo comparativo entre Runway e Adobe After effects. 2025. 341 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta um estudo sobre a avaliação da Experiência do Usuário na interação com a plataforma de edição de vídeos Runway que faz uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA). A avaliação foi conduzida de maneira comparativa com um software similar, a saber, o Adobe After Effects, com vistas à sugestão de recomendações de melhorias na plataforma Runway, a partir dos seguintes instrumentos e técnicas: Teste de Usabilidade, Questionário de Experiência do Usuários (QEU) e Grupo Focal. A pesquisa também envolveu uma amostra de 14 usuários com conhecimento prévio sobre edição de vídeos. Inicialmente, realizou-se o Teste de Usabilidade de maneira individual, a fim de promover a interação com o software mediante a execução de cinco tarefas de baixa complexidade. Após o teste, seguiu-se imediatamente para a administração do Questionário de Experiência do Usuários (QEU) com cada participante. Por fim, posteriormente, aplicou-se a técnica de Grupo Focal no intuito de obter feedback sobre a qualidade da interação sob o viés da Experiência do Usuário. Os resultados indicam que, embora prevaleça uma avaliação positiva sobre o Runway, em comparação com o Adobe After Effects, a plataforma apresentou uma curva de aprendizado mais acentuada com maior número de erros cometidos no início da interação e problemas de Usabilidade quanto à interface que incluem o registro de 30 erros cometidos e necessidade frequente de consultas à ajuda, além de registros de tempos de execução superiores a 500 segundos na primeira tarefa do Teste de Usabilidade, indicando dificuldades e desafios a serem superados na interação com o Runway – especialmente na criação de projetos, importação de arquivos e navegação entre as telas da interface. Logo, conclui-se que a plataforma Runway requer intervenções envolvendo questões de revisão completa do layout, otimização da navegação no software e melhorias na responsividade da interface, além de aspectos relativos ao armazenamento e processamento de arquivos, no intuito de proporcionar uma Experiência do Usuário mais simplificada, eficiente e acessível para usuários mais ou menos experientes.
Abstract: This paper presents a study on the evaluation of the User Experience in the interaction with the Runway video editing platform that uses tools based on Artificial Intelligence (AI). The evaluation was conducted in a comparative manner with a similar software, namely, Adobe After Effects, with a view to suggesting recommendations for improvements in the Runway platform, based on the following instruments and techniques: Usability Test, User Experience Questionnaire (UEQ) and Focus Group. The research also involved a sample of fourteen users with prior knowledge about video editing. Initially, the Usability Test was conducted individually, to promote interaction with the software through the execution of five low-complexity tasks. After the test, the User Experience Questionnaire (UEQ) was immediately administered to each participant. Finally, the Focus Group technique was applied in order to obtain feedback on the quality of the interaction from the perspective of the User Experience. The results indicate that, although Runway was positively evaluated compared to Adobe After Effects, the platform presented a steeper learning curve with a greater number of errors made at the beginning of the interaction and usability problems regarding the interface, including the recording of 30 errors made and the frequent need to consult the help desk, in addition to execution times exceeding 500 seconds in the first task of the usability test, indicating difficulties and challenges to be overcome in the interaction with Runway – especially in the creation of projects, importing files and navigation between the interface screens. Therefore, it is concluded that the Runway platform requires interventions involving issues of complete review of the layout, optimization of navigation in the software and improvements in the responsiveness of the interface, in addition to aspects related to file storage and processing, in order to provide a more simplified, efficient and accessible User Experience for more or less experienced users.
Keywords: Avaliação de interface
Edição de vídeos
Interação humano-computador
Usabilidade
Interface evaluation
Video editing
User experience
Human-computer interaction
Usability
Experiência do usuário
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40763
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO ANDRÉ FALCÃO PEIXOTO - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2024.pdf10.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.