Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40665
Title: Reciclando história, remodelando metodologias: o ensino de história no âmbito da escola pública Dom Moisés Coelho.
Other Titles: Recycling history, remodeling methodologies: teaching history in the Dom Moisés Coelho public school.
???metadata.dc.creator???: AQUINO, Jefferson Fernandes de.
Keywords: Ensino de História;Metodologias ensino;Escola Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PB;Projeto Reciclagem Histórica;Ensino Fundamental II;Teaching History;Teaching methodologies;Dom Moisés Coelho School - Cajazeiras - PB;Historical Recycling Project;Elementary School II
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AQUINO, Jefferson Fernandes de. Reciclando história, remodelando metodologias: o ensino de história no âmbito da escola pública Dom Moisés Coelho. In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 06: Discursos e práticas educacionais. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40665
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo em questão apresenta uma análise do ensino de História a partir da troca de experiências e vivências em sala de aula, em especial no âmbito da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Moisés Coelho, apresentando como resultado o Projeto “Reciclagem Histórica”, aplicado em turmas de 6º a 8 º anos do Ensino Fundamental II. O projeto em questão trabalha os conteúdos pré-estabelecidos no currículo de História e nos livros didáticos de uma forma mais dinâmica, a fim de apurar o censo crítico do alunado e estimular a produção historiográfica. Isto acontece em dois momentos cruciais e que garantem o resultado esperado no planejamento das aulas: o primeiro momento é a exposição do conteúdo em sala de aula, a fim de que o aluno tenha a capacidade, no ato da produção, de discernir corretamente o assunto trabalhado naquela aula; o segundo momento é o da confecção de materiais pedagógicos ou produção textual, onde o discente é colocado na posição de expor a sua opinião e apresentar o que aprendeu e identificar o que ele apresenta ainda de dificuldade. Aqui, além de esclarecer as metodologias utilizadas no entorno do projeto, apresentaremos alguns resultados, a fim de provocar uma discussão no tocante ao ensino de História e as novas dificuldades apresentadas na sala de aula.
Keywords: Ensino de História
Metodologias ensino
Escola Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PB
Projeto Reciclagem Histórica
Ensino Fundamental II
Teaching History
Teaching methodologies
Dom Moisés Coelho School - Cajazeiras - PB
Historical Recycling Project
Elementary School II
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40665
Appears in Collections:SC 06 - Discursos e Práticas Educacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON FERNANDES DE AQUINO - VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC06 CFP 2014.pdfJefferson Fernandes de Aquino. - VI Semana Nacional de História SC06 CFP 2014799.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.