Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, C. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9060067033529545pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Helder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee2LOUREIRO, Maria Dulcinéa da Silva.-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo principal desenvolver um trabalho de educação literária antirracista junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental com a poesia da autora indígena Márcia Kambeba. Buscou-se evidenciar a relevância da poesia indígena na resistência dos povos originários em relação à luta contra o racismo. A pesquisa lançou mão de poemas de várias obra de Kambeba, como, Saberes da Floresta e O Lugar do Saber Ancestral, etc. Como recortes teóricos que orientaram nossa investigação, destacamos: No campo das reflexões sobre a literatura indígena: Almeida (2009), Cagnet (2015), Dorrico (2021), Graúna (2013), Munduruku (2010 /2017), Potiguara (2019), Thiel (2012). No campo metodológico lançamos mão do método recepcional amparados por Bordini & Aguiar (1988) e performático em Oliveira (2018), também da concepção de conversas literárias em Bajour (2012), Pinheiro (2018) e Rosemblat (2002) que contribuem com a reflexão relativa a uma abordagem interativa com o texto literário. A experiência de leitura da poesia indígena em sala de aula favoreceu uma mudança na visão dos alunos sobre os povos originários. Houve um reconhecimento de percepções preconceituosas que circulam, bem como um maior interesse pelas diversas manifestações culturais dos indígenas brasileiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensino.pt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleVivências com a poesia de Márcia Kambeba na sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2024-08-26-
dc.description.abstractThis dissertation's main objective is to develop anti-racist literary education work with 9th year elementary school students with the poetry of indigenous author Márcia Kambeba. We sought to highlight the relevance of indigenous poetry in the resistance of original peoples in relation to the fight against racism. The research used poems from several works by Kambeba, such as Saberes da Floresta and O Lugar do Saber Ancestral, etc. As theoretical excerpts that guided our investigation, we highlight: In the field of reflections on indigenous literature: Almeida (2009), Cagnet (2015), Dorrico (2021), Graúna (2013), Munduruku (2010 /2017), Potiguara (2019), Thiel (2012). In the methodological field, we make use of the reception method supported by Bordini & Aguiar (1988) and performative in Oliveira (2018), also the conception of literary conversations in Bajour (2012), Pinheiro (2018) and Rosemblat (2002) that contribute to the reflection relating to an interactive approach to the literary text. The experience of reading indigenous poetry in the classroom favored a change in the students' view of indigenous peoples. There was a recognition of prejudiced perceptions that circulate, as well as a greater interest in the diverse cultural manifestations of Brazilian indigenous people.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40613-
dc.date.accessioned2025-02-21T11:10:47Z-
dc.date.available2025-02-21-
dc.date.available2025-02-21T11:10:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPoesia indígenapt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura antirracista - sala de aulapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectKambeba, Márcia Waynapt_BR
dc.subjectIndigenous poetrypt_BR
dc.subjectBrazilian poetrypt_BR
dc.subjectAnti-racist literature – classroompt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Catharie Brandão de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperiences with Márcia Kambeba’s poetry in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Catharie Brandão de. Vivências com a poesia de Márcia Kambeba na sala de aula. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATHARIE BRANDÃO DE SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2024.pdf4.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.