Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo é resultado de nossa experiência na docência compartilhada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, realizado na Escola Dom Moisés Coêlho, no qual subprojeto de História. Para tal estudo de caso, abordamos as aulas de Renascimento e Humanismo nas turmas de 7º ano “C” e “D”, estas se pautaram em discussões acerca das visões dos alunos sobre o conceito de beleza. Sendo assim, fizemos uso de charges, revistas e pinturas de épocas diferentes, na qual os alunos pudessem problematizar o conceito de beleza. Que cada sociedade e temporalidade histórica possuía um determinado conceito. Além disso, problematizamos o modelo padrão de arte e beleza renascentista, utilizando para tal, discussões sobre o auto retrato e fotografia. Assim, os olhares foram ampliados para tal conceito, no qual os alunos identificaram que a beleza envolve questões que vão além da estética. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.title | Docência compartilhada: refletindo as múltiplas visões acerca da beleza a partir do uso de imagens renascentistas (charges, revistas, fotografias e pinturas). | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40607 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T22:07:09Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20 | - |
dc.date.available | 2025-02-20T22:07:09Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Docência compartilhada | pt_BR |
dc.subject | Beleza - Renascimento | pt_BR |
dc.subject | Imagens renascentistas | pt_BR |
dc.subject | Escola Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.subject | PIBID - História - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Renascimento e Humanismo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Shared teaching | pt_BR |
dc.subject | Beauty - Renaissance | pt_BR |
dc.subject | Renaissance images | pt_BR |
dc.subject | Dom Moisés Coelho School - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.subject | PIBID - History - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Renaissance and Humanism | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Risoneide Silva de. | - |
dc.creator | SOUSA, Maiza Ribeiro de. | - |
dc.creator | SANTANA, Rosemere Olímpio de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Shared teaching: reflecting on multiple views on beauty through the use of Renaissance images (cartoons, magazines, photographs and paintings). | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Risoneide Silva de; SOUSA, Maiza Ribeiro de; SANTANA, Rosemere Olímpio de. Docência compartilhada: refletindo as múltiplas visões acerca da beleza a partir do uso de imagens renascentistas (charges, revistas, fotografias e pinturas). In: VII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - MEMÓRIAS E NARRATIVAS CULTURAIS. 7., 2015, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2016. ST 09: Imagem e História. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40607 | pt_BR |
Appears in Collections: | SC 09 - Imagem e História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOCÊNCIA COMPARTILHADA - REFLETINDO AS MULTIPLAS VISÕES... - VII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC9 CFP 2015.pdf | Docência compartilhada: refletindo as múltiplas visões acerca da beleza a partir do uso de imagens renascentistas (charges, revistas, fotografias e pinturas). - VII Semana Nacional de História SC9 CFP 2015 | 242.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.