Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40596
Title: | A imagem do negro no livro didático de história como fonte histórica. |
Other Titles: | The image of black people in history textbooks as a historical source. |
???metadata.dc.creator???: | SILVEIRA NETO, João Felix da. MELO, Roberta Araujo. SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. |
Keywords: | Livro didático de História;Negro - livro didático;Imagem do negro - livro didático;Representação de negros - livros didáticos de história;Fonte histórica - livro didático;History Textbook;Black - textbook;Image of black people - textbook;Representation of black people - history textbooks;Historical source - textbook |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVEIRA NETO, João Felix da; MELO, Roberta Araujo; SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. A imagem do negro no livro didático de história como fonte histórica. In: VII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - MEMÓRIAS E NARRATIVAS CULTURAIS. 7., 2015, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2016. SC 09: Imagem e História. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40596 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Escola dos Annales revolucionou a historiografia ao propor a utilização de novas fontes para a pesquisa histórica. Dentre essas fontes destacamos as imagens, que na contemporaneidade têm adquirido uma importância significativa. Os livros didáticos de História têm utilizado amplamente o recurso imagético, trazendo em suas páginas imagens que representam os mais variados temas e períodos históricos, entendendo que elas contribuem para a compreensão do assunto abordado. Porém, em muitos casos, as imagens apresentadas pelos livros didáticos de História não recebem o tratamento que lhes é conferido pela historiografia. Tais imagens na maioria das vezes não são tratadas como fontes históricas, passíveis de investigações e análises críticas, mas simplesmente como ilustrações que comprovariam o texto escrito. Nesse sentido, discutiremos como as imagens de pessoas negras são apresentadas nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, analisando outras formas possíveis de apropriação desse material. |
Keywords: | Livro didático de História Negro - livro didático Imagem do negro - livro didático Representação de negros - livros didáticos de história Fonte histórica - livro didático History Textbook Black - textbook Image of black people - textbook Representation of black people - history textbooks Historical source - textbook |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40596 |
Appears in Collections: | SC 09 - Imagem e História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMAGEM DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO FONTE HISTÓRICA... - VII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC9 CFP 2015.pdf | A IMAGEM DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO FONTE HISTÓRICA - VII Semana Nacional de História SC9 CFP 2015 | 294.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.