Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo refletir sobre as práticas experiência das na disciplina “História e Artes”, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Wilson Gonçalves (Crato-CE). A disciplina surge dentro da proposta de disciplinas eletivas elaboradas para o novo currículo de ensino da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Assim, refletiremos como a proposta de disciplinas eletivas pode ir de encontro às ideias anarquistas contemporâneas sobre educação (WOODCOCK, 1981), (AUGUSTO e PASSETI, 2008). Com isso, o elemento que liga as disciplinas eletivas aos anarquismos é a capacidade da relação ensino-aprendizagem ser realizada fora das salas de aula e também da escola, causando assim um desvio geográfico do ensino, como também uma abolição dos métodos avaliativos que, nessas disciplinas, se efetuam de forma diferente das disciplinas comuns do currículo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleAbram as portas da escola! Anarquismos para a relação ensino-aprendizagem de História através de disciplinas eletivas.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40535-
dc.date.accessioned2025-02-19T21:48:03Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T21:48:03Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAnarquismospt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectDisciplinas eletivaspt_BR
dc.subjectDisciplina História das Artespt_BR
dc.subjectEscola Wilson Gonçalves - Crato-CEpt_BR
dc.subjectAnarchismspt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectElective Coursespt_BR
dc.subjectHistory of Arts Subjectpt_BR
dc.subjectWilson Gonçalves School - Crato-CEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cicero Weverton Nascimento da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOpen the school doors! Anarchisms for the teaching-learning relationship of History through elective subjects.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cicero Weverton Nascimento da. Abram as portas da escola! Anarquismos para a relação ensino-aprendizagem de História através de disciplinas eletivas. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 05 e 06: Ensino de História Política e Ensino de História e Direitos Humanos. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40535pt_BR
dc.contributor.eventX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA.-
Appears in Collections:ST 05 e 06 - Ensino de História Política e Ensino de História e Direitos Humanos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERO WEVERTON NASCIMENTO DA SILVA - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST05-ST06 CFP.pdfCicero Weverton Nascimento da Silva - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST05 e ST06 CFP 2018 600.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.