Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A partir das discussões sobre a importância das questões multiculturais e étnicas no ensino de História, o objetivo deste artigo é provocar reflexões acerca da conjuntura atual da lei 10.639/2003. A aproximação do estudo da cultura afro-brasileira nas escolas proporciona a compreensão das diferentes formas de manifestações culturais contidas no nosso meio social, desmistificando os preconceitos cristalizados pelos discursos e práticas coloniais, fortalecidos através das políticas higienistas e racistas enraizadas em nosso cotidiano. Essa abordagem conta com professores da rede básica de ensino do município de Cajazeiras – PB, na investigação das condições profissionais subsidiadas pelo poder público, a inserção da discussão no currículo e as resistências postas na comunidade escolar para o cumprimento da lei. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.title | “Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:06:14Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19 | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:06:14Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2023 | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico racial | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação básica e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/2023 | pt_BR |
dc.subject | Ethnic and racial education | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | School curriculum | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Basic education and Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | “Exu in schools”: a conjunctural analysis of law 10.639/2003 through teachers from the public education network in Cajazeiras – PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. “Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514 | pt_BR |
dc.contributor.event | X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. | - |
Appears in Collections: | ST 02 - Ensino de História: Etnia e Religiosidade |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
MIRIAN JOSSETTE DE SOUSA OLIVEIRA - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST02 CFP 2018.pdf | 182.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.