Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA partir das discussões sobre a importância das questões multiculturais e étnicas no ensino de História, o objetivo deste artigo é provocar reflexões acerca da conjuntura atual da lei 10.639/2003. A aproximação do estudo da cultura afro-brasileira nas escolas proporciona a compreensão das diferentes formas de manifestações culturais contidas no nosso meio social, desmistificando os preconceitos cristalizados pelos discursos e práticas coloniais, fortalecidos através das políticas higienistas e racistas enraizadas em nosso cotidiano. Essa abordagem conta com professores da rede básica de ensino do município de Cajazeiras – PB, na investigação das condições profissionais subsidiadas pelo poder público, a inserção da discussão no currículo e as resistências postas na comunidade escolar para o cumprimento da lei.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.title“Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:06:14Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T18:06:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2023pt_BR
dc.subjectEducação étnico racialpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação básica e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2023pt_BR
dc.subjectEthnic and racial educationpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectBasic education and Afro-Brazilian culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Exu in schools”: a conjunctural analysis of law 10.639/2003 through teachers from the public education network in Cajazeiras – PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. “Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514pt_BR
dc.contributor.eventX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA.-
Appears in Collections:ST 02 - Ensino de História: Etnia e Religiosidade



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.