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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40457
Title: | A educação do corpo moderno: subjetividade e práticas da higiene corporal feminina entre os anos 1940-1950. |
Other Titles: | The education of the modern body: subjectivity and practices of female body hygiene between the years 1940-1950. |
???metadata.dc.creator???: | NÓBREGA, Débora Deyse Laurindo. |
Keywords: | Corpo moderno;Educação do corpo moderno;Higiene corporal feminina - 1940-1950;Gênero;Modernidade;Modern body;Education of the modern body;Female body hygiene - 1940-1950;Gender;Modernity |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NÓBREGA, Débora Deyse Laurindo. A educação do corpo moderno: subjetividade e práticas da higiene corporal feminina entre os anos 1940-1950. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 06: História, sensibilidades e práticas educativas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40457 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A História Cultural tem o intuito de apresentar uma história, não somente feita pelos grandes heróis, mas também por homens e mulheres comuns inseridos no cotidiano. O conceito que transformou a história das mulheres no ocidente foi o conceito de gênero. Inicialmente foi atribuído aos sexos como condição fixa inserido no campo biológico, no segundo plano foi pensada como construção cultural e social. A construção de uma História das Mulheres, que se propõe recuperar biografias, de eventos históricos partindo do cotidiano, aproxima-se do novo fazer histórico a medida em que busca mostrar a presença das excluídas ou invisíveis da historiografia oficial, mas que sempre disseminaram seus saberes de forma não oficial. O conceito de limpeza passou a refletir no processo de civilização de uma sociedade, moldando gradualmente as sensações corporais, refinou comportamentos e desencadeou, sutilmente, seu polimento, promoveu o crescimento do espaço privado, do autorregramento e dos cuidados individuais. Em meados do século XX no Brasil exalar um cheiro natural do corpo tornara-se sinônimo de falta de higiene e de atraso. O corpo transformou-se através do ser moderno, dos cosméticos industrializados, do aroma, da eliminação do cheiro natural do corpo e as mulheres participaram dessa transição, pois a cultura higienista partiu do publico ao privado e se efetivou no individuo e as mulheres foram as principais consumidoras dessa nova ordem da civilização moderna. Portanto, a educação do corpo moderno parte principalmente das práticas de higiene, a publicidade foi essencial para internalização do consciente ligado a ordem social e do processo civilizatório da sociedade do Brasil na segunda do século XX. |
Keywords: | Corpo moderno Educação do corpo moderno Higiene corporal feminina - 1940-1950 Gênero Modernidade Modern body Education of the modern body Female body hygiene - 1940-1950 Gender Modernity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40457 |
Appears in Collections: | ST 06 - História, Sensibilidades e Práticas Educativas |
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