Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432
Title: | A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. |
Other Titles: | Cordel literature in history teaching: a resource beyond the textbook. |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Roberto. |
Keywords: | Literatura de cordel;Ensino de História;Linguagens no ensino;Literatura e História;Cordel literature;History teaching;Languages in teaching;Literature and History |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Roberto. A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Literatura de Cordel tem assumido finalidades diversas e significativas. Entre as quais, o poder de emocionar, trazer humor, e de uma maneira que daremos mais destaque, a função de narrar fatos e eventos importantes para a História, e que por sua vez, tiveram suas narrativas transmitidas em versos nos folhetos. Essas narrativas constroem um rico campo de possibilidades mediante as suas potencialidades didático-pedagógicas, apresentando outras visões da realidade e outras leituras, considerando que este gênero também se apresenta como uma expressão da vida social e neste sentido constrói um importante referencial tanto para a pesquisa como também para o ensino. Diante disto, propomos discutir a literatura de cordel como linguagem no Ensino de História. Para tanto, na construção deste trabalho, buscaremos dialogar principalmente com Melo (2010) e Curran (2003), pensando o cordel em sua historicidade, variedade temática, sua consolidação no mercado editorial e na relação estabelecida com a vida social, e (Pinheiro & Lúcio, 2012) e Grillo (2003), a aplicação do cordel como recurso didático na sala de aula, formas de abordagens e metodologias. |
Keywords: | Literatura de cordel Ensino de História Linguagens no ensino Literatura e História Cordel literature History teaching Languages in teaching Literature and History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432 |
Appears in Collections: | ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROBERTO FERREIRA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdf | Roberto Ferreira - XI Semana Nacional de História - ST01 CFP 2019 | 372.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.