Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40376
Title: | Ensino de filosofia e a aprendizagem ética ambiental a partir de Emmanuel Levinas. |
Other Titles: | Teaching philosophy and environmental ethics learning from Emmanuel Levinas. |
???metadata.dc.creator???: | ANDRADE, Rosicleide de Araújo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA , Luciano da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PEREIRA, Valmir. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BELTRAME, Matheus Maria. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | SOUTO, Gabriela Barbosa. |
Keywords: | Filosofia – estudo e ensino;Ética ambiental;Alteridade;Meio ambiente;Philosophy – study and teaching;Environmental ethics;Otherness;Environment |
Issue Date: | 19-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANDRADE, Rosicleide de Araújo. Ensino de filosofia e a aprendizagem ética ambiental a partir de Emmanuel Levinas. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa se apresenta em um contexto de crescente necessidade da execução de um ensino específico e metodologias pertinentes à disciplina de Filosofia, no tocante ao desenvolvimento da reflexão para obter uma consciência crítica sobre os problemas que afetam a humanidade. Seguindo esta compreensão, esta pesquisa de Mestrado Profissional em Filosofia articula a Filosofia de Emmanuel Levinas e o tema do meio ambiente. Foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Miguelinho, situada no bairro do Cristo Redentor, na cidade de João Pessoa-PB. O objetivo geral da pesquisa foi o de contribuir para uma reformulação do currículo do ensino de Filosofia no ensino médio, demonstrando a importância de um planejamento pautado pela ética da alteridade, especificamente em relação ao seu aspecto ambiental. Por objetivo secundário, visamos demonstrar a pertinência do tema proposto diante do contexto de crescimento dos meios que ameaçam aprofundar a degradação da natureza, que tem como consequência o aumento do sofrimento dos mais pobres. A pesquisa se justifica porque evidencia a necessidade de uma reformulação do currículo da educação básica, para que a educação ambiental não seja tratada apenas como um tema transversal entre as disciplinas, mas como uma política de educação que fortaleça a conscientização para as necessárias mudanças de comportamento em relação à preservação do meio ambiente. Apresenta uma abordagem qualitativa, desenvolvida através do método dedutivo que parte do geral (o ensino de Filosofia) para o particular (o ensino de Filosofia na educação básica) e está estruturada a partir do viés pedagógico da metodologia ativa. Como produto filosófico e educacional, foi produzido um roteiro para a elaboração e desenvolvimento de quatro oficinas de ensino de Filosofia que contribuíram para o desenvolvimento da consciência ambiental. Como resultado, demonstra que através do tema trabalhado é possível fazer com que os alunos e as alunas se sensibilizem e se conscientizem da responsabilidade que têm com o outro, o meio ambiente. |
Abstract: | This research is presented in a context of growing need for specific teaching and methodologies relevant to the discipline of philosophy, with regard to the development of reflection in order to obtain a critical awareness of the problems that affect humanity. Following this understanding, this Professional Master's research in Philosophy articulates the philosophy of Emmanuel Levinas and the theme of the environment. It was carried out at the Padre Miguelinho State Primary and Secondary School, located in the Cristo Redentor neighborhood, in the city of João Pessoa-PB. The general aim of the research was to contribute to a reformulation of the philosophy teaching curriculum in secondary schools. By secondary objective, we aim demonstrating the importance of planning based on the ethics of otherness, specifically in relation to its environmental aspect. To demonstrate the relevance of this theme in the context of the growth of means that threaten to deepen the degradation of nature, which has the effect of increasing the suffering of the poorest. The research is justified because it highlights the need for a reformulation of the basic education curriculum, so that environmental education is not just treated as a cross-cutting theme between subjects, but as an education policy that strengthens awareness of the necessary changes in behavior in relation to preserving the environment. It presents a qualitative approach, developed through the deductive method that moves from the general (the teaching of philosophy) to the particular (the teaching of philosophy in basic education). It is structured from the pedagogical bias of active methodology. As a philosophical and educational product, a guide was produced for the elaboration and development of four philosophy teaching workshops that contributed to the development of environmental awareness. As a result, it demonstrates that through the theme addressed, it is possible for students to become sensitized and aware of their responsibility towards the environment. |
Keywords: | Filosofia – estudo e ensino Ética ambiental Alteridade Meio ambiente Philosophy – study and teaching Environmental ethics Otherness Environment |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Filosofia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40376 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSICLEIDE DE ARAÚJO ANDRADE - DISSERTAÇÃO (PROF-FILO) 2024.pdf | 295.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.