Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo problematiza a educabilidade do movimento hip hop, centrando-se no seu caráter sociopolítico, artístico e educacional tendo em vista o trabalho de conscientização política, de lutas e resistências de jovens pobres brasileiros no atual contexto brasileiro. Analisa exemplos de como o hip hop atua em prol da educação formal e não formal e demonstra a importância desse movimento para as minorias ao adentrar, de modo formal ou não formal, no âmbito escolar, possibilitando debates sobre politização e valorização da cultura negra e visibilizando pensamentos e ações de pessoas que sofrem e combatem preconceitos, exclusões e violências. Porém, o hip hop enfrenta dificuldades para adentrar no espaço escolar devido à marginalização social sofrida pelo movimento e ao fato de a instituição escolar seguir um padrão curricular conservador sem espaços para diferenciadas formas educacionais, o que leva o hip hop a produzir mais efetivamente práticas educacionais não formais nos espaços da instituição escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleA educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40307-
dc.date.accessioned2025-02-13T23:25:22Z-
dc.date.available2025-02-13-
dc.date.available2025-02-13T23:25:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducabilidadept_BR
dc.subjectMovimento Hip Hoppt_BR
dc.subjectHip Hoppt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectConscientização políticapt_BR
dc.subjectEducabilitypt_BR
dc.subjectHip Hop Movementpt_BR
dc.subjectNon-formal Educationpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectExclusionpt_BR
dc.subjectPolitical Awarenesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Francisco Anderson Varela.-
dc.creatorFERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe educability of the hip hop movement: difficulties and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Francisco Anderson Varela; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40307pt_BR
dc.contributor.eventIX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS.-
Appears in Collections:Sessão Coordenada "História e Educação"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCABILIDADE DO MOVIMENTO HIP HOP - DIFICULDADES E PERSPECTIVAS. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC4 CFP 2017.pdfA educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas. - IX Semana Nacional de História SC4 CFP 2017376.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.