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dc.creator.IDGONÇALVES, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2540264502362401pt_BR
dc.contributor.advisor1VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.contributor.advisor1IDVILLOTA, J. M. J. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127724493136540pt_BR
dc.contributor.referee1LADOSKY, Mário Henrique Guedes.-
dc.contributor.referee2COSTA, Jussara Carneiro.-
dc.description.resumoEsse trabalho procura entender o processo de construção e vivência da identidade sexual de professores gays em instituições escolares em um município do interior do estado da Paraíba. Tendo como locus da pesquisa a região do cariri paraibano, esta pesquisa procurou observar os processos de socialização que ocorrem nas instituições escolares da referida região, levando em consideração que os processos de socialização que se costuram na região são orientados por modos de pensamento patriarcal, machista, sexista e ancorados na heteronormatividade e balizados pelo fundamentalismo das religiões cristãs. Procurou-se observar a vivência da prática docente de professores gays no contexto escolar fazendo uso das contribuições teóricas da sociologia e mediante a instrumentalização do método qualitativo, buscou-se identificar as formas de expressão e de resistência de professores gays às diversas formas de disciplinamento social dentro das instituições escolares onde atuam. Complementa o instrumental metodológico a análise de documentos e diretrizes educacionais, no sentido de perceber como o sistema educacional aborda questões relativas à identidade de gênero e orientação sexual nos espaços escolares, destacando a identidade de gênero e orientação sexual dos professores. Após analisar as observações registradas no diário de campo, ficou evidente a urgente necessidade de se discutir a homofobia manifestada de maneira sutil e a subjetividade das violências inclusive para os próprios sujeitos aos quais recai a discriminação e silenciamento. Para além desse entendimento do que acomete sujeitos gays, é preciso comunicar a pluralidade dentro dos ambientes educacionais tendo em vista a construção cidadã de uma sociedade mais inclusiva que aprenda a conviver com o diverso e suas peculiaridades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleArco-íris em preto e branco: vivências de professores gays no exercício da docência em escolas do cariri paraibanopt_BR
dc.date.issued2024-09-16-
dc.description.abstractThis work seeks to understand the construction and experience process of sexual identity of gay teachers in school institutions in municipalities in the interior of Paraiba. Having the Cariri region of Paraiba as the research locus, our research has sought to observe the socialization processes that occur in school institutions in that region. Considering that the socialization processes taking place in the region are guided by patriarchal, chauvinistic, sexist ways of thinking and anchored in heteronormativity and evaluated by the religion9s fundamentalism Christian, we have sought to observe the teaching experience practice by gay teachers in the school context. Making use of the theoretical contributions of sociology and through the instrumentalization of the qualitative method, we will seek to identify the expression´s forms and resistance of gay teachers to the several ways of social disciplining within school institutions where they work. It complements the methodological instrument to the analysis of educational documents and guidelines, in the sense to realize how the educational system addresses issues related to gender identity and sexual orientation in school spaces, highlighting the gender identity and sexual orientation of teachers. After analyzing observations recorded in the field diary, it became clear that need to discuss homophobia manifested in subtle ways and the subjectivity of violence, including for the very subjects who suffer discrimination and silencing. In addition to this understanding what affects gays subjects, it is necessary to communicate plurality within educational environments with a view to the citizen construction of a more inclusive society that learns to live diversity and its peculiarities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40241-
dc.date.accessioned2025-02-07T12:29:13Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-02-07T12:29:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectInstituições educacionaispt_BR
dc.subjectIdentidade homossexualpt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectSymbolic violencept_BR
dc.subjectEducational institutionspt_BR
dc.subjectHomosexual identitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Adilio Carvalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRainbow in black and white: experiences of gay teachers in the exercise of teaching in schools in the cariri of Paraíbapt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Adilio Carvalho. Arco-íris em preto e branco: vivências de professores gays no exercício da docência em escolas do cariri paraibano. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais ) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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ADILIO CARVALHO GONÇALVES - DISSERTAÇÃO (PPGCS) 2024.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


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