Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar conto "Eveline” (1904) extraído do escritor Irlandês James Joyce (1882-1941), que trouxe às páginas a protagonista Eveline Hill, cuja vida é amplamente afetada pelos seus traumas de história pessoal, tornando-a "passiva como um animal indefeso", como afirma o autor. Desse modo, o presente artigo avalia a personagem Eveline a partir de um ponto de vista psicanalítica de acordo com o pensador Sigmund Freud, de acordo com Lima (2009), Cunha (2008), Silva (2010), dentre outros, investigando os motivos que a fizeram ter comportamentos e pensamentos complexos que afetaram as suas decisões. A análise se dá por meio das ideias de ego, superego e id, além da teoria da personalidade, desenvolvida por Freud. O conto é curto e se desenvolve narrando a conflituosa vida de Eveline, além de seus pensamentos e suas decisões sobre seguir ou não o marinheiro Frank, a quem ela deposita sua paixão, o foco se dá pelo medo de seguir ou não suas vontades em uma busca por libertação da situação a que se encontrava. Este artigo pode ser útil para pesquisadores que desejam obter mais conhecimento sobre a literatura inglesa narrativa e o modo como a teoria psicanalítica influencia os aspectos dos personagens nos contos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | Perspectivas psicanalíticas no conto; “Eveline”, de James Joyce. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40235 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T21:25:47Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06 | - |
dc.date.available | 2025-02-06T21:25:47Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Literatura e psicanálise | pt_BR |
dc.subject | James Joyce - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Eveline - conto de James Joyce | pt_BR |
dc.subject | Literatura irlandesa | pt_BR |
dc.subject | Conto irlandês | pt_BR |
dc.subject | Teoria da personalidade | pt_BR |
dc.subject | História e Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literature and psychoanalysis | pt_BR |
dc.subject | James Joyce - criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Eveline - short story by James Joyce | pt_BR |
dc.subject | Irish literature | pt_BR |
dc.subject | Irish tale | pt_BR |
dc.subject | Personality theory | pt_BR |
dc.subject | History and Literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Natália Bezerra Rodrigues | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Psychoanalytic perspectives on the short story; “Eveline” by James Joyce. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Natália Bezerra Rodrigues. Perspectivas psicanalíticas no conto; “Eveline”, de James Joyce. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Sessão coordenada de temática livre. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40235 | pt_BR |
dc.contributor.event | XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. | - |
Appears in Collections: | Seção Coordenada de Temática Livre |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PERSPECTIVAS PSICANALÍTICAS NO CONTO EVELINE - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC TEMÁTICA LIVRE CFP 2023.pdf | Perspectivas psicanalíticas no conto; “Eveline”, de James Joyce - XIII Semana Nacional de História - CS Temática livre CFP 2023. | 384.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.