Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo pretende debater a importância e os desafios de ensinar a história do Nordeste do Brasil em sala de aula. Ele destaca como essa região muitas vezes é negligenciada nos currículos escolares em comparação com outras partes do país. O artigo ressalta a necessidade de incluir a história do Nordeste no ensino de História, visando uma compreensão mais completa e precisa do Brasil como um todo. Também pretendo discutir estratégias pedagógicas para abordar esse tópico de maneira eficaz. Isso inclui a incorporação de fontes históricas locais, como documentos, relatos e músicas, para enriquecer a narrativa histórica. Além disso, o artigo sugere a promoção do diálogo entre os alunos sobre a identidade regional, destacando como as histórias locais podem moldar a percepção deles sobre si mesmos e sobre o país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleO imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226-
dc.date.accessioned2025-02-06T19:35:00Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T19:35:00Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidade regional - educaçãopt_BR
dc.subjectImaginário do nordestept_BR
dc.subjectNordeste e imagináriopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRegional identity - educationpt_BR
dc.subjectNortheastern imaginarypt_BR
dc.subjectNortheast and imaginarypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Débora Lopes de-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe imaginary of the Northeast in the classroom: how to work on regional identity at school.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Débora Lopes de. O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226pt_BR
dc.contributor.eventXIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES.-
Appears in Collections:Seção Coordenada de Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O IMAGINÁRIO DO NORDESTE EM SALA DE AULA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdfO imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola - XIII Semana Nacional de História - CS Ensino CFP 2023.88.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.