Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente artigo pretende debater a importância e os desafios de ensinar a história do Nordeste do Brasil em sala de aula. Ele destaca como essa região muitas vezes é negligenciada nos currículos escolares em comparação com outras partes do país. O artigo ressalta a necessidade de incluir a história do Nordeste no ensino de História, visando uma compreensão mais completa e precisa do Brasil como um todo. Também pretendo discutir estratégias pedagógicas para abordar esse tópico de maneira eficaz. Isso inclui a incorporação de fontes históricas locais, como documentos, relatos e músicas, para enriquecer a narrativa histórica. Além disso, o artigo sugere a promoção do diálogo entre os alunos sobre a identidade regional, destacando como as histórias locais podem moldar a percepção deles sobre si mesmos e sobre o país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T19:35:00Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06 | - |
dc.date.available | 2025-02-06T19:35:00Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Identidade regional - educação | pt_BR |
dc.subject | Imaginário do nordeste | pt_BR |
dc.subject | Nordeste e imaginário | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Regional identity - education | pt_BR |
dc.subject | Northeastern imaginary | pt_BR |
dc.subject | Northeast and imaginary | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRITO, Débora Lopes de | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The imaginary of the Northeast in the classroom: how to work on regional identity at school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRITO, Débora Lopes de. O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226 | pt_BR |
dc.contributor.event | XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. | - |
Appears in Collections: | Seção Coordenada de Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O IMAGINÁRIO DO NORDESTE EM SALA DE AULA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdf | O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola - XIII Semana Nacional de História - CS Ensino CFP 2023. | 88.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.