Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40156
Title: Transformando vidas: uma sociologia da educação para pensar os impactos da educação a distância na mobilidade socioeconômica dos cursistas do Polo UAB Tabira.
Other Titles: Transforming lives: a sociology of education to think about the impacts of distance education on the socioeconomic mobility of students at the UAB Tabira Campus.
???metadata.dc.creator???: PINHEIRO, Lidianne Symara Ferreira Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Aldinete Silvino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
Keywords: Sociologia da educação;Educação à distância;Mobilidade socioeconômica;Universidade Aberta do Brasil – Polo Tabira-PE;Inclusão socioeducacional;Sociology of education;Distance education;Socioeconomic mobility;Open University of Brazil – Tabira-PE Campus;Socio-educational inclusion
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINHEIRO, Lidianne Symara Ferreira Barros. Transformando vidas: uma sociologia da educação para pensar os impactos da educação a distância na mobilidade socioeconômica dos cursistas do Polo UAB Tabira. 2024. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40156
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação a Distância (EaD) tem ganhado relevância como modalidade educacional que proporciona acesso ao ensino superior para indivíduos enfrentando limitações geográficas, econômicas e de tempo. Este estudo analisou como a EaD impacta a mobilidade socioeconômica, a qualidade de vida e as perspectivas de carreira dos estudantes, além de investigar os desafios enfrentados e os motivos que levam à escolha dessa modalidade. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi investigar o impacto da EaD na mobilidade socioeconômica e na qualidade de vida, analisando fatores como os benefícios proporcionados, os desafios enfrentados e o acesso para grupos menos privilegiados. A metodologia adotada foi quantitativa, com aplicação de questionário a 42 participantes, cujas respostas foram analisadas em categorias específicas, apresentadas por meio de figuras e discutidas à luz da literatura existente. Os resultados indicaram que 67,4% dos participantes reconheceram uma contribuição significativa da EaD para a melhoria de suas perspectivas de emprego e crescimento na carreira, evidenciando o impacto positivo na mobilidade socioeconômica. Em termos de qualidade de vida, 44,2% dos respondentes destacaram a flexibilidade de horários como principal benefício, permitindo-lhes equilibrar os estudos com outras responsabilidades pessoais e profissionais. A escolha pela EaD foi motivada por fatores como a flexibilidade de horários (76,7%) e a possibilidade de conciliar estudos com trabalho e família. Apesar desses avanços, o estudo revelou desafios importantes: 27,9% dos participantes relataram dificuldade em manter a motivação e a disciplina, enquanto 23,3% destacaram a falta de interação com professores e colegas. Além disso, 69,8% dos participantes afirmaram que a EaD oferece oportunidades significativas de acesso à educação para populações socioeconomicamente desfavorecidas, corroborando sua relevância como ferramenta de inclusão. Conclui-se que a EaD é um importante instrumento para promover inclusão social e econômica, ampliando oportunidades de empregabilidade e transformando a realidade de populações de baixa renda. No entanto, há a necessidade de superar barreiras como a infraestrutura tecnológica limitada e a falta de apoio pedagógico adequado. O estudo reforça a importância de políticas públicas que garantam tanto a expansão quanto a qualidade da EaD, assegurando que essa modalidade se torne um verdadeiro agente de transformação social em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: Distance Education (DE) has gained relevance as an educational modality that provides access to higher education for individuals facing geographical, economic and time limitations. This study analyzed how DE impacts socioeconomic mobility, quality of life and career prospects of students, in addition to investigating the challenges faced and the reasons that lead to choosing this modality. Therefore, the objective of the research was to investigate the impact of DE on socioeconomic mobility and quality of life, analyzing factors such as the benefits provided, the challenges faced and access for less privileged groups. The methodology adopted was quantitative, with the application of a questionnaire to 42 participants, whose answers were analyzed in specific categories, presented through figures and discussed in light of the existing literature. The results indicated that 67.4% of the participants recognized a significant contribution of DE to improving their employment prospects and career growth, evidencing the positive impact on socioeconomic mobility. In terms of quality of life, 44.2% of respondents highlighted flexible schedules as the main benefit, allowing them to balance studies with other personal and professional responsibilities. The choice of distance learning was motivated by factors such as flexible schedules (76.7%) and the possibility of reconciling studies with work and family. Despite these advances, the study revealed important challenges: 27.9% of participants reported difficulty in maintaining motivation and discipline, while 23.3% highlighted the lack of interaction with teachers and colleagues. In addition, 69.8% of participants stated that distance learning offers significant opportunities for access to education for socioeconomically disadvantaged populations, corroborating its relevance as a tool for inclusion. It is concluded that distance learning is an important instrument for promoting social and economic inclusion, expanding employment opportunities and transforming the reality of low-income populations. However, there is a need to overcome barriers such as limited technological infrastructure and the lack of adequate pedagogical support. The study reinforces the importance of public policies that guarantee both the expansion and quality of distance education, ensuring that this modality becomes a true agent of social transformation towards a more just and egalitarian society.
Keywords: Sociologia da educação
Educação à distância
Mobilidade socioeconômica
Universidade Aberta do Brasil – Polo Tabira-PE
Inclusão socioeducacional
Sociology of education
Distance education
Socioeconomic mobility
Open University of Brazil – Tabira-PE Campus
Socio-educational inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40156
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDIANNE SYMARA FERREIRA BARROS PINHEIRO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfLidianne Symara Ferreira Barros Pinheiro - Dissertação Profsócio CDSA 20241.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.