Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA NETO, Valter Ferreira de.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556654243832003pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Tomas Jeferson Alves de.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.referee3SILVANI, Carina.-
dc.contributor.referee4MELO, João Victor Staub de.-
dc.description.resumoA utilização de ligantes asfálticos de alto desempenho pode ser utilizado para minimizar a degradação prematura dos revestimentos asfálticos. Esses ligantes são obtidos pela incorporação de um agente aditivo no ligante virgem. Os nanomateriais se destacam por proporcionar aos ligantes, resistência adequada a cargas de alto tráfego sob condições externas adversas. As nanopartículas bimetálicas (BNPs) surgiram como uma alternativa às nanopartículas (NPs) metálicas, uma vez que apresentam interação eletrônica aumentada entre os metais individuais. As propriedades fornecidas pela prata relacionadas com as de outro material, como óxido de zinco, é possível se obter um nanocompósito mais eficiente para determinadas aplicações. Portanto, essa pesquisa avaliou a interação da modificação do ligante asfáltico CAP 50/70 com teores de 3, 5 e 7% em massa de nanopartículas bimetálicas de ZnAg não modificadas e modificadas superficialmente por oleilamina. Esses ligantes foram avaliados por meio de ensaios empíricos, químicos e reológicos. Os resultados químicos demonstraram que a modificação de ligantes asfálticos por nanopartículas conduz a associações apenas físicas, não promovendo alterações químicas nas matrizes asfálticas. O uso de nanopartículas bimetálicas de zinco prata proporcionaram melhor desempenho do índice de cura aos ligantes asfálticos, que passaram de 5,66% do ligante referência para 7,74%, 10,87% e 16,07% para as não modificadas superficialmente com 3, 5 e 7% respectivamente e 7,60%, 9,43% e 9,60% para as nanopartículas modificadas superficialmente com 3, 5 e 7% respectivamente. Um indicativo, portanto, de melhor desempenho a fadiga desses ligantes, ou seja, provável maior vida útil dos pavimentos. Os resultados apresentados pelas curvas mestras permitiram conferir que a adição de BNPs ZnAg não modificadas superficialmente tornou o ligante asfáltico mais rígido, em aproximadamente 40%, em altas temperaturas, tornando o ligante mais resistente a deformações permanentes nessas temperaturas, e aproximadamente 24% menos rígidos, para o ligante com 7%, a baixas temperaturas, o que pode proporcionar maior elasticidade a mistura, tornando o ligante mais resistente a trincas por fadiga. De maneira geral, os resultados indicaram que a adição das BNPs ZnAg promoveu benefícios ao ligante asfáltico quanto ao aumento da consistência, da resistência ao escoamento, deformação permanente e da resistência a trincas por fadiga, com melhores resultados apresentados no teor de 7% de BNPs ZnAg. A adição das BNPs ZnAg modificadas ocasionou alterações sutis nas propriedades dos ligantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Ambiental.pt_BR
dc.titleAplicação de nanopartículas bimetálicas de zinco prata (ZnAg) como modificador de propriedades de ligantes asfálticos.pt_BR
dc.date.issued2024-10-22-
dc.description.abstractThe use of high-performance asphalt binders can be used to minimize premature degradation of asphalt coatings. These binders are obtained by incorporating an additive agent into the virgin binder. Nanomaterials stand out for providing binders with adequate resistance to high traffic loads under adverse external conditions. Bimetallic nanoparticles (BNPs) have emerged as an alternative to metallic nanoparticles (NPs) since they present increased electronic interaction between the individual metals. The properties provided by silver related to those of another material, such as zinc oxide, make it possible to obtain a more efficient nanocomposite for certain applications. Therefore, this research evaluated the interaction of the modification of the asphalt binder CAP 50/70 with contents of 3, 5 and 7% by mass of unmodified ZnAg bimetallic nanoparticles and surface-modified by oleylamine. These binders were evaluated through empirical, chemical and rheological tests. The chemical results demonstrated that the modification of asphalt binders by nanoparticles leads to only physical associations, not promoting chemical changes in the asphalt matrices. The use of bimetallic zinc-silver nanoparticles provided better performance of the curing index to the asphalt binders, which went from 5.66% of the reference binder to 7.74%, 10.87% and 16.07% for the non-surface modified binders with 3, 5 and 7% respectively and 7.60%, 9.43% and 9.60% for the surface modified nanoparticles with 3, 5 and 7% respectively. Therefore, an indication of better fatigue performance of these binders, that is, a probable longer service life of the pavements. The results presented by the master curves allowed us to confirm that the addition of surface-unmodified ZnAg BNPs made the asphalt binder more rigid by approximately 40% at high temperatures, making the binder more resistant to permanent deformations at these temperatures, and approximately 24% less rigid for the binder with 7% at low temperatures, which can provide greater elasticity to the mixture, making the binder more resistant to fatigue cracking. In general, the results indicated that the addition of ZnAg BNPs promoted benefits to the asphalt binder in terms of increasing consistency, yield strength, permanent deformation and resistance to fatigue cracking, with better results presented at the 7% ZnAg BNPs content. The addition of modified ZnAg BNPs caused subtle changes in the properties of the binders.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40152-
dc.date.accessioned2025-01-31T14:12:31Z-
dc.date.available2025-01-31-
dc.date.available2025-01-31T14:12:31Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMecânica e gerência de pavimentospt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectNanopartículas bimetálicaspt_BR
dc.subjectLigantes asfálticospt_BR
dc.subjectModificação superficialpt_BR
dc.subjectNanocompósitospt_BR
dc.subjectSinergiapt_BR
dc.subjectPavement mechanics and managementpt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectBimetallic nanoparticlespt_BR
dc.subjectAsphalt binderspt_BR
dc.subjectSurface modificationpt_BR
dc.subjectNanocompositespt_BR
dc.subjectSynergypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA NETO, Valter Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of bimetallic silver zinc nanoparticles (ZnAg) as a property modifier of asphalt binders.pt_BR
dc.relationFAPESQpt_BR
dc.identifier.citationSOUSA NETO, Valter Ferreira de. Aplicação de nanopartículas bimetálicas de zinco prata (ZnAg) como modificador de propriedades de ligantes asfálticos. 2024. 165 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALTER FERREIRA DE SOUSA NETO - TESE (PPGECA) 2024.pdf4.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.