Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40148
Title: | A chegada do Cine Irís e as mutações visíveis, sensíveis e imaginárias de Nova Floresta (1959-1989). |
Other Titles: | The arrival of Cine Irís and the visible, sensitive and imaginary mutations of Nova Floresta (1959-1989). |
???metadata.dc.creator???: | AZEVEDO, Moisés da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Keila Queiroz e. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MONTEIRO, Luíra Freire. |
Keywords: | Cine Irís – Nova Floresta/PB;Memória;Sociabilidade;Lazer e entretenimento;Memory;Sociability;Leisure and entertainment |
Issue Date: | 26-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | AZEVEDO, Moisés da Silva. A chegada do Cine Irís e as mutações visíveis, sensíveis e imaginárias de Nova Floresta (1959-1989). 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho pretende analisar as memórias e as experiências sociais e afetivas dos moradores Florestenses que se desenvolveram no espaço do Cine Íris em Nova Floresta, no Curimatáu da Paraíba, entre os anos de 1959 a 1989. Interessa-nos compreender de que forma ocorreram as sociabilidades atribuídas a esse importante espaço cinematográfico. Buscamos observar desde os encontros, passeios, paqueras e namoros que aconteciam na calçada do cinema, até as projeções cinematográficas de grande sucesso, que eram exibidas no interior do Cine Íris, além de sua influência nos modos de agir e portar-se dos seus espectadores. Partindo do conceito de cidades sensíveis abordado por Pesavento (2017), encontramos a necessidade de perceber diversas questões complexas e, sobretudo, peculiares desse e de outros espaços destinados à prática do lazer em Nova Floresta no período estudado, como, por exemplo, as transformações urbanas e os dispositivos modernos, como o cinema, que aparecem como objetos comuns na história e no cotidiano da maioria das cidades. Além disso, é papel primordial do historiador e objetivo deste estudo observar de que modo se deu o funcionamento do Cine Íris como espaço de lazer e entretenimento; observar também as alterações no cotidiano dos moradores que frequentavam o espaço, bem como como esses moradores viram, sentiram e o que falam sobre o cinema através de suas memórias, além de analisar a contribuição da fonte oral, a partir das perspectivas e contribuições primordiais de Alberti (2005), para a história. Ademais, o trabalho pretende também compreender como foi concebida a chegada do cinema a uma cidade do passado, que se diferenciava em muitos aspectos da atual, e compreender de que forma sua persistência foi sentida e como se geriu o hábito de frequentar esse espaço de lazer e convívio. Dessa forma, analisamos o cinema a partir da concepção de Certeau (1998), em que os indivíduos muitas vezes inventam novos usos para um lugar imposto, adaptando assim o seu próprio caminho. |
Abstract: | This paper aims to analyze the memories and social and emotional experiences of the residents of Flores, which took place in the space that corresponded to the Cine Íris in Nova Floresta, Curimatáu, Paraíba, from 1959 to 1989. We are interested in understanding how the specific sociabilities attributed to this important cinematic space occurred, from the meetings, walks, flirting and courtships that took place on the sidewalk of the cinema, to the certain highly successful film projections that were shown inside the Cine Íris, in addition to their influence on the ways of acting and behaving of its spectators. Based on Pesavento's (2017) concept of sensitive cities, we find the need to understand several complex issues, especially those peculiar to this and other spaces intended for the practice of leisure in Nova Floresta during the period studied. Urban transformations and modern devices such as cinema appear as common objects in the history and daily life of most cities. However, it is the historian's primary role and the objective of this study, as it gave rise to this process of operation of Cine Íris, as a space for leisure and entertainment and the changes in the daily lives of the city dwellers who frequented the space, and how these city dwellers saw, felt and what they said about cinema, through their memories, and contribution from the oral source, based on the perspectives and primary contributions of Alberti (2005), to history. The work also aims to understand how the arrival of cinema in a city of the past, which differed in many aspects from the current one, was conceived, its persistence was felt and the habit of frequenting this space for leisure and socializing was managed. In this way, we analyze cinema based on the conception of Certeau (1998), in which individuals often invent new uses for an imposed place, thus adapting their own path. |
Keywords: | Cine Irís – Nova Floresta/PB Memória Sociabilidade Lazer e entretenimento Memory Sociability Leisure and entertainment |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40148 |
Appears in Collections: | Mestrado em História - PPGH UFCG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOISÉS DA SILVA AZEVEDO - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2024.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.