Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEREIRA, H. F. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9494198289034408 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALVES, José Hélder Pinheiro. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ALVES, J. H. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | OLIVEIRA, Tassia Tavares de. | - |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Eliana Kefalás. | - |
dc.contributor.referee3 | JUSTINO, Luciano Barbosa. | - |
dc.description.resumo | O Poetry Slam é um movimento que nasceu em Chicago, EUA, em 1984, e vem se disseminando no mundo todo, trazendo um espaço dinâmico e engajado de batalhas de poesias que aproximam, sobretudo, o jovem do universo poético. Sua presença no Brasil tem início em 2008. Contudo, as batalhas, aqui, ganharam identidade e assinatura próprias. No Brasil, o slam sai dos espaços fechados e privados para ocupar as ruas, tendo, nos espaços periféricos, seu principal palco. Os sujeitos que participam dessa cena, tanto do ponto de vista da produção e competição do evento, quanto da plateia, também são, na sua maioria, periféricos, descentrados, seja numa perspectiva de gênero, de raça, étnica, econômica ou cultural. À revelia do que nos indicam inúmeras pesquisas sobre o lugar que a poesia tem hoje entre os jovens, sobretudo no âmbito do ensino, que revelam um lugar menor, a poesia-slam encontra nesses sujeitos seu maior público. Diante dessa observação, perguntamo-nos o que esses eventos e poesia teriam de tão magnéticos para atrair esse público. As hipóteses surgiram: a dimensão performática e a descentralização dos sujeitos e saberes. Para tanto, a pergunta que nos norteou foi: existem tipos de poesia que potencializam e são potencializados pela força da performance, sendo esta determinante na construção e consumação da sua própria poética? Se sim, de que modo isso aconteceria? Desse modo, formulamos, como objetivo geral desta dissertação, investigar, a partir de uma análise comparativa entre poema escrito e sua respectiva performance em apresentação de slams, de que modo os textos se aproximam e se distanciam, e quais elementos dessas performances são capazes de estruturar uma poética própria. Enquanto objetivos específicos, elencamos: (a) fazer um levantamento de antologias que privilegiem a produção da poesia-slam de alunos da educação básica, no cenário nacional; (b) analisar a antologia Da rua para as escolas, das escolas para as ruas; (c) selecionar três poemas da antologia, analisá-los e compará-los com sua respectiva performance, disponível no Youtube; (d) elaborar uma proposta de abordagem do texto poético em sala de aula que corrobore a formação de leitores. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Inicialmente, partiremos da contextualização e definição dos slams no Brasil (Alcalde, 2024; Neves 2017, 2021; D’Alva, 2011, 2014), com sua presença nas antologias poéticas, abordando também a fortuna crítica sobre o tema. Em seguida, traremos uma abordagem sobre o ensino de poesia (Amorim et al., 2022; Cosson, 2020; Pinheiro, 2018, 2020, 2024; Ribeiro, 2022; Pinheiro; Nóbrega, 2014), defendendo a performance como potencial ferramenta para o trabalho da poesia em sala de aula, a partir de teóricos que desenvolvem esse conceito (Zumthor, 2014; Rothenberg, 2006; Minarelli, 2010; Martins, 1997, 2002, 2003, 2023). Por fim, elaboraremos uma proposta de abordagem para poesia na sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguagem e Ensino. | pt_BR |
dc.title | Performance do texto poético: a poesia slam e suas potencialidades na formação de leitores. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.description.abstract | Poetry Slam is a movement that was born in Chicago, USA, in 1984, and has been spreading all over the world, bringing a dynamic and engaged space for poetry battles that bring young people closer to the poetic universe. Its presence in Brazil began in 2008. However, the battles here have gained their own identity and signature. In Brazil, slam has moved out of closed and private spaces to occupy the streets, with peripheral spaces as its main stage. The people who take part in this scene, both from the point of view of the event's production and competition, as well as the audience, are also mostly peripheral, decentralized, whether from a gender, racial, ethnic, economic or cultural perspective. Despite what countless studies have shown us about the place poetry has among young people today, especially in education, which reveal a lesser place, slam poetry finds its largest audience in these subjects. Faced with this observation, we wondered what was so magnetic about these events and poetry to attract this audience. The hypotheses emerged: the performative dimension and the decentralization of subjects and knowledge. To this end, the question that guided us was: are there types of poetry that potentiate and are potentiated by the force of performance, which is decisive in the construction and consummation of their own poetics? If so, how would this happen? Thus, the general objective of this dissertation was to investigate, based on a comparative analysis of the written poem and its respective performance in slams, how the texts approach and distance themselves, and which elements of these performances are capable of structuring their own poetics. The specific objectives are: (a) to make a survey of anthologies that focus on the production of slam poetry by primary school students on the national scene; (b) to analyze the anthology From the street to the schools, from the schools to the streets; (c) to select three poems from the anthology, analyze them and compare them with their respective performance, available on Youtube; (d) to draw up a proposal for approaching the poetic text in the classroom that corroborates the formation of readers. This is a bibliographical and analytical study. Initially, we will start by contextualizing and defining slams in Brazil (Alcalde, 2024; Neves 2017, 2021; D'Alva, 2011, 2014), with their presence in poetic anthologies, also addressing the critical fortune on the subject. Next, we will look at the teaching of poetry (Amorim et al., 2022; Cosson, 2020; Pinheiro, 2018, 2020, 2024; Ribeiro, 2022; Pinheiro; Nóbrega, 2014), defending performance as a potential tool for working with poetry in the classroom, based on theorists who develop this concept (Zumthor, 2014; Rothenberg, 2006; Minarelli, 2010; Martins, 1997, 2002, 2003, 2023). Finally, we will draw up a proposal for an approach to poetry in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40146 | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T13:00:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-31 | - |
dc.date.available | 2025-01-31T13:00:51Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Slam – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Poesia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Corpo e voz | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Slam – Brazil | pt_BR |
dc.subject | Poetry – study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Body and voice | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical tool | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Haissa de Farias Vitoriano. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Performance of the poetic text: slam poetry and its potential in the formation of readers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Haissa de Farias Vitoriano. Performance do texto poético: a poesia slam e suas potencialidades na formação de leitores. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Linguagem e Ensino. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HAISSA DE FARIAS VITORIANO PEREIRA - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2024.pdf | 3.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.