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Title: Avaliação do nível de estresse de graduandos de odontologia em tratamentos de crianças não cooperativas.
Other Titles: Assessment of the stress level of dentistry students when treating uncooperative children.
???metadata.dc.creator???: REGO, Vanessa Beatriz Jales.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PENHA, Elizandra da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SARMENTO, Tássia Cristina de Almeida Pinto.
Keywords: Odontopediatria;Cooperação do paciente;Estresse psicológico;Pediatric Dentistry;Patient cooperation;Psychological stress
Issue Date: 6-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
???metadata.dc.description.resumo???: Tratamentos em crianças não cooperativas é um desafio para a odontopediatria, principalmente quando procedimentos extensos, invasivos e complexos são necessários. Este comportamento é responsável por elevar os níveis de estresse e afetar o desempenho dos profissionais e dos acadêmicos. Assim, objetivou-se avaliar o nível de estresse de graduandos de odontologia em tratamentos de crianças não cooperativas. Trata-se de um estudo transversal e observacional, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, contendo questões demográficas e estudantis. Os níveis de estresse foram avaliados em relação ao tratamento de crianças cooperativas e não cooperativas, sendo classificados em escala Likert, que variava de 0 (sem estresse) a 10 (estresse severo). Todos os dados foram trabalhados pela estatística descritiva e analítica, por meio dos testes estatísticos de Mann-Whitney e Kruskal Wallis. A amostra foi composta por 91 acadêmicos do oitavo, nono e décimo período de graduação e estes apresentaram uma média maior de estresse nos tratamentos de crianças não cooperativas (8,01 ± 0,38) quando comparado com crianças cooperativas (3,28 ± 0,70). Os procedimentos clínicos considerados como potenciais geradores de estresse em crianças não cooperativas foram exodontia (8,41 ± 2,05) e pulpotomia (8,30 ± 2,17), enquanto que em crianças cooperativasforam a pulpotomia (4,07 ± 2,62) e pulpectomia (4,05 ± 2,69). Em relação aos tratamentos de crianças cooperativas, os níveis de estresse foram estatisticamente maiores em graduandos de 24 anos ou mais ao realizar anestesia e no oitavo período em restaurações. Ademais, observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre o nível de estresse com a convivência rotineira com crianças e entre o nível de estresse em tratamentos de crianças não cooperativas com os dados demográficos e estudantis. Assim, observou-se que os graduandos de odontologia apresentam níveis elevados de estresse na odontopediatria, sobretudo durante a realização de exodontias e tratamentos endodônticos de crianças não cooperativas.
Abstract: Treating uncooperative children is a challenge for pediatric dentistry, especially when extensive, invasive, and complex procedures are necessary. This behavior is responsible for increasing stress levels and affecting the performance of professionals and students. Thus, the objective of this study was to evaluate the stress levels of dental undergraduates in treating uncooperative children. This is a cross-sectional, observational study that used a structured questionnaire containing demographic and student questions as a data collection instrument. Stress levels were assessed in relation to the treatment of cooperative and uncooperative children, and were classified on a Likert scale ranging from 0 (no stress) to 10 (severe stress). All data were analyzed using descriptive and analytical statistics, using the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis statistical tests. The sample consisted of 91 undergraduate students from the eighth, ninth and tenth semesters of their undergraduate studies, who showed a higher mean level of stress when treating uncooperative children (8.01 ± 0.38) when compared to cooperative children (3.28 ± 0.70). The clinical procedures considered as potential stress generators in uncooperative children were tooth extraction (8.41 ± 2.05) and pulpotomy (8.30 ± 2.17), while in cooperative children they were pulpotomy (4.07 ± 2.62) and pulpectomy (4.05 ± 2.69). Regarding the treatments of cooperative children, stress levels were statistically higher in undergraduate students aged 24 or older when performing anesthesia and in the eighth semester when performing restorations. Furthermore, it was observed that there was no statistically significant difference between the level of stress in routine contact with children and the level of stress in treating uncooperative children with demographic and student data. Thus, it was observed that dentistry undergraduates present high levels of stress in pediatric dentistry, especially when performing tooth extractions and endodontic treatments on uncooperative children.
Keywords: Odontopediatria
Cooperação do paciente
Estresse psicológico
Pediatric Dentistry
Patient cooperation
Psychological stress
???metadata.dc.subject.cnpq???: ODONTOLOGIA
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40105
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VANESSA BEATRIZ JALES REGO - TCC (ODONTOLOGIA) 2023.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


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