Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0898-2577pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710540756492857pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1385-6671pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2236-190Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.contributor.referee2PEREIRA NETO, Eugenio Vital.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6355-4727pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1209463185257991pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar as possibilidades do uso do gênero textual conto, como alternativa para reflexão e discussão em aulas de Sociologia no ensino médio, a partir da identificação de temáticas presentes nos contos de Lima Barreto (1881-1920). A relação entre a Literatura e a Sociologia foi apresentada como possibilidade de estudo e aprofundamento teórico e didático, relacionando a historicidade teórica entre estes dois campos do saber. Foi realizada pesquisa sobre obras didáticas na disciplina de Sociologia para relacioná-los a alternativa de uso de Literatura como suporte didático, procuramos identificar acervo sobre a produção contista de Lima Barreto para compreender a disponibilidade de materiais do escritor carioca na escola. Os contos são formados por narrativas breves e podem servir como ferramenta de apoio à prática de leitura, escrita e interpretação textual, e também apresentam potencial para a identificação de temas e relacioná-los ao contexto social, político e econômico do autor. Apresentamos as características da literatura militante de Lima Barreto e a forma como se apresenta através de uma escrita crítica e ideológica que denuncia os problemas sociais de sua época. Sugerimos a construção de um Guia Pedagógico como alternativa para o ensino de Sociologia, evidenciamos apresentar o cotidiano e as narrativas do escritor fluminense e através das temáticas organizar propostas para os professores na apresentação dos conteúdos da disciplina de Sociologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleUm guia pedagógico para o ensino de Sociologia mediado pelos contos de Lima Barreto.pt_BR
dc.date.issued2024-04-02-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the possibilities of using the short story genre as an alternative for reflection and discussion in sociology classes in high school, based on the identification of themes present in the short stories of Lima Barreto (1881-1920). The relationship between literature and sociology was presented as possibilities for study and theoretical and didactic deepening, relating the theoretical historicity between these two fields of knowledge. Research was carried out on didactic works in the discipline of sociology to relate them to the alternative use of literature as teaching support. We sought to identify a collection of Lima Barreto's short story production to understand the availability of materials by the Rio writer at school. Short stories are made up of brief narratives and can serve as a tool to support the practice of reading, writing and textual interpretation, and also have potential for identifying themes and relating them to the author's social, political and economic context. We present the characteristics of Ima Barreto's militant literature and the way in which it is presented through critical and ideological writing that denounces the social problems of his time. We suggest the construction of a Pedagogical Guide as an alternative for teaching sociology, we highlight the daily life and narratives of the writer from Rio de Janeiro and, through themes, organize proposals for teachers in presenting the contents of the sociology discipline.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40068-
dc.date.accessioned2025-01-14T20:49:04Z-
dc.date.available2025-01-14-
dc.date.available2025-01-14T20:49:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia e Literatura brasileirapt_BR
dc.subjectLima Barreto - contospt_BR
dc.subjectContos brasileirospt_BR
dc.subjectGuia pedagógicopt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectSociology and Brazilian Literaturept_BR
dc.subjectLima Barreto - short storiespt_BR
dc.subjectBrazilian short storiespt_BR
dc.subjectPedagogical guidept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francisco Stefeson da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical guide for teaching Sociology mediated by Lima Barreto's short storiespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Stefeson da. Um guia pedagógico para o ensino de Sociologia mediado pelos contos de Lima Barreto. 2024. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40068pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO STEFESON DA SILVA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfFranscisco Stefeson da Silva - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2024.1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.