Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40046
Title: | Práticas pedagógicas em tutoria no Programa Escola da Terra: Experiência na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido. |
Other Titles: | Pedagogical practices in tutoring in the Earth School Program: Experience in Contextualized Education for coexistence with the Semiarid Region. Prácticas pedagógicas en tutoría en el Programa Escola da Terra: Experiencia en Educación Contextualizada para la convivencia con el Semiárido |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA. Leandro de Sousa. ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
Keywords: | Programa Escola da Terra;Tutoria;Educação contextualizada;Formação continuada de professores;Educação do Campo;Escola da Terra Program;Tutoring;Contextualized education;Continuing teacher training;Rural Education |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA. Leandro de Sousa; ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. Práticas pedagógicas em tutoria no Programa Escola da Terra: Experiência na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido. Research, society and development. v.14, n.1, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40046 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O Programa Escola da Terra é uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). Programa lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012, Portaria nº 86 de 02 de fevereiro de 2013, visando promover uma educação que atenda à realidade dos povos do campo e quilombolas. Promove acesso e melhoria das condições de aprendizagem, articulando o trabalho docente à realidade das comunidades. Oferece formação continuada para professores, focando em metodologias adequadas ao cotidiano dos sujeitos que vivificam o ambiente escolar e o território campesino. O objetivo do presente artigo é apresentar um relato de experiência na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido. Assim sendo, tem-se no trabalho da tutoria um suporte a mais para a formação crítica dos professores, integrando teoria e prática à realidade social. Entre as atividades estão: visitas às escolas, reuniões de colegiado e oficinas educativas, com o objetivo de fortalecer a educação contextualizada e a convivência com o Semiárido. Trouxemos enquanto intercessores teóricos para a fundamentação deste estudo, Freire, Martins, Reis e Silva. Percebeu-se durante o percurso formativo que a tutoria desempenha um papel fundamental na consolidação da formação continuada dos estudantes no ambiente acadêmico. |
Abstract: | The Escola da Terra Program is one of the National Rural Education Program (PRONACAMPO) actions. The program was launched by the Federal Government on March 20, 2012, through Ordinance No. 86 of February 2, 2013, and aims to promote an education that meets the reality of rural people and quilombolas. It supports access to and improvement of learning conditions, linking teaching work to the reality of the communities. It offers continuing education for teachers, focusing on methodologies appropriate to the subjects' daily lives who vivify the school environment and the rural territory. Therefore, the tutoring provides additional support for the critical training of teachers, integrating theory and practice with social reality. Activities include school visits, board meetings, and educational workshops, intending to strengthen contextualized education and coexistence with the Semiarid region. We brought in Freire (1996), Martins (2006), Reis (2011), and Silva (2009) as theoretical intercessors to support this study. During the training process, it was observed that tutoring plays a fundamental role in consolidating the continued education of students in the academic environment. |
???metadata.dc.description.resumen???: | El Programa Escola da Terra es una de las acciones del Programa Nacional de Educación Rural (PRONACAMPO). Programa lanzado por el Gobierno Federal el 20 de marzo de 2012, Ordenanza nº 86, de 2 de febrero de 2013, con el objetivo de promover una educación que responda a la realidad de la población rural y quilombola. Promueve el acceso y mejora de las condiciones de aprendizaje, vinculando la labor docente a la realidad de las comunidades. Ofrece formación continua a docentes, centrándose en metodologías adaptadas a la vida cotidiana de las personas que animam el entorno escolar y el território rural. Por lo tanto, la labor de tutoría brinda un apoyo adicional para la formación crítica de los docentes, integrando la teoría y la práctica con la realidad social. Las actividades incluyen: visitas a escuelas, reuniones colegiadas y talleres educativos, con el objetivo de fortalecer la educación contextualizada y la convivencia con la región semiárida. Trajimos a Freire, Martins, Reis y Silva como intercesores teóricos para sustentar este estudio. Durante el curso de formación se constató que la tutoría juega un papel fundamental para consolidar la formación contínua de los estudiantes en el ámbito académico. |
Keywords: | Programa Escola da Terra Tutoria Educação contextualizada Formação continuada de professores Educação do Campo Escola da Terra Program Tutoring Contextualized education Continuing teacher training Rural Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Psicologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40046 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TUTORIA NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA - ARTIGO CIENTÍFICO CDSA 2025.pdf | Práticas pedagógicas em tutoria no Programa Escola da Terra - Artigo Científico CDSA 2025 | 248.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.