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dc.creator.IDSOUSA, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1065579853713657pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.contributor.referee1IDLOPES, Marcus J.C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756190207165922pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso encarrega-se de analisar os discursos produzidos frente aos debates travados sobre a temática de reformulação do Novo Ensino Médio no cenário em que se instaura uma reconfiguração do sistema educacional brasileiro em nível médio. A reforma, sancionada em 2024, é um produto de debates entre representações sociais e políticas ao longo do tempo em torno das diretrizes estabelecidas para a reforma em 2017. Nesse período estabeleceu-se uma discussão sobre a temática que tem sido alvo de muitos debates e que tem gerado opiniões adversas. Á vista disso, temos por objetivo geral de analisar os discursos veiculados na mídia digital sobre o Novo Ensino Médio (NEM) entre os anos de 2022 e 2024. Os objetivos específicos se ocupam de: I) realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática; II) identificar e categorizar os aspectos positivos nos discursos sobre o (NEM); e III) identificar e categorizar os aspectos negativos nos discursos sobre o (NEM). Para atender às dimensões deste estudo analítico-discursivo, estruturamos a discussão teórica a partir do debate sobre o Novo Ensino Médio mediados pelo texto-base publicado em 2017 e a lei do texto final sancionado em 2024. Metodologicamente, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa de caráter descritivo, inscrita no campo da análise de conteúdo. No que diz respeito aos resultados assinalamos dois pontos: primeiramente depreendemos dos discursos analisados destacam-se pontos positivos e negativos em relação à nova lei, segundo importantes entidades referência do nosso país. Dentre os aspectos positivos elencados, destacam-se os “Itinerários Formativos”, “a articulação entre a formação e a educação profissional” e o “desenvolvimento de competências”; já com relação aos negativos, os discursos analisados ressaltam aspectos como “a falta de estrutura dos sistemas de ensino”, “a não preparação docente” e a “flexibilização moderada do ensino mediado por tecnologia”. Por fim, ressaltamos que há um enfoque na formação centrada no desenvolvimento de competências técnicas e habilidades, evidenciando o lugar da formação de empreendimento para os jovens atenderem às demandas do mercado de trabalho, subjacentes aos discursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleOs discursos sobre o novo ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2024-10-01-
dc.description.abstractThis Final Course Work aims to analyze the discourses produced in the debates held on the theme of reformulating the New High School in the scenario in which a reconfiguration of the Brazilian educational system at the secondary level is established. The reform, sanctioned in 2024, is a product of debates between social and political representations over time around the guidelines established for the reform in 2017. During this period, a discussion was established on the theme that has been the target of many debates and that has generated adverse opinions. In view of this, our general objective is to analyze the discourses conveyed in the digital media about the New High School (NEM) between the years 2022 and 2024. The specific objectives are to: I) carry out a bibliographic review on the theme; II) identify and categorize the positive aspects in the discourses about the (NEM); and III) identify and categorize the negative aspects in the discourses about the (NEM). To meet the dimensions of this analytical-discursive study, we structured the theoretical discussion based on the debate on the New High School Education mediated by the base text published in 2017 and the law of the final text sanctioned in 2024. Methodologically, this research is characterized as qualitative and descriptive in nature, inscribed in the field of content analysis. Regarding the results, we highlight two points: firstly, we infer from the analyzed discourses that positive and negative points stand out in relation to the new law, according to important reference entities in our country. Among the positive aspects listed, the “Training Itineraries”, “the articulation between training and professional education” and the “development of skills” stand out; in relation to the negative aspects, the analyzed discourses highlight aspects such as “the lack of structure in the education systems”, “the lack of teacher preparation” and the “moderate flexibility of technology-mediated teaching”. Finally, we emphasize that there is a focus on training centered on the development of technical skills and abilities, highlighting the place of entrepreneurial training for young people to meet the demands of the job market, underlying the discourses.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40005-
dc.date.accessioned2025-01-10T12:21:26Z-
dc.date.available2025-01-10-
dc.date.available2025-01-10T12:21:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectReforma curricularpt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúdept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectSpeechespt_BR
dc.subjectCurricular reformpt_BR
dc.subjectEducation and Health Centerpt_BR
dc.subjectEscuela secundariapt_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Larissa Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpeeches about the new secondary education.pt_BR
dc.title.alternativeDiscursos sobre la nueva educación secundaria.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Larissa Santos. Os discursos sobre o novo ensino médio. 2024. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEste Trabajo de Conclusión del Curso se encarga de analizar los discursos producidos. en vista de los debates sostenidos sobre el tema de la reformulación de la Nueva Escuela Secundaria en el en el que se establece una reconfiguración del sistema educativo brasileño en el nivel secundario. EL La reforma, sancionada en 2024, es producto de debates entre representaciones sociales y políticas. en el tiempo en torno a los lineamientos establecidos para la reforma en 2017. Durante este período se estableció una discusión sobre el tema, que ha sido objeto de muchos debates y que ha generó opiniones adversas. Ante esto, nuestro objetivo general es analizar los discursos publicados en medios digitales sobre la Nueva Educación Secundaria (NEM) entre los años 2022 y 2024. Los objetivos específicos son: I) realizar una revisión bibliográfica sobre el tema; II) identificar y categorizar los aspectos positivos en los discursos sobre (NEM); y III) identificar y categorizar los aspectos negativos en los discursos sobre (NEM). Para cumplir con las dimensiones En este estudio analítico-discursivo estructuramos la discusión teórica a partir del debate sobre la Nueva Educación Secundaria mediada por el texto base publicado en 2017 y el texto definitivo de ley sancionada en 2024. Metodológicamente, esta investigación se caracteriza como cualitativa carácter descriptivo, inscrito en el ámbito del análisis de contenidos. En cuanto a los resultados destacamos dos puntos: en primer lugar, entendemos de los discursos analizados que destacan los siguientes: Puntos positivos y negativos en relación a la nueva ley, según importantes entidades de referencia de nuestro país. Entre los aspectos positivos enumerados destacan los “Itinerarios Formativos”, “la articulación entre formación y formación profesional” y el “desarrollo de habilidades"; Respecto a los aspectos negativos, los discursos analizados destacan aspectos como “la falta de estructura en los sistemas educativos”, “la falta de preparación docente” y “flexibilidad moderación de la enseñanza mediada por la tecnología”. Finalmente, destacamos que hay un enfoque en formación enfocada al desarrollo de capacidades y habilidades técnicas, demostrando el lugar de formación empresarial para los jóvenes para satisfacer las demandas de la trabajo, que subyace a los discursos.pt_BR
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