Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFONSECA, L. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279682840488957pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, F. K. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413385625546514pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências é fundamental para a formação do indivíduo, facilitando a compreensão de ecossistemas e conhecimento científico. No entanto, o aprendizado de conteúdos abstratos, como biotecnologia, podem ser desafiadores. Desenvolvido por Joseph D. Novak na década de 1970, o mapa conceitual é uma importante ferramenta no processo de ensino- aprendizagem, que ajuda a estruturar e relacionar conceitos, promovendo uma aprendizagem significativa. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver mapas conceituais com os alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, abordando a temática biotecnologia, com ênfase em vacinas. As atividades foram divididas em quatro etapas, que seguem: Etapa 1: apresentação em slides “Mapas conceituais como ferramenta de estudo”. Etapa 2: análise dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática. Etapa 3: desenvolvimento dos mapas conceituais. Etapa 4: questionário de perguntas objetivas e discursivas sobre o uso dos mapas conceituais como ferramenta de ensino-aprendizagem. Nos mapas dos grupos 1 e 2, é possível observar que os estudantes desenvolveram uma modelagem estruturada e organizada, mas não utilizaram ligações entre os conceitos. O mapa conceitual do grupo 3, assim como o do grupo 1 e 2, possui mais características de um mapa mental do que de um mapa conceitual. Mas já nos mapas dos grupos 4 e 5, os estudantes utilizaram proposições que relacionam os conceitos através de palavras de ligação, que são uma característica específica dos mapas conceituais. No questionário, 74% dos alunos responderam que utilizariam os mapas para estudar outras temáticas e 26% que não. Sendo assim, é possível observar uma certa dificuldade na construção dos mapas, entretanto, o interesse dos estudantes os incentivou a participar de maneira mais ativa das aulas e a colaborar em grupo. Espera-se que os mapas sejam mais utilizados de forma adequada na Educação Básica e que outros trabalhos como este possam contribuir para a formação de professores cada vez mais capacitados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino- aprendizagempt_BR
dc.titleMapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem de biotecnologia na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2024-10-02-
dc.description.abstractThe teaching of sciences is fundamental for individual development, facilitating the understanding of ecosystems and scientific knowledge. However, learning abstract content, such as biotechnology, can be challenging. Developed by Joseph D. Novak in the 1970s, the conceptual map is an important tool in the teaching-learning process that helps structure and relate concepts, promoting meaningful learning. In light of this, the present work aims to develop conceptual maps with students in the 3rd year of high school at the Felipe Tiago Gomes State School of Fundamental and Secondary Education, focusing on the theme of biotechnology, with an emphasis on vaccines. The activities were divided into four stages: Stage 1: a slide presentation titled "Conceptual Maps as a Study Tool." Stage 2: analysis of students' prior knowledge on the topic. Stage 3: development of the conceptual maps. Stage 4: a questionnaire with objective and open-ended questions about the use of conceptual maps as a teaching-learning tool. In the maps from groups 1 and 2, it is possible to observe that the students developed a structured and organized modeling, but did not use connections between the concepts. The conceptual map from group 3, like those from groups 1 and 2, has more characteristics of a mind map than a conceptual map. However, in the maps from groups 4 and 5, the students used propositions that relate concepts through linking words, which are a specific characteristic of conceptual maps. In the questionnaire, 74% of students responded that they would use the maps to study other topics, while 26% said they would not. Thus, a certain difficulty in constructing the maps can be observed; however, the students' interest encouraged them to participate more actively in the classes and collaborate in groups. It is hoped that maps will be used more appropriately in Basic Education and that other works like this one can contribute to the training of increasingly qualified teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39930-
dc.date.accessioned2025-01-07T12:10:47Z-
dc.date.available2025-01-07-
dc.date.available2025-01-07T12:10:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProdução de recurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectProduction of teaching resourcespt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectVaccinespt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectConcept mappt_BR
dc.subjectProducción de recursos didácticospt_BR
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_BR
dc.subjectVacunaspt_BR
dc.subjectAprendizaje significativopt_BR
dc.subjectAprendizaje significativopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFONSECA, Letícia Batista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConcept maps as a tool for teaching and learning biotechnology in basic education.pt_BR
dc.title.alternativeLos mapas conceptuales como herramienta para la enseñanza y el aprendizaje. Biotecnología en la educación básica.pt_BR
dc.identifier.citationFONSECA, Letícia Batista da. Mapas conceituais como ferramenta para o ensino-aprendizagem de biotecnologia na educação básica. 2024. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de las ciencias es fundamental para la formación del individuo, facilitando la comprensión. de los ecosistemas y del conocimiento científico. Sin embargo, aprender contenido abstracto, como la biotecnología, puede ser un desafío. Desarrollado por Joseph D. Novak en la década de 1990 1970, el mapa conceptual es una herramienta importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que ayuda a estructurar y relacionar conceptos, promoviendo un aprendizaje significativo. Teniendo en cuenta lo anterior, el presente trabajo tiene como objetivo desarrollar mapas conceptuales con Estudiantes de 3er año de secundaria de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, abordando el tema de biotecnología, con énfasis en vacunas. las actividades se dividieron en cuatro etapas, de la siguiente manera: Etapa 1: presentación de diapositivas “Mapas Los conceptos como herramienta de estudio”. Etapa 2: análisis de los conocimientos previos de los participantes estudiantes sobre el tema. Paso 3: desarrollo de mapas conceptuales. Paso 4: cuestionario de preguntas objetivas y discursivas sobre el uso de mapas conceptuales como herramienta de enseñanza-aprendizaje. En los mapas de los grupos 1 y 2, es posible observar que la Los estudiantes desarrollaron un modelado estructurado y organizado, pero no utilizaron conexiones entre conceptos. El mapa conceptual del grupo 3, así como el de los grupos 1 y 2, tiene Más características de un mapa mental que de un mapa conceptual. Pero ya en los mapas de En los grupos 4 y 5, los estudiantes utilizaron proposiciones que relacionan conceptos a través de palabras de enlace, que son una característica específica de los mapas conceptuales. Nodo cuestionario, el 74% de los estudiantes respondieron que usarían los mapas para estudiar otros temáticas y un 26% que no lo son. Por lo tanto, es posible observar cierta dificultad en la construcción. de los mapas, sin embargo, el interés de los estudiantes los animó a participar de una manera más Activo en clases y colaborando en grupos. Se espera que los mapas se utilicen más adecuada en Educación Básica y que otros trabajos como este pueden contribuir a la formación de profesores cada vez más cualificados.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA BATISTA DA FONSECA - TCC LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdfLetícia Batista da Fonseca - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2024632.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.