Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962940713009254pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, José Carlos Oliveira.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee2JUSTINO FILHO, José.-
dc.contributor.referee2IDJUSTINO FILHO, J.pt_BR
dc.contributor.referee2IDFILHO, JOSÉ JUSTINO.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425252130057715pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa contempla a análise da prática de leitura na educação de jovense adultos Brasil Alfabetizado no município de Cuité—PB, durante dois meses. Buscamos verificar como o trabalho docente influencia na aprendizagem dos alunos da EJA, visto que ainda há grande dificuldade de leitura. A metodologia partiu de observação direta nas aulas e de entrevista para professores, confrontando a teoria com a prática buscamos estabelecer as diretrizes que norteiam o trabalho dos docentes. A investigação mostrou que a teoria não condiz com a prática Vista em sala de aula, e ainda, que esta prática é concebida dentro de uma concepção de leitura decodificadora, onde as estratégias usadas são a seleção e inferência, o que leva apenas o aluno a decodificação do texto. O que nos faz concluir que a prática de leitura realizada pelos professores ainda está muito distante de práticas que levem os alunos a se tornarem leitores proficientes, ativos e críticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA questão da leitura no Programa Brasil Alfabetizado no município de Cuité: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis research includes the analysis of reading practice in the education of young people and adults in Brazil Literate in the municipality of Cuité—PB, for two months. We seek to verify how the teaching work influences the learning of EJA students, as there is still a large reading difficulty. The methodology was based on direct observation in classes and interviews for teachers, comparing theory with practice we seek to establish the guidelines that guide the work of teachers. The investigation showed that the theory does not match the practice seen in the classroom, and furthermore, that this practice is conceived within a of decoding reading, where the strategies used are selection and inference, which leads Only the student decodes the text. Which makes us conclude that reading practice carried out by teachers is still very far from practices that lead students to become proficient, active and critical readers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39867-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:24:03Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T14:24:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectPrograma Brasil Alfabetizadopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectAdult literacypt_BR
dc.subjectLiteracy Brazil Programpt_BR
dc.subjectlecturapt_BR
dc.subjectAlfabetización de adultospt_BR
dc.subjectPrograma de Alfabetización Brasilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Iandra Nadyedja Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe issue of reading in the Brasil Alfabetizado Program in the municipality of Cuité: a case study.pt_BR
dc.title.alternativeLa cuestión de la lectura en el Programa Brasil Alfabetizado en el municipio de Cuité: un estudio de caso.pt_BR
dc.identifier.citationDantas, Iandra Nadyedja Ferreira. A questão da leitura no Programa Brasil Alfabetizado no município de Cuité: um estudo de caso. 2013. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación incluye el análisis de la práctica lectora en la educación de jóvenes y adultos en Brasil. Alfabetizado en el municipio de Cuité—PB, durante dos meses. Buscamos verificar cómo el trabajo docente influye en el aprendizaje de los estudiantes de la EJA, ya que aún existe una gran dificultad de lectura. La metodología se basó en la observación directa en clases y entrevistas. Para los docentes, comparando la teoría con la práctica buscamos establecer los lineamientos que orientar el trabajo de los docentes. La investigación demostró que la teoría no coincide con la práctica vista en el aula, y además, que esta práctica se conciba dentro de un de decodificación de la lectura, donde las estrategias utilizadas son la selección y la inferencia, lo que conduce Sólo el alumno decodifica el texto. Lo que nos hace concluir que la práctica lectora llevada a cabo por los docentes aún está muy lejos de prácticas que lleven a los estudiantes a convertirse en lectores competentes, activos y críticos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IANDRA NADYEDJA FERREIRA DANTAS - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfIandra Nadyedja Ferreira Dantas - TCC Esp. em EJA com ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20137.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.