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Title: Comunicação de risco em tempo de pandemia: Uma análise do Twitter oficial de agência reguladora de vigilância sanitária brasileira.
Other Titles: Risk communication in times of pandemic: An analysis of the official Twitter account of a Brazilian health surveillance regulatory agency.
???metadata.dc.creator???: DESTRO, Paulo José.
GARIB, Patrícia Maria.
OLIVA, Eduardo de Camargo.
Keywords: Comunicação de risco;Pandemia de COVID-19 e comunicação;Twiter;ANVISA - Brasil;Comunicação de crise;Comunicação emergencial;Risk communication;COVID-19 pandemic and communication;ANVISA - Brazil;Crisis communication;Emergency communication
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DESTRO, Paulo José; GARIB, Patrícia Maria; OLIVA, Eduardo de Camargo. Comunicação de risco em tempo de pandemia: Uma análise do Twitter oficial de agência reguladora de vigilância sanitária brasileira. In: I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). Eixo Temático 4: Comunicação de Interesse Público. São Caetano do Sul, USCS Campina Grande - PB, UFCG 1., 2021. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. ISSN: 978-65-89001-07-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39849
???metadata.dc.description.resumo???: A Comunicação de Risco (CR) pode ser vista tanto como uma prática própria de ambientes organizacionais quanto um campo de estudo acadêmico (BOHOLM, 2019) e se encontra inserida dentro do campo da Comunicação de Interesse Público. Como prática, seu principal propósito é o de informar quanto aos riscos que se encontra exposta certa comunidade. Os acadêmicos, por sua vez, procuram compreender os efeitos desse tipo de comunicação sobre as audiências, e apresentam conceitos, modelos e recomendações sobre o tema. Diante dessas considerações, pergunta-se: a prática da CR durante o período de pandemia de Covid-19 realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por meio do Twitter correspondeu ao que preconiza as teorias da CR quanto ao seu impacto? Como objetivos temos: a) quantificar quanto da comunicação sobre a pandemia pelo Twitter realizada pela ANVISA no período de fato apresentou resposta social significativa, medida pelo engajamento; e b) identificar o quanto a comunicação da ANVISA pelo Twitter procurou causar um efeito de ampliação significativo quanto a pandemia em curso no período.
Keywords: Comunicação de risco
Pandemia de COVID-19 e comunicação
Twiter
ANVISA - Brasil
Comunicação de crise
Comunicação emergencial
Risk communication
COVID-19 pandemic and communication
ANVISA - Brazil
Crisis communication
Emergency communication
???metadata.dc.subject.cnpq???: Comunicação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39849
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