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dc.creator.IDSILVA, M. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724749577093962pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, N. C. C. de B.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, NATHANIELLY CYSTINE C.B.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315363248040926pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, A. T. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565834328174854pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Édija Anália Rodrigues de.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, E.A.R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043760665389361pt_BR
dc.description.resumoCompreender os desafios para a adesão à vacinação de lactentes na perspectiva de mães e/ou cuidadores e profissionais de saúde da família. Método: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. A amostra do estudo foi composta de 37 participantes, sendo 11 profissionais de saúde (cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem), nove agentes comunitários de saúde e 17 mães e/ou cuidadores. Fizeram parte da pesquisa as mães e/ou cuidadores de lactentes cadastrados em uma das USF do município e que tiveram condições para compreender e responder a entrevista. Fizeram parte ainda: profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem, e agentes comunitários de saúde que estavam atuando nas referidas unidades. Foram excluídas as mães e/ou cuidadores e profissionais de saúde que, após o agendamento, não compareceram à entrevista após três tentativas, que estivessem de férias ou afastado do serviço por algum motivo, para o caso dos profissionais. A coleta de dados foi realizada de janeiro a maio de 2024, por meio de entrevista guiada por um roteiro semiestruturado, as quais foram gravadas. Para processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7, alpha 2, a análise do texto foi feita pela Classificação Hierárquica Descendente proposta pelo método de Reinert, seguida da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obteve-se um corpus geral constituído por trinta e sete textos, separados em 704 Segmentos de Texto (ST), com aproveitamento de 611 STs (86,79%), para o qual emergiram 24752 ocorrências. No dendrograma, o corpus foi dividido em um subcorpus: Classe 6: Principais cuidados ou recomendações diante da vacinação, com 80 ST (13,9%) e que se dividiu, nas demais Classes englobando, Classe 1: Preocupação dos pais com o risco em relação a vacina, com 106 ST (17,35), 2: Disponibilidade vacinal na rotina da unidade, com 74 ST (12,11%), 3: Comunicação entre profissionais de saúde e comunidade, com 111 ST (18,17%), 4: Elemento estrutural que dificulta a vacinação, com 120 ST (19,64), 5: Necessidade de educação permanente, com 120 ST (19,64). Os resultados foram expressos em duas categorias: Categoria 1. Hesitação vacinal e estratégias para contribuir com a adesão; Categoria 2. Comunicação no processo de vacinação. Discussão: O estudo possibilitou compreender os desafios encontrados por mães e/ou cuidadores e profissionais de saúde para adesão vacinal em lactentes. Considerações Finais: Considera-se que os resultados podem contribuir para sensibilizar os profissionais de saúde e também os gestores acerca da necessidade de se adotar novas estratégias para adesão vacinal, realizadas educação em saúde para a população, educação permanente para os profissionais, a capacitação de novos profissionais para a sala de vacina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem de Saúde Públicapt_BR
dc.titleVacinação infantil e os desafios enfrentados para adesão na perspectiva de mães e/ou cuidadores e profissionais de saúde.pt_BR
dc.date.issued2024-10-01-
dc.description.abstractTo understand the challenges in adhering to infant vaccination from the perspective of mothers and/or caregivers and family health professionals. Method: This is an exploratory descriptive study, with a qualitative approach, supported by Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development. The study sample consisted of 37 participants, 11 health professionals (five nurses and six nursing technicians), nine community health agents and 17 mothers and/or caregivers. The research included mothers and/or caregivers of infants registered at one of the city's USF and who were able to understand and respond to the interview. The following were also part of: professional nurses and nursing technicians, and community health agents who were working in the aforementioned units. Mothers and/or caregivers and health professionals who, after scheduling, did not attend the interview after three attempts, who were on vacation or away from work for some reason, in the case of professionals, were excluded. Data collection was carried out from January to May 2024, through interviews guided by a semi-structured script, which were recorded. For data processing, the software Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, version 0.7, alpha 2, was used. Text analysis was carried out using the Descending Hierarchical Classification proposed by the Reinert method, followed by Bardin's content analysis. Results: A general corpus was obtained consisting of thirty-seven texts, separated into 704 Text Segments (ST), using 611 STs (86.79%), from which 24,752 occurrences emerged. In the dendrogram, the corpus was divided into a subcorpus: Class 6: Main precautions or recommendations regarding vaccination, with 80 ST (13.9%) and which was divided into the other Classes encompassing Class 1: Parental concern about the risk in relation to the vaccine, with 106 ST (17.35), 2: Vaccination availability in the unit's routine, with 74 ST (12.11%), 3: Communication between health professionals and the community, with 111 ST (18.17 %), 4: Structural element that makes vaccination difficult, with 120 ST (19.64), 5: Need for continuing education, with 120 ST (19.64). The results were expressed in two categories: Category 1. Vaccine hesitancy and strategies to contribute to adherence; Category 2. Communication in the vaccination process.Discussion: The study made it possible to understand the challenges faced by mothers and/or caregivers and health professionals regarding vaccination adherence in infants. Final Considerations: It is considered that the results can contribute to sensitizing health professionals and also managers about the need to adopt new strategies for vaccination adherence, providing health education for the population, continuing education for professionals, training of new professionals for the vaccination room.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39832-
dc.date.accessioned2025-01-02T14:39:50Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-01-02T14:39:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectHesitação vacinalpt_BR
dc.subjectVacinação infantil - estratégias de saúdept_BR
dc.subjectVacinação infantilpt_BR
dc.subjectVacinação - adesão - cuidadorespt_BR
dc.subjectVacinação - adesão - famíliapt_BR
dc.subjectVacinação - profissionais de saúdept_BR
dc.subjectVaccinationpt_BR
dc.subjectChild healthpt_BR
dc.subjectVaccine hesitancypt_BR
dc.subjectVaccination children - health strategiespt_BR
dc.subjectChildhood vaccinationpt_BR
dc.subjectVaccination - adherence - caregiverspt_BR
dc.subjectVaccination - adherence - familypt_BR
dc.subjectVaccination - professionals healthpt_BR
dc.subjectVacunaciónpt_BR
dc.subjectSalud infantilpt_BR
dc.subjectVacilación ante las vacunaspt_BR
dc.subjectVacunación niños - estrategias de saludpt_BR
dc.subjectVacunación infantilpt_BR
dc.subjectVacunación - adherencia - cuidadorespt_BR
dc.subjectVacunación - adherencia - familiapt_BR
dc.subjectVacunación - profesionales saludpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Marcos Gonçalves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildhood vaccination and the challenges faced in terms of adherence from the perspective of mothers and/or caregivers and health professionals.pt_BR
dc.title.alternativeLa vacunación infantil y los desafíos para la adherencia en perspectiva de madres y/o cuidadores y profesionales de la salud.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Gonçalves da. Vacinação infantil e os desafios enfrentados para adesão na perspectiva de mães e/ou cuidadores e profissionais de saúde. 2024. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39832pt_BR
dc.description.resumenComprender los desafíos de adherirse a la vacunación infantil desde la perspectiva de las madres y/o cuidadores y profesionales de la salud familiar. Método: Este es un estudio descriptivo. exploratorio, con un enfoque cualitativo, sustentado en la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano Bronfenbrenner. La muestra del estudio estuvo compuesta por 37 participantes, 11 de los cuales profesionales de la salud (cinco enfermeros y seis técnicos de enfermería), nueve agentes salud comunitaria y 17 madres y/o cuidadores. En la investigación participaron madres y/o cuidadores. de infantes registrados en alguna de las USF del municipio y que lograron comprender y contestar la entrevista. También participaron: profesionales de enfermería y técnicos de enfermería, y agentes comunitarios de salud que se encontraban laborando en las unidades antes mencionadas. Quedaron excluidos madres y/o cuidadores y profesionales de la salud que, luego de agendar, no asistieron a la entrevista después de tres intentos, que estaban de vacaciones o fuera del trabajo por algún motivo, para profesionales. La recolección de datos se realizó de enero a mayo de 2024, mediante entrevista guiada por un guión semiestructurado, las cuales fueron grabadas. Para procesamiento Para los datos se utilizó el software Interface de R pour les Analyse Multidimensionnelles de Textes. et de Questionnaires, versión 0.7, alfa 2, el análisis de texto se realizó mediante Clasificación Jerárquica Descendente propuesto por el método de Reinert, seguido del análisis de contenido de Bardin. Resultados: Se obtuvo un corpus general compuesto por treinta y siete textos, separados en 704 Segmentos de Texto (ST), con el uso de 611 ST (86,79%), de los cuales surgieron 24752 ocurrencias. En el dendrograma, el corpus se dividió en un subcorpus: Clase 6: Atención principal o recomendaciones en materia de vacunación, con 80 ST (13,9%) y que se dividió en las demás Clases englobando, Clase 1: Preocupación de los padres por el riesgo en relación con la vacuna, con 106 ST (17,35), 2: Disponibilidad de vacunación en la rutina de la unidad, con 74 ST (12,11%), 3: Comunicación entre profesionales de la salud y comunidad, con 111 ST (18,17%), 4: Elemento estructural que dificulta vacunación, con 120 ST (19,64), 5: Necesidad de educación continua, con 120 ST (19,64). Tú Los resultados se expresaron en dos categorías: Categoría 1. Renuencia a la vacuna y estrategias para contribuir a la membresía; Categoría 2. Comunicación en el proceso de vacunación. Discusión: El estudio permitió comprender los desafíos que enfrentan las madres y/o cuidadores y profesionales de la salud para la adherencia a la vacunación en lactantes. Consideraciones finales: Se considera que los resultados pueden contribuir a sensibilizar a los profesionales y gestores de la salud sobre la necesidad de adoptar nuevas estrategias para la adherencia a la vacunación, brindar educación sanitaria a la población, educación permanente para profesionales, formación de nuevos profesionales para el vacuna.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

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