Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39817
Title: | Relato de experiência da monitoria em zoologia dos invertebrados. |
Other Titles: | Experience report on monitoring in invertebrate zoology. Informe de experiencia sobre seguimiento en zoología de invertebrados. |
???metadata.dc.creator???: | SENA, Maria das Dores Sousa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Michelle Gomes Santos |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CHAVES, Márcio Frazão. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias. |
Keywords: | Zoologia;Zoologia dos invertebrados;Ciências biológicas;Zoologia - licenciatura;Zoologia dos invertebrados – monitoria;Zoology;Invertebrate zoology;Biological sciences;Zoology - degree;Invertebrate zoology – monitoring;Zoología - grado;Zoología de invertebrados – seguimiento |
Issue Date: | 4-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SENA, Maria Das Dores Sousa. Relato de experiência da monitoria em zoologia dos invertebrados. 2024. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O programa de monitorias acadêmicas funciona como uma atividade de apoio pedagógico que abrange diretamente os discentes, monitores e professores a fim de levar o desenvolvimento das disciplinas, bem como facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Relatar a experiência de uma monitora em Zoologia dos Invertebrados (I e II), a partir da prática formativa junto a turmas dos primeiros e segundos períodos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O relato de experiência a partir da perspectiva metodológica, se enquadra como uma forma de narrativa, onde o autor narra através da escrita, uma experiência vivenciada a partir de observações subjetivas e objetivas, a partir da problematização, intervenções e técnicas aplicadas. A experiência aqui relatada, ocorreu entre os meses de novembro a abril de 2022, durante as disciplinas de Zoologia dos Invertebrados I (semestre 2021.1) e entre os meses de março de 2023 a junho de 2023 de Zoologia dos Invertebrados II (semestre 2022.2). Dentre os principais relatos, discutimos que a monitoria agrega na minha formação discente, contribui com meu engajamento com outros alunos e me proporciona experiências de incentivo a minha formação acadêmica, promovendo autonomia na orientação de conteúdos a outros discentes, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal, contribuindo ainda, na melhoria do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Consideramos que a monitoria acadêmica se destaca como propulsora e fortalecedora de tal processo, sendo mais um espaço de construção coletiva do conhecimento, rompendo com os padrões tradicionais de ensino (verticalização e educação depositária). |
Abstract: | The academic tutoring program works as a pedagogical support activity that directly involves students, tutors and teachers in order to promote the development of the disciplines, as well as to facilitate the teaching and learning process. To report the experience of a tutor in Invertebrate Zoology (I and II), based on the training practice with classes in the first and second periods of the Bachelor's Degree in Biological Sciences at the Center for Education and Health (CES), at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). The experience report from the methodological perspective is framed as a form of narrative, where the author narrates through writing, an experience lived from subjective and objective observations, from the problematization, interventions and techniques applied. The experience reported here took place between November and April 2022, during the Invertebrate Zoology I (semester 2021.1) and Invertebrate Zoology II (semester 2022.2) courses between March 2023 and June 2023. Among the main reports, we discuss that the monitoring adds to my student education, contributes to my engagement with other students and provides me with experiences that encourage my academic education, promoting autonomy in the guidance of content to other students, both academically and personally, also contributing to the improvement of the Bachelor's Degree in Biological Sciences course. We consider that academic monitoring stands out as a driver and strengthener of such a process, being another space for the collective construction of knowledge, breaking with traditional teaching patterns (verticalization and depository education). |
???metadata.dc.description.resumen???: | El programa de seguimiento académico funciona como una actividad de apoyo pedagógico que cubre directamente a estudiantes, monitores y profesores con el fin de liderar el desarrollo de las materias, así como facilitar el proceso de enseñanza y aprendizaje. Reportar la experiencia de un monitor en Zoología de Invertebrados (I y II), basado en la práctica formativa con clases del primer y segundo periodo de la Licenciatura en Ciencias Biológicas en la Centro de Educación y Salud (CES), de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG). EL relato de experiencia desde la perspectiva metodológica, encaja como una forma de narrativa, donde el autor narra a través de la escritura, una experiencia vivida desde observaciones subjetivas y objetivas, basadas en problematización, intervenciones y técnicas. aplicado. La experiencia aquí reportada tuvo lugar entre los meses de noviembre a abril de 2022, durante las materias de Zoología de Invertebrados I (semestre 2021.1) y entre los meses de Marzo 2023 a junio 2023 de Zoología de Invertebrados II (semestre 2022.2). entre los En los principales informes, comentamos que el seguimiento suma a mi formación estudiantil, contribuye con mi compromiso con otros estudiantes y me brinda experiencias que alientan mi formación académica, promoviendo la autonomía en la orientación de contenidos a otros estudiantes, tanto a nivel académico como personal, contribuyendo además a la mejora del Licenciatura en Ciencias Biológicas. Consideramos que destaca el seguimiento académico como impulsor y fortalecedor de dicho proceso, siendo un espacio más de construcción colectiva del conocimiento, rompiendo con los patrones tradicionales de enseñanza (verticalización y depositario). |
Keywords: | Zoologia Zoologia dos invertebrados Ciências biológicas Zoologia - licenciatura Zoologia dos invertebrados – monitoria Zoology Invertebrate zoology Biological sciences Zoology - degree Invertebrate zoology – monitoring Zoología - grado Zoología de invertebrados – seguimiento |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Zoologia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39817 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DAS DORES SOUSA SENA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdf | Maria das Dores Sousa Sena - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2024 | 504.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.