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Title: Prática assistencial da equipe de saúde durante os cuidados ao neonato na sala de parto.
Other Titles: Healthcare team's care practice during newborn care in the delivery room.
Práctica de cuidados del equipo de salud durante la atención al recién nacido. en la sala de partos.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Naiany Queiroz da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
Keywords: Enfermagem pediátrica;Neonatologia;Sala de parto;Neonato – sala de parto;Cuidados com neonato;Neonato – prática assistencial;Classificação hierárquica descendente;Pediatric nursing;Neonatology;Delivery room;Neonate – delivery room;Neonate care;Neonate – care practice;Descending hierarchical classification;Enfermería pediátrica;Recién nacido – sala de partos;Neonato – práctica asistencial;Clasificación jerárquica descendente
Issue Date: 1-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Naiany Queiroz da. Prática assistencial da equipe de saúde durante os cuidados ao neonato na sala de parto. 2024. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39765
???metadata.dc.description.resumo???: Conhecer a prática assistencial da equipe de saúde durante os cuidados ao neonato na sala de parto. Método: Estudo qualitativo, descritivo observacional, realizado com 18 profissionais de saúde vinculados à assistência ao neonato, desenvolvida em uma unidade hospitalar Regional na Paraíba, no período de maio a junho de 2024. Os critérios de inclusão foram: todos os profissionais da saúde diretamente envolvidos na assistência ao recém-nascido na sala de parto; e de exclusão: profissionais que não compareçam à entrevista após três agendamentos consecutivos, e aqueles que estiverem de férias e/ou licença no momento da coleta de dados. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram processados no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq), cuja análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), seguida da Análise de Conteúdo de Bardin. O referido projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, sob parecer no 6.699.794, e CAAE: 77262523.9.0000.0154. Resultados: No dendrograma, a temática analisada obteve dois eixos, A e B. O A apresenta uma ramificação composta pelas classes 6, com 50 ST (16,23%) e 1, com 60 ST (19,48%). O eixo B apresenta duas ramificações e uma das ramificações apresenta ainda sub ramificações, sendo a primeira composta pelas classes 5, com 39 ST (12,66%) e 4, com 61 ST (19,81%) e a segunda composta pelas classes 3, com 52 ST (16,88%) e 2, com 46 ST (14,94%). Na sequência, foram elencadas duas categorias temáticas: Fragilidades da equipe na organização, avaliação e execução dos cuidados ao neonato; e Entraves para a assistência qualificada ao neonato. Conclusão: Foi possível compreender que a prática assistencial da equipe de saúde durante os cuidados ao neonato na sala de parto, possui uma série de fragilidades relacionadas ao conhecimento dos profissionais tanto para a assistência aos neonatos com boa vitalidade como para os com necessidade de reanimação. Sugerindo, realização de estudos mais amplos, bem como, a implementação de programas de capacitações, adesão de protocolos institucionais norteadores de cuidados imediatos, mediato e com necessidade de reanimação.
Abstract: To understand the healthcare team's care practice during newborn care in the delivery room. Method: Qualitative, descriptive, observational study, carried out with 18 healthcare professionals linked to neonatal care, developed in a regional hospital unit in Paraíba, from May to June 2024. The inclusion criteria were: all healthcare professionals directly involved in newborn care in the delivery room; and exclusion criteria: professionals who do not attend the interview after three consecutive appointments, and those who are on vacation and/or leave at the time of data collection. A semi-structured interview script was used for data collection. The data were processed using the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq), whose textual analysis occurred through the Descending Hierarchical Classification (CHD), followed by Bardin's Content Analysis. The aforementioned research project was approved by the Human Research Ethics Committee of the Center for Education and Health of the Federal University of Campina Grande, under opinion no. 6,699,794, and CAAE: 77262523.9.0000.0154. Results: In the dendrogram, the analyzed theme obtained two axes, A and B. A presents a branch composed of classes 6, with 50 ST (16.23%) and 1, with 60 ST (19.48%). Axis B has two branches and one of the branches also has sub-branches, the first being composed of classes 5, with 39 ST (12.66%) and 4, with 61 ST (19.81%) and the second composed of classes 3, with 52 ST (16.88%) and 2, with 46 ST (14.94%). Next, two thematic categories were listed: Weaknesses of the team in the organization, evaluation and execution of care for the newborn; and Obstacles to qualified care for the newborn. Conclusion: It was possible to understand that the care practice of the health team during care for the newborn in the delivery room has a series of weaknesses related to the knowledge of the professionals both for the care of newborns with good vitality and for those in need of resuscitation. Suggesting the carrying out of broader studies, as well as the implementation of training programs, adherence to institutional protocols guiding immediate, mediate and in need of resuscitation care.
???metadata.dc.description.resumen???: Comprender la práctica asistencial del equipo de salud durante la atención al recién nacido. en la sala de partos. Método: Estudio observacional cualitativo, descriptivo, realizado con 18 profesionales de la salud vinculados a la atención del recién nacido, desarrollados en una unidad Hospital regional de Paraíba, de mayo a junio de 2024. Criterios de inclusión fueron: todos los profesionales de la salud directamente involucrados en la atención del recién nacido en la sala de partos; y exclusión: profesionales que no acuden a la entrevista después de tres citas consecutivas, y aquellos que se encuentren de vacaciones y/o salgan al momento de recopilación de datos. Para la recolección de datos se utilizó una guía de entrevista semiestructurada. Tú Los datos fueron procesados ​​en el software Interface de R pour les Analyse Multidimensionnelles. de Textes et de Questionnaires (Iramuteq), cuyo análisis textual se produjo a través de Clasificación Jerárquica Descendente (CHD), seguida de Análisis de Contenido Bardin. EL Dicho proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación con Seres Humanos Recursos Humanos del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, bajo dictamen nº 6.699.794, y CAAE: 77262523.9.0000.0154. Resultados: En el dendrograma, el tema analizado tuvo dos ejes, A y B. A presenta una rama compuesta por los clases 6, con 50 ST (16,23%) y 1, con 60 ST (19,48%). El eje B tiene dos ramas. y una de las ramas también tiene subramas, estando compuesta la primera por las clases 5, con 39 ST (12,66%) y 4, con 61 ST (19,81%) y la segunda compuesta por las clases 3, con 52 ST (16,88%) y 2, con 46 ST (14,94%). A continuación, se enumeraron dos categorías. temas: Debilidades del equipo en la organización, evaluación y ejecución de la atención al neonato; y Barreras a la atención calificada para los recién nacidos. Conclusión: era posible entender que la práctica asistencial del equipo de salud durante la atención al recién nacido en sala de partos, presenta una serie de debilidades relacionadas con el conocimiento de los profesionales tanto para la asistencia a recién nacidos con buena vitalidad como a aquellos que necesitan resucitación. Sugiriendo la realización de estudios más amplios, así como la implementación de programas de capacitación, adherencia a protocolos institucionales que orientan la atención inmediato, inmediato y con necesidad de reanimación.
Keywords: Enfermagem pediátrica
Neonatologia
Sala de parto
Neonato – sala de parto
Cuidados com neonato
Neonato – prática assistencial
Classificação hierárquica descendente
Pediatric nursing
Neonatology
Delivery room
Neonate – delivery room
Neonate care
Neonate – care practice
Descending hierarchical classification
Enfermería pediátrica
Recién nacido – sala de partos
Neonato – práctica asistencial
Clasificación jerárquica descendente
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem pediátrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39765
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