Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39753
Title: | Uma proposta de ensino de matrizes usando recursos tecnológicos. |
Other Titles: | A proposal for teaching matrices using technological resources. |
???metadata.dc.creator???: | GOMES, Ruth Micaely de Figueiredo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BERNARDO, Leomaques Francisco Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MACÊDO , Maria Joseane Felipe Guedes. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva. |
Keywords: | Matrizes - matemática;Sequências didáticas;Recursos tecnológicos;Ensino de matemática;Matrices – mathematics;Didactic sequences;Technological resources;Teaching mathematics |
Issue Date: | 2-Aug-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GOMES, Ruth Micaely de Figueiredo. Uma proposta de ensino de matrizes usando recursos tecnológicos. 2024. 170 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho pretendeu-se explorar a importância e a eĄcácia dos Recursos Tecno lógicos no Ensino de Matrizes através de Sequncias Didáticas. A motivação do nosso estudo partiu de ver tamanha relevância desse conteúdo no Ensino de Matemática e da inquietação, enquanto professora da Educação Básica, da não obrigatoriedade deste conteúdo no contexto da Base Nacional Comum Curricular Ű BNCC. Deste modo, surgiu como problema norteador: Como o uso de recursos tecnológicos através de sequncias didáticas podem favorecer o ensino e a aprendizagem de matrizes no ensino médio? Delimitou-se como objetivo principal analisar o impacto do uso de recursos tecnológicos através de sequncias didáticas no ensino e na aprendizagem de matrizes, utilizando ferramentas tecnológicas modernas para facilitar o aprendizado. A meto dologia de trabalho envolveu a criação de sequncias didáticas que integrou o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar o conceito de matrizes. As sequncias didáticas foram projetadas para serem interativas, envolventes e centradas no aluno, promovendo um ambiente de aprendizado ativo. A proposta foi implementada em uma disciplina eletiva do ensino médio em uma turma de 2º ano, permitindo Ćexibilidade no currículo e abordagem pedagógica. Espera-se que a im plementação dessa proposta não só melhore a compreensão dos alunos sobre matrizes, mas também desenvolva suas habilidades de pensamento crítico e resolução de proble mas. Além disso, o uso de TDICs pode preparar os alunos para o mundo digital e aumentar sua competncia digital. Desta forma, destacamos o papel fundamental que a Tecnologia pode desempenhar na melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática. |
Abstract: | This work intended to explore the importance and efectiveness of Technological Re sources in Matrices Teaching through Didactic Sequences. The motivation for our study came from seeing such relevance of this content in Mathematics Teaching and from the concern, as a Basic Education teacher, to see the non-obligation of this content in the context of the National Common Curricular Base Ű BNCC. Thus, the guiding prob lem emerged: How can the use of technological resources through didactic sequences favor the teaching and learning of matrices in high school? The main objective was to analyze the impact of the use of technological resources through didactic sequences in teaching and learning matrices, using modern technological tools to facilitate learn ing. The work methodology involved the creation of didactic sequences that integrated the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) to teach the concept of matrices. The teaching sequences are designed to be interactive, engaging and student-centered, promoting an active learning environment. The proposal was implemented in a high school elective course in a 2nd year class, allowing Ćexibility in the curriculum and pedagogical approach. It is expected that the implementation of this proposal will not only improve studentsŠ understanding of matrices, but also de velop their critical thinking and problem-solving skills. Furthermore, the use of TDICs can prepare students for the digital world and increase their digital competence. In this way, we highlight the fundamental role that Technology can play in improving the teaching and learning of Mathematics. |
Keywords: | Matrizes - matemática Sequências didáticas Recursos tecnológicos Ensino de matemática Matrices – mathematics Didactic sequences Technological resources Teaching mathematics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Matemática. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39753 |
Appears in Collections: | Mestrado em Matemática. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RUTH MICAELY DE FIGUEIREDO GOMES - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2024.pdf | 8.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.