Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, Daniel Vasconcelos.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8558548502675152pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDDE MEDEIROS, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7268744971022470pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Priscila da Silva.-
dc.contributor.referee2FREITAS, Heron Neves de.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, H. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso teve como proposta investigar as concepções de uma turma de estudantes da 3a série da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada no município de Cuité, Paraíba, acerca do ensino de Física. Para alcançarmos este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de um questionário com 14 questões que forneceram informações quantitativas e qualitativas. Como resultado, conseguimos traçar um perfil geral dos estudantes entrevistados sobre assuntos como: se gostam do lugar onde estudam; se gostam de estudar e se consideram a Física uma disciplina relevante, etc. Sobre as aulas de Física, os estudantes mostraram satisfação, tendo em vista que a professora de Física da escola tem um repertório bastante variado, fazendo uso de práticas experimentais, dinâmicas, além de ter uma excelente didática e domínio do conteúdo. Um resultado bastante positivo, indo na contra mão do que encontramos na literatura sobre o ensino de Física. De modo que surgem novas questões que podem ser objetos de estudos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleAs concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano.pt_BR
dc.date.issued2024-09-11-
dc.description.abstractThis course conclusion work aimed to investigate the conceptions of a class of 3rd grade students at ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, located in the municipality of Cuité, Paraíba, regarding the teaching of Physics. To achieve this objective, field research was carried out using a questionnaire with 14 questions that provided quantitative and qualitative information. As a result, we were able to draw a general profile of the students interviewed on topics such as: whether they like the place where they study; if they enjoy studying and consider Physics to be a relevant subject, etc. Regarding the Physics classes, the students showed satisfaction, considering that the school's Physics teacher has a very varied repertoire, making use of experimental, dynamic practices, in addition to having excellent teaching skills and mastery of the content. A very positive result, going against what we find in the literature on Physics teaching. Therefore, new questions arise that can be objects of future studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692-
dc.date.accessioned2024-12-26T12:05:44Z-
dc.date.available2024-12-26-
dc.date.available2024-12-26T12:05:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectFísica - formação docentept_BR
dc.subjectFísica - educação básicapt_BR
dc.subjectFísica - percepção discente - ensinopt_BR
dc.subjectCurimataú paraíbano - ensino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - teacher trainingpt_BR
dc.subjectPhysics - basic educationpt_BR
dc.subjectPhysics - student perception - teachingpt_BR
dc.subjectCurimataú Paraíba - teaching physicspt_BR
dc.subjectEnseñanza de la físicapt_BR
dc.subjectFísica - docenciapt_BR
dc.subjectFísica - formación del profesoradopt_BR
dc.subjectFísica - educación básicapt_BR
dc.subjectFísica - percepción de los estudiantes - enseñanzapt_BR
dc.subjectCurimataú Paraíba - enseñanza de la físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Daniel Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudents' conceptions about physics teaching: a study of case in a public school in Curimataú, Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeConcepciones de los estudiantes sobre la enseñanza de la física: un estudio de Caso en una escuela pública de Curimataú, Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Daniel Vasconcelos. As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano. 2024. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo de conclusión del curso tuvo como objetivo investigar los conceptos de una clase de estudiantes de 3er grado Serie ECIT Periodista José Itamar da Rocha Cândido, ubicada en el municipio de Cuité, Paraíba, sobre la enseñanza de la Física. Para lograr este objetivo se realizó una investigación de campo, con el uso de un cuestionario con 14 preguntas que proporcionaban información cuantitativa y cualitativa. Como resultado, pudimos trazar un perfil general de la estudiantes entrevistados sobre temas como: si les gusta el lugar donde estudian; si les gusta estudiar y consideran la Física como una materia relevante, etc. En En las clases de física, los estudiantes mostraron satisfacción, considerando que la El profesor de Física de la escuela dispone de un repertorio muy variado, haciendo uso de prácticas experimentales y dinámicas, además de tener excelentes habilidades docentes y dominio de contenido. Un resultado muy positivo, en contra de lo que encontramos. en la literatura sobre la enseñanza de la Física. Entonces surgen nuevas preguntas que pueden ser objeto de futuros estudios.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL VASCONCELOS PEREIRA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2024.pdfDaniel Vasconcelos Pereira - TCC Licenciatura em Física CES 2024683.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.