Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEREIRA, Daniel Vasconcelos. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8558548502675152 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MEDEIROS, Fábio Ferreira de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | DE MEDEIROS, F. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Priscila da Silva. | - |
dc.contributor.referee2 | FREITAS, Heron Neves de. | - |
dc.contributor.referee2ID | FREITAS, H. N. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso teve como proposta investigar as concepções de uma turma de estudantes da 3a série da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada no município de Cuité, Paraíba, acerca do ensino de Física. Para alcançarmos este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de um questionário com 14 questões que forneceram informações quantitativas e qualitativas. Como resultado, conseguimos traçar um perfil geral dos estudantes entrevistados sobre assuntos como: se gostam do lugar onde estudam; se gostam de estudar e se consideram a Física uma disciplina relevante, etc. Sobre as aulas de Física, os estudantes mostraram satisfação, tendo em vista que a professora de Física da escola tem um repertório bastante variado, fazendo uso de práticas experimentais, dinâmicas, além de ter uma excelente didática e domínio do conteúdo. Um resultado bastante positivo, indo na contra mão do que encontramos na literatura sobre o ensino de Física. De modo que surgem novas questões que podem ser objetos de estudos futuros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.title | As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-09-11 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work aimed to investigate the conceptions of a class of 3rd grade students at ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, located in the municipality of Cuité, Paraíba, regarding the teaching of Physics. To achieve this objective, field research was carried out using a questionnaire with 14 questions that provided quantitative and qualitative information. As a result, we were able to draw a general profile of the students interviewed on topics such as: whether they like the place where they study; if they enjoy studying and consider Physics to be a relevant subject, etc. Regarding the Physics classes, the students showed satisfaction, considering that the school's Physics teacher has a very varied repertoire, making use of experimental, dynamic practices, in addition to having excellent teaching skills and mastery of the content. A very positive result, going against what we find in the literature on Physics teaching. Therefore, new questions arise that can be objects of future studies. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692 | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T12:05:44Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26 | - |
dc.date.available | 2024-12-26T12:05:44Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - formação docente | pt_BR |
dc.subject | Física - educação básica | pt_BR |
dc.subject | Física - percepção discente - ensino | pt_BR |
dc.subject | Curimataú paraíbano - ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Physics - teaching | pt_BR |
dc.subject | Physics - teacher training | pt_BR |
dc.subject | Physics - basic education | pt_BR |
dc.subject | Physics - student perception - teaching | pt_BR |
dc.subject | Curimataú Paraíba - teaching physics | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de la física | pt_BR |
dc.subject | Física - docencia | pt_BR |
dc.subject | Física - formación del profesorado | pt_BR |
dc.subject | Física - educación básica | pt_BR |
dc.subject | Física - percepción de los estudiantes - enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Curimataú Paraíba - enseñanza de la física | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Daniel Vasconcelos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Students' conceptions about physics teaching: a study of case in a public school in Curimataú, Paraíba. | pt_BR |
dc.title.alternative | Concepciones de los estudiantes sobre la enseñanza de la física: un estudio de Caso en una escuela pública de Curimataú, Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Daniel Vasconcelos. As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano. 2024. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. | pt_BR |
dc.description.resumen | Este trabajo de conclusión del curso tuvo como objetivo investigar los conceptos de una clase de estudiantes de 3er grado Serie ECIT Periodista José Itamar da Rocha Cândido, ubicada en el municipio de Cuité, Paraíba, sobre la enseñanza de la Física. Para lograr este objetivo se realizó una investigación de campo, con el uso de un cuestionario con 14 preguntas que proporcionaban información cuantitativa y cualitativa. Como resultado, pudimos trazar un perfil general de la estudiantes entrevistados sobre temas como: si les gusta el lugar donde estudian; si les gusta estudiar y consideran la Física como una materia relevante, etc. En En las clases de física, los estudiantes mostraron satisfacción, considerando que la El profesor de Física de la escuela dispone de un repertorio muy variado, haciendo uso de prácticas experimentales y dinámicas, además de tener excelentes habilidades docentes y dominio de contenido. Un resultado muy positivo, en contra de lo que encontramos. en la literatura sobre la enseñanza de la Física. Entonces surgen nuevas preguntas que pueden ser objeto de futuros estudios. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIEL VASCONCELOS PEREIRA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2024.pdf | Daniel Vasconcelos Pereira - TCC Licenciatura em Física CES 2024 | 683.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.