Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39681
Title: | Estratégias didáticas para o ensino de fungos em uma escola pública no município de Picuí - PB. |
Other Titles: | Estratégias didáticas para o ensino de fungos em uma escola pública no município de Picuí - PB. Estrategias didácticas para la enseñanza de hongos en una escuela pública de Brasil. municipio de Picuí - PB. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Moniele Costa de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | NURIT-SILVA, Kiriaki. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SANTOS, Carlos Alberto Garcia. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LOPES, Marcus José Conceição. |
Keywords: | Fungo;Atividade lúdica;Ensino de biologia;Fungi;Práticas pedagógicas;Fungo – ensino;Fungo – ensino – escola pública – Picuí;Fungus;Playful activity;Biology teaching;Practices pedagogical;Practices pedagogical;Fungus – teaching – public school – Picuí;Hongo;Actividad lúdica;Enseñanza de la biología;Prácticas pedagógico;Hongo – enseñanza;Hongo – enseñanza – escuela pública – Picuí |
Issue Date: | 3-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Moniele Costa de. Estratégias didáticas para o ensino de fungos em uma escola pública no município de Picuí - PB. 2024. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os fungos são organismos eucarióticos muito diversificados, e que desempenham papéis importantes em diversas áreas das atividades humanas, com aplicabilidade econômica, industrial (alimentação humana, indústria farmacêutica), além de seu importante papel ecológico, atuando na ciclagem dos nutrientes. No âmbito escolar, entretanto, esse tema é tratado na disciplina de Biologia no ensino médio em pouco tempo e de forma vaga, sendo notório a dificuldade dos professores de desenvolverem estratégias metodológicas que facilitem a aprendizagem. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento e desenvolver uma sequência didática sobre OS fungos com alunos do 2o ano do ensino médio de uma escola pública no município de Picuí- PB, com o intuito de melhorar o processo aprendizagem de Biologia. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, com uma amostra de 24 alunos de uma turma do 2o ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Felipe Tiago Gomes, localizada no município de Picuí-PB. A construção e execução do projeto ocorreu em cinco etapas: questionário prévio; aula expositivo- dialogada; aula prática; aplicação de jogo didático, e um questionário avaliativo final. Durante a aplicação da sequência didática, foi visível o pouco conhecimento dos alunos a respeito dos fungos, classificando-os erroneamente, e relacionando a importância destes organismos a aspectos negativos. No entanto, participaram de forma ativa e demonstraram o interesse nas atividades desenvolvidas. Ao fim da sequência, foi possível observar a mudança de percepção e narrativa dos alunos em relação ao conhecimento sobre os fungos, pois em seus discursos passaram a citar formas de utilização, importância em várias áreas, com destaque a importância ambiental, demonstrando assim a importância dos fungos na sociedade e meio ambiente. Dessa maneira, acredita-se que o planejamento e organização das atividades possibilitou uma interligação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos aprendidos. Acredita-se que o ensino de fungos necessita de uma revisão constante, das estratégias metodológicas utilizadas, com a inserção de atividades que ampliem este ensino visando realizar uma contextualização dos conteúdos, ou seja, proporcionar uma maior aproximação deste com a realidade do aluno. |
Abstract: | Fungi are highly diverse eukaryotic organisms that play significant roles in various areas of human activity, including economic and industrial applications (human nutrition, pharmaceutical industry), in addition to their critical ecological function in nutrient cycling. However, within the educational context, this subject is addressed briefly and vaguely in high school biology classes, highlighting the difficulties teachers face in developing methodological strategies that facilitate the teaching- learning process. In light of this, the present study aims to investigate the knowledge of fungi and to develop a didactic sequence concerning the Fungi kingdom for second-year high school students at a public school in Picuí, PB, with the goal of enhancing the biology teaching-learning process. To achieve this, a qualitative and quantitative study was conducted with a sample of 24 students from a second-year class at E.E.E.F.M. Felipe Tiago Gomes, located in Picuí, PB. The construction and execution of the project unfolded in five stages: a preliminary questionnaire; an expository- dialogical lesson; a practical lesson; the implementation of an educational game; and a final evaluative questionnaire. During the execution of the didactic sequence, it became evident that students possessed limited knowledge about fungi, often misclassifying them and associating their significance solely with negative aspects. Nonetheless, they engaged actively and demonstrated interest in the activities undertaken. By the conclusion of the sequence, a noticeable change in students' perceptions and narratives regarding fungi was observed, as they began to mention various applications and the importance of these organisms, particularly emphasizing their environmental significance. This underscores the role of fungi in society and the environment. Therefore, it is believed that the planning and organization of the activities facilitated a connection between the students' prior knowledge and the newly acquired knowledge. It is further asserted that the teaching of fungi requires continuous review of the methodological strategies employed, incorporating activities that broaden this instruction to better contextualize content and thus enhance its relevance to students' realities. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Los hongos son organismos eucariotas muy diversos que desempeñan funciones importantes. importante en diferentes áreas de las actividades humanas, siendo económica, industrial (alimentación humana, industria farmacéutica), además de su importante papel ecológico, actuando en ciclo de nutrientes. En el colegio, sin embargo, este tema se aborda en la asignatura de Biología. en el bachillerato en poco tiempo y de forma vaga, siendo notoria la dificultad de los profesores de bachillerato. Desarrollar estrategias metodológicas que faciliten el aprendizaje. En vista de lo anterior, este El trabajo tiene como objetivo investigar conocimientos y desarrollar una secuencia didáctica sobre Hongos con alumnos de 2do año de secundaria de un colegio público del municipio de Picuí- PB, con el objetivo de mejorar el proceso de aprendizaje de Biología. Para ello, un estudio con enfoque cualitativo y cuantitativo, con una muestra de 24 estudiantes de una clase de 2do grado año de secundaria en la E.E.E.F.M. Felipe Tiago Gomes, ubicado en el municipio de Picuí-PB. EL La construcción y ejecución del proyecto se desarrolló en cinco etapas: cuestionario preliminar; clase expositiva- dialogado; clase práctica; aplicación de un juego didáctico, y un cuestionario de evaluación final. durante el aplicación de la secuencia didáctica, se hizo visible el poco conocimiento de los estudiantes sobre los hongos, clasificarlos erróneamente y relacionar la importancia de estos organismos con aspectos negativos. Sin embargo, participaron activamente y demostraron interés en las actividades. desarrollado. Al final de la secuencia, se pudo observar el cambio de percepción y narrativa del estudiantes en relación con el conocimiento sobre los hongos, ya que en sus discursos comenzaron a citar formas de uso, importancia en varias áreas, con énfasis en la importancia ambiental, demostrando de ahí la importancia de los hongos en la sociedad y el medio ambiente. De esta manera, se cree que el La planificación y organización de actividades permitió una interconexión entre el conocimiento. antecedentes y conocimientos adquiridos de los estudiantes. Se cree que la enseñanza de los hongos requiere de una revisión constante, de las estrategias metodológicas utilizadas, con la inserción de actividades que amplían esta enseñanza con el fin de contextualizar el contenido, es decir, proporcionar una mayor aproximación de éste con la realidad del estudiante. |
Keywords: | Fungo Atividade lúdica Ensino de biologia Fungi Práticas pedagógicas Fungo – ensino Fungo – ensino – escola pública – Picuí Fungus Playful activity Biology teaching Practices pedagogical Practices pedagogical Fungus – teaching – public school – Picuí Hongo Actividad lúdica Enseñanza de la biología Prácticas pedagógico Hongo – enseñanza Hongo – enseñanza – escuela pública – Picuí |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Biológicas |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39681 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONIELE COSTA DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdf | Moniele Costa de Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2024 | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.