Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, P. I. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005043363030992pt_BR
dc.contributor.advisor1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/59343352258718pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee2BELMINO, José Francisdavid Barbosa.-
dc.contributor.referee2IDBELMINO, J. F. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898054451569574pt_BR
dc.description.resumoA Etnozoologia é uma área da Zoologia que aborda as relações entre os seres humanos e os animais, evidenciando o conhecimento que cada população possui no que se refere às demais espécies. Embora a Etnozoologia seja uma área ampla de conhecimento, na educação existem problemas que dificultam o ensino- aprendizagem da Zoologia, como por exemplo, assuntos distantes da realidade dos estudantes. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo descrever as experiências vivenciadas acerca das percepções etnozoológicas sobre os animais da caatinga durante o Projeto de Extensão " Vamos Bio(cordear): olhares da literatura de cordel no ensino de Zoologia". O projeto aconteceu no ano de 2022 com os alunos da 2a série do Ensino Médio das turmas A, B, C e D em uma escola pública em Cuité- PB, envolvendo os componentes curriculares História, Língua Portuguesa e Biologia. Foram realizadas ações envolvendo metodologias ativas voltadas para o conhecimento dos animais regionais, através de práticas dinâmicas, como o jogo quiz. Os métodos realizados durante as ações do projeto demonstraram que os alunos apresentaram interesse nas práticas ativas, através da participação e interação. Além disso, foi observado também que os alunos expressaram suas percepções quanto aos mitos acerca dos animais da caatinga, bem como o conhecimento tradicional, evidenciando o desconhecimento em relação a alguns animais da própria região, o que substancia a inclusão de metodologias ativas de ensino no planejamento escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqZoologiapt_BR
dc.titleEtnozoologia na escola: um relato de experiência com foco nos animais da caatinga.pt_BR
dc.date.issued2024-10-03-
dc.description.abstractEthnozoology is an area of Zoology that addresses the relationships between humans and animals, highlighting the knowledge that each population has regarding other species. Although Ethnozoology is a broad area of knowledge, there are problems in education that make teaching and learning Zoology difficult, such as subjects that are far from the students' reality. In this sense, this work aimed to describe the experiences lived about the ethnozoological perceptions about the animals of the caatinga during the extension project "Vamos Bio(cordear): olhares da literatura de cordel no ensino de Zoologia". The project took place in 2022 with 2nd grade high school students from classes A, B, C and D of public school (Cuité-PB), involving the subjects of History, Portuguese Language and Biology. Actions involving active methodologies aimed at knowledge of regional animals were carried out, through dynamic practices, such as the quiz game. The methods used during the project activities demonstrated that students showed interest in active practices, through participation and interaction. Furthermore, it was also observed that students expressed their perceptions regarding myths about caatinga animals, as well as traditional knowledge, evidencing their lack of knowledge regarding some animals from the region itself, which substantiates the inclusion of active teaching methodologies in school planning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39643-
dc.date.accessioned2024-12-20T14:08:22Z-
dc.date.available2024-12-20-
dc.date.available2024-12-20T14:08:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEtnobiologiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEtnozoologiapt_BR
dc.subjectEtnozoologia – escola – caatingapt_BR
dc.subjectEthnobiologypt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectEthnozoologypt_BR
dc.subjectEthnozoology – school – caatingapt_BR
dc.subjectMetodologías activaspt_BR
dc.subjectEnseñanza-aprendizajept_BR
dc.subjectEtnozoología – escuela – caatingapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Paloma Iara Régis do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEthnozoology at school: an experience report focusing on animals of the caatinga.pt_BR
dc.title.alternativeEtnozoología en la escuela: un relato de experiencia centrado en los animales. de la caatinga.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Paloma Iara Régis do. Etnozoologia na escola: um relato de experiência com foco nos animais da caatinga. 2024. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa etnozoología es un área de la Zoología que aborda las relaciones entre los seres humanos y animales, resaltando los conocimientos que cada población tiene en el que se refiere a las otras especies. Aunque la etnozoología es un área amplia de conocimientos, en educación hay problemas que dificultan la enseñanza aprender Zoología, como materias alejadas de la realidad de estudiantes. En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo describir la experiencias sobre percepciones etnozoológicas sobre los animales en el caatinga durante el Proyecto de Extensión "Vamos Bio(cordear): perspectivas desde la literatura de cuerda en la enseñanza de la Zoología". El proyecto se llevó a cabo en 2022 con estudiantes del 2do año de secundaria en las clases A, B, C y D en una escuela pública de Cuité- PB, involucrando los componentes curriculares Historia, Lengua Portuguesa y Biología. Se llevaron a cabo acciones involucrando metodologías activas orientadas a conocimiento de los animales regionales, a través de prácticas dinámicas, como el juego de preguntas. Los métodos llevados a cabo durante las acciones del proyecto demostraron que los estudiantes mostraron interés en prácticas activas, a través de la participación y la interacción. Además Además, también se observó que los estudiantes expresaron sus percepciones respecto a los mitos sobre los animales de la caatinga, así como a los conocimientos tradicionales, destacando el desconocimiento sobre algunos animales en la propia región, la lo que fundamenta la inclusión de metodologías de enseñanza activas en la planificación escolar.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Relato de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PALOMA IARA RÉGIS DO NASCIMENTO - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdfPaloma Iara Régis do Nascimento - TCC Relato de Experiência Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20246.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.