Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.referee1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Katia Ramos.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, K. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425924217515123pt_BR
dc.description.resumoO tema das dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 é de extrema importância para compreender algumas lacunas do ensino remoto. Sendo assim, o objetivo primordial da pesquisa é identificar os impactos do ensino remoto nas comunidades Arraial, Caiana dos Crioulos e Porções. Realizamos uma discussão teórica a respeito do tema do ensino remoto no Brasil, assim como sobre o problema nacional da evasão desencadeado com a emergência sanitária da Pandemia do Covid-19. Nós o fizemos com base em fontes bibliográficas, sites informativos, fontes oficiais e trabalhos de conclusão de curso relacionados ao tema, como Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023), Araújo (2022) etc., além dos sites Gov.br, Paraíba. gov.br, IBGE etc. O levantamento dos dados com as comunidades citadas ocorreu através do procedimento de coleta de dados do questionário virtual, do qual participaram 36 estudantes e 12 pais ou responsáveis. Os dados da pesquisa mostram que o perfil das comunidades é marcado por alunos de classes sociais mais baixas que enfrentaram dificuldades durante o ensino remoto. Apontam também para duas dimensões fundamentais dos desafios enfrentados pelos estudantes, quais sejam; as dificuldades do acesso à rede de conexão para participarem das aulas remotas, assim como a ausência de ambiente propício para o desenvolvimento dessa forma emergencial de ensino, como os principais entraves ao desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos dados, podemos concluir que o ensino remoto nessas comunidades contribuiu para o aprofundamento de desigualdades educacionais já antes existentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Socias.pt_BR
dc.titleAs dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.date.issued2024-10-24-
dc.description.abstractThe topic of the difficulties faced by students in rural areas of municipalities in Paraíba with remote teaching during the Covid-19 pandemic is extremely important for understanding some of the gaps in remote teaching. Therefore, the primary objective of the research is to identify the impacts of remote teaching in the communities of Arraial, Caiana dos Crioulos and Porções. We held a theoretical discussion on the subject of remote learning in Brazil, as well as on the national problem of evasion triggered by the health emergency of the Covid-19 pandemic. We did this based on bibliographic sources, informational websites, official sources and course completion papers related to the topic. Such as Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023), Araújo (2022) etc. In addition to the websites Gov.br, Paraíba.gov.br, IBGE etc. Data was collected from the aforementioned communities using a virtual questionnaire, in which 36 students and 12 parents or guardians took part. The survey data shows that the profile of the communities is marked by students from lower social classes who have faced difficulties during remote learning. They also point to two fundamental dimensions of lhe challenges faced by the students, namely: the difficulties in accessing the connection network to take part in remote classes, as well as the lack of an environment conducive to the development of this emergency form of teaching, as the main obstacles to the development of learning. Based on the data, we can conclude that remote teaching in these communities has contributed to deepening previously existing educational inequalities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640-
dc.date.accessioned2024-12-19T20:56:06Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T20:56:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino remoto e Covid-19pt_BR
dc.subjectPandemia de Covid- 19 e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes da zona rural - Paraíbapt_BR
dc.subjectDificuldades – ensino remotopt_BR
dc.subjectEvasão escolar e pandemiapt_BR
dc.subjectMundo rural e educaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectComunidades ruraispt_BR
dc.subjectPorções – comunidade ruralpt_BR
dc.subjectArraial – comunidade ruralpt_BR
dc.subjectConceição – PB – comunidades ruraispt_BR
dc.subjectRemote learning and Covid-19pt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemic and educationpt_BR
dc.subjectRural students - Paraíbapt_BR
dc.subjectDifficulties - remote learningpt_BR
dc.subjectSchool dropout and pandemicpt_BR
dc.subjectRural world and educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Caiana dos Crioulos communitypt_BR
dc.subjectRural communitiespt_BR
dc.subjectPorções - rural communitypt_BR
dc.subjectArraial - rural communitypt_BR
dc.subjectConceição - PB - rural communitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, João Morais de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe difficulties faced by students in rural areas of Paraíba municipalities with remote education during the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Morais de Oliveira. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. 2024. 70f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO MORAIS DE OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2024.pdfJoão Morais de Oliveira - TCC Ciências Sociais CDSA 2024.2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.