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dc.creator.IDADELINO, A. C. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717096237393250pt_BR
dc.contributor.advisor1CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.-
dc.contributor.advisor1IDCARDOSO, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCANTALICE, ASC.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCARDOSO, ANAJÁS DA SILVA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3251079218354154pt_BR
dc.contributor.referee1NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.-
dc.contributor.referee1IDSARAIVA, Alynne Mendonça.pt_BR
dc.contributor.referee1IDAlynne Mendonça SARAIVA.pt_BR
dc.contributor.referee1IDAlynne Mendonça Saraiva.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029pt_BR
dc.contributor.referee2LEANO, Heloisy Alves de Medeiros.-
dc.contributor.referee2IDMEDEIROS, H. A. de.pt_BR
dc.contributor.referee2IDMEDEIROS, HELOISY ALVES DE.pt_BR
dc.contributor.referee2IDLEANO, H. A. de M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6257020345254911pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, o avanço tecnológico e o uso de múltiplas telas aumentaram significativamente entre todas as faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes. Embora a tecnologia ofereça acesso rápido a informações e facilite a comunicação, o uso excessivo e sem supervisão pode se tornar vicioso e inapropriado. Assim, a supervisão parental é essencial para mediar o acesso à internet por adolescentes, pois os pais influenciam os usos e significados que seus filhos atribuem às mídias, incluindo a internet. Objetivo: Verificar as estratégias parentais utilizadas para minimizar o uso exagerado de telas por adolescentes. Materiais e Métodos: Trata­se de um estudo transversal, de caráter observacional e procedimentos descritivos, realizado no município de Cuité/Paraíba, nos meses de janeiro a março de 2024 com os pais e ou/responsáveis de adolescentes entre 10 a 19 anos. Foi aplicado um questionário elaborado no Google Forms, divulgado e encaminhado por meio de mídias sociais através da técnica Snow Ball Sampling e a análise dos dados foi realizada com o auxílio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS). Resultados: Colaboraram no estudo 35 responsáveis, em sua maioria do sexo feminino, casadas e com faixa etária entre 30 e 40 anos. O tipo de tela mais utilizado pelos adolescentes foi o celular (77,1%), com tempo de tela de 1 a 3 horas diárias (45,7%). Entre as alterações que os responsáveis apontaram quando os adolescentes passavam mais tempo nas telas, em sua maioria relataram o estresse, isolamento e falta de atenção. Quanto às estratégias descritas para minimizar o tempo de tela, as mais citadas foram: conversar, estudar, jogar futebol, determinar horários e 4% afirmou não realizar nenhuma estratégia. Conclusões: As estratégias parentais identificadas variaram desde o incentivo aos estudos, esportes, brincadeiras e conversas até a determinação de horários específicos para o uso das telas. Por outro lado, muitos pais relataram ausência de estratégias eficazes, indicando uma necessidade maior de conscientização e educação sobre o referido tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleEstratégias parentais para minimizar o uso exagerado de telas por adolescentes.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractIn recent years, technological advances and the use of multiple screens have increased significantly among all age groups, including children and adolescents. Although technology offers quick access to information and facilitates communication, excessive and unsupervised use can become vicious and inappropriate. Parental supervision is therefore essential to mediate access to the internet by adolescents, as parents influence the uses and meanings their children attribute to media, including the internet. Objective: To verify the parental strategies used to minimize the excessive use of screens by adolescents. Materials and Methods: This is a cross­sectional, observational study with descriptive procedures, carried out in the municipality of Cuité/Paraíba, between January and March 2024 with the parents and/or guardians of adolescents aged between 10 and 19. A questionnaire designed in Google Forms was applied, disseminated and forwarded via social media using the Snow Ball Sampling technique and the data was analyzed using the Statistical Package for the Social Science (SPSS) software. Results: Thirty­five guardians collaborated in the study, the majority of whom were female, married and aged between 30 and 40. The type of screen most used by adolescents was the cell phone (77.1%), with screen time of between 1 and 3 hours a day (45.7%). Among the changes that guardians pointed out when adolescents spent more time on screens, the majority reported stress, isolation and lack of attention. As for the strategies described to minimize screen time, the most cited were: talking, studying, playing soccer, setting schedules and 4% said they didn't use any strategies. Conclusions: The parental strategies identified ranged from encouraging studies, sports, games and conversations to setting specific times for screen use. On the other hand, many parents reported a lack of effective strategies, indicating a greater need for awareness and education on the subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39611-
dc.date.accessioned2024-12-19T14:08:17Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T14:08:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInternet - usopt_BR
dc.subjectAcesso à internetpt_BR
dc.subjectInternet – tempo de usopt_BR
dc.subjectUso de telas – adolescentespt_BR
dc.subjectUso de telas – mediação – paispt_BR
dc.subjectInternet – uso – mediaçãopt_BR
dc.subjectInternet – educação – uso de telaspt_BR
dc.subjectInternet - usagept_BR
dc.subjectInternet accesspt_BR
dc.subjectInternet – time usept_BR
dc.subjectUse of screens – teenagerspt_BR
dc.subjectUse of screens – mediation – parentspt_BR
dc.subjectInternet – use – mediationpt_BR
dc.subjectInternet – education – use of screenspt_BR
dc.subjectAcceso a Internetpt_BR
dc.subjectInternet – tiempo usarpt_BR
dc.subjectUso de pantallas – adolescentespt_BR
dc.subjectUso de pantallas – mediación – padrespt_BR
dc.subjectInternet – uso – mediaciónpt_BR
dc.subjectInternet – educación – uso de pantallaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorADELINO, Ana Carolina do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeParenting strategies to minimize excessive screen use by teenagers.pt_BR
dc.title.alternativeEstrategias de crianza para minimizar el uso excesivo de la pantalla por parte de adolescentes.pt_BR
dc.identifier.citationADELINO, Ana Carolina do Nascimento. Estratégias parentais para minimizar o uso exagerado de telas por adolescentes. 2024. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEn los últimos años ha aumentado el avance tecnológico y el uso de múltiples pantallas. significativamente entre todos los grupos de edad, incluidos niños y adolescentes. Aunque el La tecnología ofrece un rápido acceso a la información y facilita la comunicación, el uso excesivo y Sin supervisión puede volverse cruel e inapropiado. Por lo tanto, la supervisión de los padres es esencial mediar en el acceso a Internet de los adolescentes, ya que los padres influyen en los usos y significados que sus hijos atribuyen a los medios, incluido Internet. Objetivo: comprobar el Estrategias parentales utilizadas para minimizar el uso excesivo de pantallas por parte de los adolescentes. Materiales y Métodos: Se trata de un estudio transversal, observacional y procedimientos descriptivos, realizados en el municipio de Cuité/Paraíba, en los meses de enero a Marzo 2024 con padres y/o tutores de adolescentes entre 10 y 19 años. fue aplicado un cuestionario creado en Google Forms, difundido y enviado a través de los medios redes sociales mediante la técnica de Snow Ball Sampling y el análisis de datos se realizó mediante el ayuda del software Statistical Package for the Social Science (SPSS).En el estudio colaboraron 35 tutores, la mayoría mujeres, casadas y con grupo de edad entre 30 y 40 años. El tipo de pantalla más utilizado por los adolescentes fue el celular (77,1%), con un tiempo frente a la pantalla de 1 a 3 horas diarias (45,7%). Entre los cambios que El responsable señaló que cuando los adolescentes pasaban más tiempo frente a las pantallas, en sus La mayoría reportó estrés, aislamiento y falta de atención. Respecto a las estrategias descritas para minimizar el tiempo frente a la pantalla, los más citados fueron: hablar, estudiar, jugar al fútbol, determinar cronogramas y el 4% dijo no llevar a cabo ninguna estrategia. Conclusiones: El Las estrategias parentales identificadas abarcaron desde fomentar los estudios, los deportes, juegos y conversaciones hasta determinar tiempos concretos de uso de las pantallas. Poner Por otro lado, muchos padres informaron de una falta de estrategias efectivas, lo que indica la necesidad mayor concienciación y educación sobre este tema.pt_BR
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