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dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, V. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743479382957575pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no Brasil que possui como principal objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio para as pessoas que não conseguiram concluir os seus estudos na modalidade regular, por vários motivos, entre eles, o socioeconômico, tal modalidade é regida por uma Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a lei no 9.394/96. Um dos principais defensores do EJA no Brasil foi Paulo Freire (1996), ele defendia que a educação deveria ser um processo dialógico, onde o educando é um sujeito ativo na construção do conhecimento, e a importância da contextualização. Diante de tal problemática, o objetivo desta pesquisa foi analisar e identificar as abordagens e os principais desafios enfrentados no ensino e aprendizado de química na EJA. Para alcançar tal objetivo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, utilizando a plataforma Google Acadêmico como principal fonte de busca, junto com a metodologia quali-quantitativa, a qual se dividiu em três etapas: Pré-análise, exploração do material e tratamento de dados, ideia proposta por Laurence Bardin. Através dos resultados obtidos, foi possível perceber que nos 10 trabalhos analisados, os autores afirmaram que os principais métodos para o melhoramento do ensino de química no EJA, é a adaptação do currículo e uso da contextualização, ideia proposta pelo excelentíssimo Paulo Freires. Assim, foi possível concluir que o ensino de Química nesta modalidade contribui para o desenvolvimento das competências científicas e críticas dos alunos. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que haja uma abordagem pedagógica que valorize a experiência e o contexto dos alunos, além de um investimento contínuo na formação dos professores e nos recursos didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleO ensino de química na educação de jovens e adultos: um levantamento bibliográficos.pt_BR
dc.date.issued2024-10-11-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a type of education in Brazil whose main objective is to develop elementary and high school education for people who were unable to complete their studies in the regular modality, for various reasons, including socioeconomic reasons. This modality is governed by a Law of Guidelines and Bases (LDB), law no. One of the main defenders of EJA in Brazil was Paulo Freire (1996). He argued that education should be a dialogical process, where the student is an active subject in the construction of knowledge, and the importance of contextualization. Given this problem, the objective of this research was to analyze and identify the approaches and main challenges faced in the teaching and learning of chemistry in EJA. To achieve this objective, the bibliographic research method was used, using the Google Scholar platform as the main search source, together with the qualitative-quantitative methodology, which was divided into three stages: Pre-analysis, exploration of the material and data treatment, an idea proposed by Laurence Bardin. Through the results obtained, it was possible to perceive that in the 10 studies analyzed, the authors stated that the main methods for improving the teaching of chemistry in EJA are the adaptation of the curriculum and the use of contextualization, an idea proposed by the excellent Paulo Freires. Thus, it was possible to conclude that the teaching of Chemistry in this modality contributes to the development of scientific and critical skills of students. However, for this to occur, it is necessary to have a pedagogical approach that values the experience and context of students, in addition to a continuous investment in teacher training and teaching resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39610-
dc.date.accessioned2024-12-19T13:59:18Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T13:59:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino de química - EJApt_BR
dc.subjectQuímica – ensino - currículopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Basespt_BR
dc.subjectPaulo Freire - EJApt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectChemistry teaching - EJApt_BR
dc.subjectChemistry – teaching - curriculumpt_BR
dc.subjectLaw of Guidelines and Basespt_BR
dc.subjectEnseñanza de químicapt_BR
dc.subjectEnseñanza de química - EJApt_BR
dc.subjectQuímica – enseñanza - plan de estudiospt_BR
dc.subjectLey de Lineamientos y Basespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Priscila Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of chemistry in the education of young people and adults: a survey bibliographical.pt_BR
dc.title.alternativeLa enseñanza de la química en la educación de jóvenes y adultos: una encuesta bibliográfico.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Priscila Santos. O ensino de química na educação de jovens e adultos: um levantamento bibliográficos. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza en Brasil que tiene El objetivo principal es desarrollar la educación primaria y secundaria para personas que no pudieron culminar sus estudios en la modalidad regular, por varias razones, entre ellas, la socioeconómico, esta modalidad se rige por una Ley de Lineamientos y Bases (LDB), la ley en 9.394/96. Uno de los principales defensores de la EJA en Brasil fue Paulo Freire (1996), Sostuvo que la educación debe ser un proceso dialógico, donde el estudiante sea un sujeto. activa en la construcción del conocimiento, y la importancia de la contextualización. Ante tal problemática, el objetivo de esta investigación fue analizar e identificar los enfoques y principales Desafíos enfrentados en la enseñanza y aprendizaje de la química en la EJA. Para lograr este objetivo, Se utilizó el método de investigación bibliográfica, utilizando la plataforma Google Scholar. como principal fuente de búsqueda, junto con la metodología cuali-cuantitativa, la cual se dividió en tres etapas: Preanálisis, exploración de materiales y procesamiento de datos, idea propuesta por Laurence Bardín. A través de los resultados obtenidos se pudo observar que en los 10 trabajos analizados, los autores afirmaron que los principales métodos para mejorar la enseñanza de química de la EJA, es la adaptación del currículum y el uso de la contextualización, idea propuesta por Excelente Paulo Freires. Así, se pudo concluir que la enseñanza de la Química en este modalidad contribuye al desarrollo de habilidades científicas y críticas de estudiantes. Sin embargo, para que esto ocurra es necesario un enfoque pedagógico. que valore la experiencia y el contexto de los estudiantes, además de una inversión continua en formación docente y recursos didácticos.pt_BR
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