Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128262142169429pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA , Yuri Laio Teixeira Veras.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0683-6194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971490719107438pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7876-1008pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8314910448343996pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Aline Amaral Leal.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, A. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1356354619349818pt_BR
dc.description.resumoA sobrecarga e a insuficiência de oferta no tráfego aéreo, ocasionam desequilíbrios nos sistemas aeroportuários, o que tem como consequências, o aumento nos custos operacionais, atrasos recorrentes nos voos e desconforto para os passageiros. Esses fatores, são problemáticas enfrentadas frequentemente no setor, e estabelecem adversidades nos processos operacionais, afetando assim diretamente, a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos por aeroportos e companhias aéreas. Dessa forma, o objetivo desse estudo é elaborar uma heurística de otimização fundamentada em busca local para o problema de pouso de voo em um aeroporto com pista de pouso e decolagem única, essa abordagem realiza empenhos para aprimorar a eficiência operacional e o gerenciamento de tráfego aéreo. A metodologia empregada para alcançar o objetivo da pesquisa, é classificada como aplicada quanto à natureza, quanto à abordagem, aos objetivos e aos procedimentos técnicos é caracterizada, respectivamente, como quantitativa, exploratória e estudo de caso. Assim, o estudo foi realizado em seis etapas, são elas, uma coleta de dados em um base real para construir as instâncias aplicadas na abordagem heurística, um embasamento bibliográfico, a compreensão acerca da modelagem matemática do aircraft landing problem, a construção do método heurístico, a execução dos resultados computacionais e a análise estatística desses resultados. Os resultados obtidos demonstraram que a heurística proposta é eficiente para geração de possíveis soluções, com tempos de execução computacional viáveis. Atrelado a isso, nos experimentos feitos a partir de três instâncias baseadas em dados do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes, as divergências totais médias encontradas estão entre 3875 UT e 3945 UT, com desvio padrão entre 310,4 UT e 321 UT para as dez execuções que as instâncias foram submetidas. Em síntese, a abordagem proposta foi determinada como uma ferramenta funcional e prática para gestão do tráfego aéreo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titleUma heurística de busca local para um problema parcialmente irrestrito de pouso de aeronaves: uma estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2024-10-08-
dc.description.abstractThe overload and insufficient supply of air traffic lead to imbalances in airport systems, resulting in increased operational costs, frequent flight delays, and passenger discomfort. These factors are recurring issues in the sector and create challenges in operational processes, thus directly affecting the efficiency and quality of services offered by airports and airlines. Therefore, this study aims to develop an optimization heuristic based on local search to solve the aircraft landing problem at an airport with a single runway. This approach aims to improve operational efficiency and air traffic management. The methodology used to achieve the research objective is classified as applied in nature, and in terms of approach, goals, and technical procedures, it is characterized as quantitative, exploratory, and case study, respectively. The study was carried out in six stages: data collection from a real database to build the instances used in the heuristic approach, a literature review, an understanding of the mathematical modeling of the aircraft landing problem, the construction of the heuristic method, the execution of computational results, and the statistical analysis of these results. The results showed that the proposed heuristic efficiently generates possible solutions with feasible computational execution times. Additionally, in experiments based on three instances using real data from Recife/Guararapes International Airport, the average total discrepancies ranged from 3875 UT to 3945 UT, with a standard deviation between 310.4 UT and 321 UT for the ten executions that the instances underwent. In summary, the proposed approach was determined to be a functional and practical tool for air traffic management.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39499-
dc.date.accessioned2024-12-16T14:56:07Z-
dc.date.available2024-12-16-
dc.date.available2024-12-16T14:56:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHeurística de busca localpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPouso de aeronavespt_BR
dc.subjectAtraso de vôospt_BR
dc.subjectAtraso de pousos - aeronavespt_BR
dc.subjectTráfego aéreopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectAircraft landing problempt_BR
dc.subjectLocal search heuristicspt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectAircraft landingpt_BR
dc.subjectFlight delayspt_BR
dc.subjectLanding delay - aircraftpt_BR
dc.subjectAir trafficpt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO , Mariana Paiva-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA local search heuristic for a partially unconstrained aircraft landing problem: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Mariana Paiva. Uma heurística de busca local para um problema parcialmente irrestrito de pouso de aeronaves: um estudo de caso. 2024. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39499pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA PAIVA BRITO - TCC ENG. DE PRODUÇÃO CDSA 2024.pdfMariana Paiva Brito - TCC Eng. de Produção CDSA 20241.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.