Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, A. B. C.pt_BR
dc.creator.IDARAÚJO, ANA BEATRIZ DA COSTA.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6596010752634945pt_BR
dc.contributor.advisor1APOLONÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDde Oliveira Apolinário, Marisa.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDAPOLINÁRIO, MARISA DE OLIVEIRA.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5934335225871856pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee2BELMINO, José Franscidavid Barbosa.-
dc.contributor.referee2IDBELMINO, J. F. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898054451569574pt_BR
dc.description.resumoA utilização de estratégias inovadoras que auxiliem na dinâmica do processo de ensino- aprendizagem é uma necessidade cada vez mais recorrente dos centros educativos, os quais visam oferecer uma educação mais integrativa e plural aos seus discentes. Em uma perspectiva lúdica, para melhor apropriação de conhecimentos e valorização cultural da fauna da Caatinga, o cordel emerge como um material interdisciplinar mais prazeroso para acepção dos conteúdos, trabalhando habilidades como escrita, oralidade, criatividade e desempenho pessoal-social, ao tempo que promove a desmistificação do conhecimento popular para com a fauna local. Diante desse contexto, o presente trabalho se propôs como prática educativa, utilizar a literatura de cordel como ferramenta didática para o ensino de Zoologia, enfatizando alguns animais do bioma Caatinga através de um projeto de extensão intitulado “Vamos (bio)cordear: olhares sobre a literatura de cordel no ensino de Zoologia. O projeto teve duração de seis meses (junho a dezembro 2022) e foi realizado em uma escola pública localizada no município de Cuité-PB, com a participação de 90 discentes, alunos das turmas de 2a Série A, B, C e D do ensino médio da instituição. Foram realizadas oficinas de produção literária, com encontros relacionados à escrita, desenho, exposição, declamação e dinâmicas do conteúdo abordado, integrando-os ao uso do cordel. Como resultado, teve-se a produção de um cordel coletivo sobre os animais da Caatinga, onde os discentes puderam elaborar as estrofes de acordo com o conhecimento adquirido durante os encontros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleDeclamando ciências: o estudo da zoologia pelas linhas do cordel.pt_BR
dc.date.issued2024-10-03-
dc.description.abstractThe use of innovative strategies that help in the dynamics of the teaching-learning process is an increasingly recurring need for educational centers, which aim to offer a more integrative and plural education to its students. From a playful perspective, for better knowledge retention and cultural appreciation of the Caatinga fauna, the cordel emerges as a more pleasurable interdisciplinary material in terms of content, working on skills such as writing, speaking, creativity and personal-social performance, while promoting the demystification of popular knowledge regarding local fauna. Given this context, the present work proposed itself as an educational practice, using cordel literature as a didactic tool for teaching Zoology, emphasizing the local animals of the Caatinga through an extension project entitled “Let's biocordear: looks at cordel literature in Zoology teaching. The project lasted six months (June 2022 to December 2022) and was carried out at public school, located in the municipality of Cuité-PB, with the participation of 90 students, students from 2nd years A, B, C and D of the institution. Literary production workshops were held, with meetings related to writing, drawing, exhibition, recitation and dynamics of the content covered, integrating them with the use of cordel. As a result, a collective cordel was produced about the animals of the Caatinga, where the students were able to prepare the stanzas according to the knowledge acquired during the meetings.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39477-
dc.date.accessioned2024-12-13T14:39:26Z-
dc.date.available2024-12-13-
dc.date.available2024-12-13T14:39:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectZoologia e cordel – estudopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectProdução literária – zoologia e cordelpt_BR
dc.subjectZoologypt_BR
dc.subjectTwinept_BR
dc.subjectZoology and cordel – studypt_BR
dc.subjectMethodologies activept_BR
dc.subjectMethodologies activept_BR
dc.subjectZoología y cordel – estudiopt_BR
dc.subjectMetodologías activopt_BR
dc.subjectProducción literaria – zoología y cordelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Ana Beatriz da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDeclaiming science: the study of zoology through the lines of the cordel.pt_BR
dc.title.alternativeDeclamando la ciencia: el estudio de la zoología a través de las líneas del cordel.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Beatriz da Costa. Declamando ciências: o estudo da zoologia pelas linhas do cordel. 2024. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEl uso de estrategias innovadoras que coadyuven en la dinámica del proceso de enseñanza- El aprendizaje es una necesidad cada vez más recurrente en los centros educativos, que pretenden ofrecer una educación más integradora y plural a sus alumnos. En una perspectiva lúdico, para una mejor apropiación del conocimiento y valoración cultural de la fauna Caatinga, cordel emerge como un material interdisciplinario más placentero a efectos de contenidos, trabajando habilidades como la escritura, el habla, la creatividad y el desempeño personal-social, mientras tiempo que promueve la desmitificación del conocimiento popular sobre la fauna local. Antes En este contexto, el presente trabajo se propuso como una práctica educativa, utilizando literatura sobre cordel como herramienta didáctica para la enseñanza de la Zoología, haciendo énfasis en algunos animales del Bioma Caatinga a través de un proyecto de extensión titulado “Vamos (bio)cordear: miradas sobre la literatura de cordel en la enseñanza de la Zoología. El proyecto duró seis meses (junio a diciembre de 2022) y se llevó a cabo en una escuela pública ubicada en el municipio de Cuité-PB, con la participación de 90 alumnos, alumnos de los cursos 2° Serie A, B, C y D de bachillerato de la institución. Se realizaron talleres de producción literaria, con encuentros relacionados con redacción, dibujo, exposición, recitación y dinámica de los contenidos tratados, integrándolos en el uso de la cuerda. Como resultado, se produjo un cordel colectivo sobre los animales del Caatinga, donde los estudiantes pudieron preparar las estrofas según sus conocimientos adquiridos durante las reuniones.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA BEATRIZ DA COSTA ARAÚJO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdfAna Beatriz da costa Araújo - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20242.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.