Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39472
Title: | Explorando acessibilidade visual no ensino de química: uma revisão narrativa sobre materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual. |
Other Titles: | Exploring visual accessibility in chemistry teaching: a review narrative about accessible teaching materials for students with visual impairment. Explorando la accesibilidad visual en la enseñanza de la química: una revisión narrativa sobre materiales didácticos accesibles para estudiantes con discapacidad visual. |
???metadata.dc.creator???: | MEDEIROS, Alessandra Silva de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | FERREIRA, João Marcos Gomes de Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BARROS, Joana Maria Farias. |
Keywords: | Ensino de química;Deficientes visuais – acessibilidade visual;Recurso pedagógico – ensino de química;Estudo de química – recurso pedagógico;Educação inclusiva;Materiais didáticos – ensino de química;Centro de Educação e Saúde;Chemistry teaching;Visually impaired – visual accessibility;Pedagogical resource – chemistry teaching;Chemistry study – resource pedagogical;Inclusive education;Teaching materials – teaching chemical;Education and Health Center;Enseñanza de química;Personas con discapacidad visual – accesibilidad visual;Recurso pedagógico – enseñanza de la química;Estudio de química – recurso pedagógico;Educación inclusiva;Materiales didácticos – enseñanza químico;Centro de Educación y Salud |
Issue Date: | 10-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MEDEIROS, Alessandra Silva de. Explorando acessibilidade visual no ensino de química: uma revisão narrativa sobre materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual. 2024. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho de conclusão de curso, visa realizar uma revisão narrativa na literatura sobre a acessibilidade visual no ensino de Química averiguando os materiais didáticos pedagógicos acessíveis para alunos com deficiência visual. O objetivo é verificar os recursos pedagógicos acessíveis por meio do levantamento e da análise de fontes, como o Google Acadêmico, em artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso. A revisão explora os recursos didáticos acessíveis para o ensino de Química, como materiais táteis, audiodescrição, tecnologias assistivas, entre outros, utilizados para garantir uma melhor aprendizagem do aluno com deficiência visual. A análise aborda a eficiência desses materiais aplicados no estudo de Química e destaca os principais desafios enfrentados na implementação desses recursos no ensino médio regular. Contudo, observou-se através da pesquisa na literatura que sucedeu uma ênfase crescente na integração de tecnologia e recursos didáticos acessíveis desenvolvidos para atender as especificidades dos alunos com deficiência visual, o que torna as aulas mais dinâmicas e interativas, entretanto, os desafios ainda subsistem, como a ausência de infraestrutura adequada em algumas escolas e a necessidade contínua de capacitação dos educadores para implementar novas metodologias, e assim obter-se um ensino mais inclusivo e equitativo. |
Abstract: | The present conclusion course work aims to carry out a narrative review of the literature on visual accessibility in the teaching of Chemistry, investigating accessible teaching materials for students with visual impairments. The objective is to verify accessible teaching resources by surveying and analyzing sources such as Google Scholar, in scientific articles, final course works. The review explores accessible teaching resources for teaching Chemistry, such as tactile materials, audio description, assistive technologies, among others, used to ensure better learning for students with visual impairments. The analysis addresses the efficiency of these materials applied in the study of Chemistry and highlights the main challenges faced in the implementation of these resources in regular high school. However, it was observed through research in the literature that there has been a growing emphasis on the integration of accessible technology and teaching resources developed to meet the specificities of students with visual impairments, which makes classes more dynamic and interactive. However, challenges still remain, such as the lack of adequate infrastructure in some schools and the ongoing need for training educators to implement new methodologies and thus obtain more inclusive and equitable education. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo realizar una revisión narrativa de la literatura sobre la accesibilidad visual en la enseñanza de la química mediante la investigación de materiales didácticos Cursos pedagógicos accesibles para estudiantes con discapacidad visual. El objetivo es verificar la recursos pedagógicos accesibles a través de la encuesta y análisis de fuentes, como Google Scholar, en artículos científicos y trabajos de finalización de cursos. la revisión explora recursos didácticos accesibles para la enseñanza de la Química, como materiales táctiles, audiodescripción, tecnologías de asistencia, entre otras, utilizadas para garantizar una mejor aprendizaje para estudiantes con discapacidad visual. El análisis aborda la eficiencia de estos materiales aplicados en el estudio de la Química y destaca los principales desafíos que se enfrentan en implementación de estos recursos en la educación secundaria regular. Sin embargo, se observó a través de de investigación bibliográfica que ha seguido un énfasis creciente en la integración de la tecnología y Recursos didácticos accesibles desarrollados para satisfacer las necesidades específicas de los estudiantes. con discapacidad visual, lo que hace que las clases sean más dinámicas e interactivas, sin embargo, Todavía persisten desafíos, como la falta de infraestructura adecuada en algunas escuelas. y la necesidad continua de capacitar a los educadores para implementar nuevas metodologías, y así obtener una enseñanza más inclusiva y equitativa. |
Keywords: | Ensino de química Deficientes visuais – acessibilidade visual Recurso pedagógico – ensino de química Estudo de química – recurso pedagógico Educação inclusiva Materiais didáticos – ensino de química Centro de Educação e Saúde Chemistry teaching Visually impaired – visual accessibility Pedagogical resource – chemistry teaching Chemistry study – resource pedagogical Inclusive education Teaching materials – teaching chemical Education and Health Center Enseñanza de química Personas con discapacidad visual – accesibilidad visual Recurso pedagógico – enseñanza de la química Estudio de química – recurso pedagógico Educación inclusiva Materiales didácticos – enseñanza químico Centro de Educación y Salud |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Química |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39472 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALESSANDRA SILVA DE MEDEIROS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2024.pdf | Alessandra Silva de Medeiros - TCC Licenciatura em Química CES 2024 | 355.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.