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Title: Influências da avaliação externa na prática de ensino de leitura no nível fundamental
Other Titles: Influences of external evaluation on the teaching practice of Reading at the Fundamental Level
???metadata.dc.creator???: SILVA, Erick Breno de Jesus Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Fabiana.
Keywords: Efeito retroativo;Ensino de Língua Portuguesa;Trabalho docente;Avaliação externa;Retroactive Effect;Portuguese Language Teaching;Teaching work;External Assessment
Issue Date: 23-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Erick Breno de Jesus Oliveira. Influências da avaliação externa na prática de ensino de leitura no nível fundamental. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil,2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Na Educação Básica, a leitura e a escrita são objetos de ensino importantes, mas com focos distintos em programas de avaliação escolar. A leitura, em particular, desempenha um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem e é vista como fundamental para a formação de competências e de habilidades de alunos. O ensino de leitura e, por consequência, a formação leitora desses indivíduos e a atuação dos sujeitos envolvidos nesse processo, como os/as professores/as, tornam-se alvo de um sistema de avaliação, sendo, assim, extremamente assente refletirmos sobre a conjuntura social e os efeitos provocados pelas ações desse sistema na vida social do trabalho docente. Pensando nesses aspectos, esta pesquisa de dissertação de mestrado tem como objetivo geral: investigar de que modo as avaliações externas de larga escala podem influenciar na prática escolar do ensino de leitura de professores do Ensino Fundamental - Anos Finais. Os objetivos específicos, por sua vez, são: i) identificar as formas da manifestação da interferência das avaliações de larga escala na prática de ensino de leitura de professores; e ii) compreender a relação da interferência na seleção das habilidades do ensino de leitura. Teoricamente, adotamos como pressupostos estudos sobre processos educativos, concepções e práticas de ensino de leitura, avaliações da aprendizagem escolar e trabalho docente, a partir de autores como Amigues (2004), Menegassi e Angelo (2005), Coracini (2005), Fernandes (2009), Luckesi (2011), Libâneo (2011; 2012), dentre outros. Metodologicamente, tomamos a prática de ensino de forma representada pela voz de dez professoras de Língua Portuguesa de oito escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de uma região da Paraíba e, ainda, pelos materiais didáticos representativos de suas ações em relação ao ensino dessa disciplina em turmas de 9° ano, desenvolvendo uma metodologia de análise de base interpretativista na Linguística Aplicada, a partir de uma ancoragem linguísticodiscursiva dos dados. Dessa maneira, a pesquisa se insere nas investigações de base etnográfica e segue o paradigma, essencialmente, qualitativo com caráter exploratório e explicativo, conforme propõem os estudos de Gil (2002; 2008), Kleiman (2013), Siqueira (2014), Moita Lopes e Fabrício (2019), Paiva (2019), Souto Maior (2022), e outros. Os resultados apontam para o fato de que a interferência da avaliação externa na prática de ensino das professoras se manifesta de duas formas. Por um lado, a partir da inclusão de conteúdos e de atividades em função do resultado positivo dos testes, o que implica em um redirecionamento do planejamento e da atuação das colaboradoras em sala de aula. Por outro lado, a partir do efeito de responsabilização docente tanto pela preparação dos estudantes para a participação nos exames quanto pela má qualidade dos resultados apresentados por esses alunos em tais testes. Verifica-se, com isso, que a relação entre as interferências e a seleção das habilidades do ensino de leitura pelas docentesparticipantes, em anos letivos de aplicação dos exames externos, se dá de modo direto e explícito através dos conteúdos constantes no currículo da avaliação de larga escala, podendo-a intensificar-se, ainda, pela culpabilização vertical atribuída às profissionais (professoras) inseridas nesse processo.
Abstract: In Basic Education, reading and writing are important teaching objects, but with different focuses in school assessment programs. Reading, in particular, plays a crucial role in the teaching-learning process and is seen as fundamental to the development of students' skills and abilities. The teaching of reading and, consequently, the reading education of these individuals and the actions of the subjects involved in this process, such as teachers, become the target of an evaluation system, so it is extremely important to reflect on the social situation and the effects caused by the actions of this system on the social life of teaching work. With these aspects in mind, the general aim of this master's thesis research is to: to investigate how large-scale external assessments can influence the reading school practice of Final Years of Elementary School teachers. The specific objectives, in turn, are: i) to identify the ways in which large-scale assessments interfere with teachers' reading teaching practices; and ii) to understand the relation between this interference and the selection of teaching reading skills. Theoretically, we adopted as presupposed studies about educational processes, conceptions and practices of teaching reading, assessments of school learning and teaching work, based on authors such as Amigues (2004), Menegassi and Angelo (2005), Coracini (2005), Fernandes (2009), Luckesi (2011), Libâneo (2011; 2012), among others. Methodologically, we took the teaching practice as represented by the voice of ten Portuguese Language teachers from eight state public schools in a region of Paraiba, and also by the teaching material representative of their actions in relation to the teaching of this subject in 9th grade classes, developing an interpretivist analysis methodology based on Applied Linguistics, from a linguisticdiscursive anchoring of the data. In this way, the research is part of ethnographic-based investigations and follows the paradigm, essentially, qualitative with an exploratory and explanatory character, as proposed by the studies of Gil (2002; 2008), Kleiman (2013), Siqueira (2014), Moita Lopes and Fabrício (2019), Paiva (2019), Souto Maior (2022), among others. The results point to the fact that the interference of external assessment in the teachers’ teaching practice manifests itself in two ways. On the one hand, the inclusion of content and activities as a result of the positive results of the tests, which implies a redirection of the planning and actions of the collaborators in the classroom. On the other hand, the effect is that teachers are held accountable both for preparing students to take part in the exams and for the poor quality of the results they achieve in these assessments. This shows that the relation between interference and the selection of reading teaching skills by the teacher-participants, in school years when external exams are being administered, occurs directly and explicitly through the content contained in the large-scale assessment curriculum, and can also be intensified by the vertical blame attributed to the professionals (teachers) involved in this process.
Keywords: Efeito retroativo
Ensino de Língua Portuguesa
Trabalho docente
Avaliação externa
Retroactive Effect
Portuguese Language Teaching
Teaching work
External Assessment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguagem e Ensino
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39446
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