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dc.creator.IDSOUZA, Fábio Marques dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1753039621977042pt_BR
dc.contributor.referee1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.contributor.referee2MORETTO, Milena.-
dc.description.resumoOs processos emergentes da globalização aliados aos avanços tecnológicos possibilitaram o contato com diferentes culturas, aproximando as pessoas para uma consciência de valores e perspectivas culturais e linguísticas. Neste estudo, investigamos o ensino e aprendizagem de línguas e a formação docente, com ênfase na perspectiva interculturalista e na utilização do cinema como ferramenta pedagógica. O contexto virtual, autônomo e colaborativo do Teletandem (Telles, 2009; Salomão 2012), proporciona situações profícuas para atuar em ambientes multiculturais, influenciados por mudanças sociais que impactam a formação e a atuação docente (Kumaravadivelu, 2006; Kfouri-Kaneoya, 2009). Nesse sentido, respaldados pela circulação de produções latino-americanas como mediadores das competências interculturais no contexto do Teletandem (Salomão, 2012; Souza, 2014), esta dissertação buscou responder à seguinte questão: Se, e de que forma o cinema latinoamericano por mediar as interações de Teletandem pode contribuir no desenvolvimento da interculturalidade na formação de professores de língua espanhola? Assim, nosso objetivo geral é investigar o desenvolvimento das competências interculturais na formação de professores de língua espanhola por meio das interações de Teletandem mediadas pelo cinema latino-americano. No que diz respeito aos objetivos específicos propusemos: a) identificar a) identificar, evidenciando a presença das práticas interculturais nas interações de Teletandem emergidas a partir das representações cinematográficas latino-americanas; b) analisar as potencialidades a respeito do cinema em sessões de Teletandem, a partir das narrativas cinematográficas latino-americanas; e c) verificar a percepção das licenciandas de espanhol a respeito da utilização de produções cinematográficas latino-americanas como mediadoras do ensino e aprendizagem de Espanhol e de sua formação docente. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, interpretativista, descritiva e de base netnográfica (Ludke; André, 1986; Duarte, 2002; Bortoni-Ricardo, 2008; Kozinets, 2014), incluindo como participantes duas licenciandas do curso de Licenciatura em Letras- Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande, matriculadas na disciplina eletiva “Práticas de Intercâmbio Linguístico-cultural via Teletandem” (60h). Os instrumentos de geração e coleta de dados foram: questionários, gravações das interações, diários de bordo reflexivos, entrevista estruturada e relatório final realizadas pelas participantes após suas sessões de interação e mediação no Teletandem no término da disciplina. Observamos que a análise dos dados revelou um intenso intercâmbio de saberes promovidos pelo cinema latino-americano, impulsionado pelas competências interculturais das licenciandas ao longo do processo de interação. Percebemos, que o cinema foi reconhecido como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino e formação de professores interculturalistas, além de um recurso que estimula a desconstrução de estereótipos relacionados à cultura do outro. Portanto, nesse cenário formativo e híbrido do Teletandem, as interações permitiram reflexões linguísticas e culturais entre brasileiros e mexicanos, contribuindo para uma mudança de paradigma em um contexto multicultural e promovendo o desenvolvimento crítico sobre a América Latina, as potencialidades através de narrativas cinematográficas e atitudes interculturais na formação das licenciandas de espanhol como docentes interculturalistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensinopt_BR
dc.titleInterculturalidade e cinema: uma experiência de Formação de Professores de Espanhol mediada pela Teletandempt_BR
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39445-
dc.date.accessioned2024-12-12T12:15:51Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T12:15:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTeletandempt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectTeletandempt_BR
dc.subjectLengua Españolapt_BR
dc.subjectFormación Docentept_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.subjectInterculturalidadpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Fábio Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterculturality and cinema: a Spanish Teacher Training experience mediated by Teletandempt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Helaine de Souza. Interculturalidade e cinema: uma experiência de Formação de Professores de Espanhol mediada pela Teletandem. 2024. 317f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil,2024.pt_BR
dc.description.resumenLos procesos emergentes de globalización, junto con los avances tecnológicos, han posibilitado el contacto con diferentes culturas, acercando a las personas a una conciencia de valores y perspectivas culturales y lingüísticas. En este estudio, investigamos la enseñanza y el aprendizaje de idiomas y la formación docente, con énfasis en la perspectiva interculturalista y en la utilización del cine como herramienta pedagógica. El contexto virtual, autónomo y colaborativo del Teletandem (Telles, 2009; Salomão 2012), proporciona situaciones propicias para actuar en entornos multiculturales, influenciados por cambios sociales que impactan la formación y la actuación docente (Kumaravadivelu, 2006; Kfouri- Kaneoya, 2009). En este sentido, respaldados por la circulación de producciones latinoamericanas como mediadores de las competencias interculturales en el contexto de Teletandem (Salomão, 2012; Souza, 2014), esta disertación buscó responder a la siguiente pregunta: ¿Si, y de qué forma el cine latinoamericano por mediar las interacciones de Teletandem puede contribuir en el desarrollo de la interculturalidad en la formación de profesores de lengua española? Así, nuestro objetivo general es investigar el desarrollo de las competencias interculturales en la formación de profesores de lengua española a través las interacciones de Teletandem mediadas por el cine latinoamericano. En cuanto a los objetivos específicos, propusimos: a) identificar, evidenciando la presencia de las prácticas interculturales en las interacciones de Teletandem surgidas a partir de las representaciones cinematográficas latinoamericanas; b) analizar las potencialidades del cine en sesiones de Teletandem, a partir de las narrativas cinematográficas latinoamericanas; y c) verificar la percepción de las graduandas de español sobre la utilización de producciones cinematográficas latinoamericanas como mediadoras de la enseñanza y aprendizaje del Español y de su formación docente. Para ello, realizamos una investigación de naturaleza cualitativa, interpretativista, descriptiva y de base netnográfica (Ludke; André, 1986; Duarte, 2002; Bortoni-Ricardo, 2008; Kozinets, 2014), incluyendo como participantes a dos licenciandas del curso de Licenciatura en Letras-Espanhol, de la Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande, matriculadas en la disciplina optativa “Práticas de Intercâmbio Linguístico-cultural via Teletandem” (60h). Los instrumentos de generación y recopilación de datos fueron: cuestionarios, grabaciones de las interacciones, diarios de bordo reflexivos, entrevista estructurada y el informe final realizado por las participantes tras sus sesiones de interacción y mediación en el Teletandem al final de la asignatura. Observamos que el análisis de los datos reveló un intenso intercambio de saberes promovido por el cine latinoamericano, impulsado por las competencias interculturales de las graduandas a lo largo del proceso de interacción. Notamos que el cine fue reconocido como una herramienta potenciadora del proceso de enseñanza y formación de profesores interculturalistas, además de ser un recurso que estimula la desconstrucción de estereotipos relacionados con la cultura del otro. Por lo tanto, en este escenario formativo e híbrido del Teletandem, las interacciones permitieron reflexiones lingüísticas y culturales entre brasileños y mexicanos, contribuyendo a un cambio de paradigma en un contexto multicultural y promoviendo el desarrollo crítico sobre América Latina a través de las narrativas cinematográficas y actitudes interculturales en la formación de las graduadas de español como docentes interculturalistas.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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