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dc.creator.IDMELO, I. K. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. H. C. C. Apt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562460183286851pt_BR
dc.contributor.referee1WALTER, Luciana Siqueira.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4432-9484pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512721476131663pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Kátia Ramos.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, K. R.pt_BR
dc.description.resumoA política educacional instituída com a Lei 13.415/17, o chamado Novo Ensino Médio, provocou mudanças na estrutura da educação brasileira com uma reformulação do currículo, que se diversifica, e impulsiona o ensino em tempo integral. Antes de sua implementação, no ano de 2015, o Estado da Paraíba já aderia à ampliação da carga horária, com a criação das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) - essa última objetivando formar mão de obra para inserção no mercado de trabalho. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a perspectiva de professores da base técnica e estudantes de uma Escola Cidadã Integral Técnica da Paraíba, a respeito da implementação da educação profissionalizante nesse modelo de escola. Para identificar a visão dos professores foram realizadas entrevistas individuais com os seis docentes responsáveis pelo itinerário de formação profissional da instituição. Já com os estudantes, foi realizada a aplicação de 80 questionários de forma presencial com o público de 2° e 3° anos do ensino médio da ECIT Felix Rocha (50% do total de estudantes matriculados nas duas séries). Os docentes têm entre 28 a 41 anos e todos possuem formação na área de atuação técnica, mas nenhum tem formação para a docência (inicial ou complementar). Ao avaliar a ECIT, demonstraram otimismo com relação à formação profissional no ensino médio, devido à possibilidade de ampliação das oportunidades para os estudantes após a conclusão da educação básica. Quanto aos discentes, 37 (46,3%) escolheram a escola atraídos pelos cursos técnicos, mas, ao responder sobre perspectivas de futuro, apenas 17 (21,3%) afirmam que, após a conclusão do ensino médio, pretendem trabalhar na área de formação técnica, enquanto 37 (46,3%) manifestam desejo de seguir para o ensino superior. Em relação aos componentes curriculares, manifestam descontentamento com as disciplinas da base diversificada (especialmente Eletiva, Projeto de Vida e Pós-Médio). Paralelamente, indicam necessidade de a ampliação da carga horária de disciplinas da BNCC (com destaque para Geografia, Sociologia e Química). Entre as melhorias desejadas para a escola, as mais citadas foram alimentação, infraestrutura e carga horária. Os resultados apontam para a necessidade de considerar a experiência dos estudantes para que a formação técnica profissionalizante possa ocorrer com carga horária menos desgastante e sem prejuízos para a formação geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleA formação para o trabalho no contexto do novo ensino médio em uma escola cidadã integral técnica da Paraíba: perspectiva de professores e estudantes.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThe educational policy established with Law 13.415/17, the so-called New Secondary Education, caused changes in the structure of Brazilian education with a curriculum reformulation which diversifies, and promotes full-time education. Before its implementation, in 2015, the State of Paraíba already adhered to the expansion of students time at school, with the creation of Integral Citizen Schools (ECI) and Technical Integral Citizen Schools (ECIT) - the latter aiming to train labor able to join labour market. The general objective of this research is to analyze the perspective of technical teachers and students at a Technical Integral Citizen Schools (ECIT) in Paraíba (Brasil), regarding the implementation of vocational education in this educational model. To identify teacher's view, individual interviews were carried out with the six of these preceptors, responsible for the institution's professional training itinerary. As for the students, 80 questionnaires were administered in person to the 2nd and 3rd year public at ECIT Felix Rocha (50% of the total number of students enrolled in both grades). The teachers are between 28 and 41 years old and all have training in the area of technical expertise, but none have training for teaching (initial or additional). When evaluating ECIT, they demonstrated optimism regarding professional training in high school, due to the possibility of expanding opportunities for students after completing basic education. Regarding students, 37 (46.3%) chose the school attracted by the technical courses, but, when answering a question about future prospects, only 17 (21.3%) stated that, after high school, intend to work in the field of school’s technical training, while 37 (46.3%) express a desire to pursue college education. Concerning curricular components, they express dissatisfaction with the diversified base of curricular content (especially Elective, Life Project and Post-High School). At the same time, they indicate the need to increase the course load of BNCC subjects (with emphasis on Geography, Sociology and Chemistry). Among the improvements desired for the school, the most quoted were food, infrastructure and course load. The results indicate the need to consider the students' experience so that vocational technical training can occur with less stressful course load and without harm to general education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39383-
dc.date.accessioned2024-12-10T17:06:29Z-
dc.date.available2024-12-10-
dc.date.available2024-12-10T17:06:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino em tempo integralpt_BR
dc.subjectFormação técnicapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Técnicapt_BR
dc.subjectLei 13.415/17pt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectFull-time educationpt_BR
dc.subjectTechnical trainingpt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectTechnical Comprehensive Citizen Schoolpt_BR
dc.subjectLaw 13,415/17pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Izadora Kelly Rodrigues de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining for work in the context of the new secondary education in a comprehensive technical citizen school in Paraíba: perspective of teachers and students.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Izadora Kelly Rodrigues de. A formação para o trabalho no contexto do novo ensino médio em uma escola cidadã integral técnica da Paraíba: perspectiva de professores e estudantes. 2024. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39383pt_BR
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