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Title: Histórias de convivência no cinema Western: perspectivas da relação com o outro nos filmes Rastros de Ódio e Flechas de Fogo.
Other Titles: Stories of coexistence in Western cinema: perspectives on the relationship with the other in the films The Searchers and Arrows of Fire.
???metadata.dc.creator???: GARCEZ, Gutemberg Nascimento Cunha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: KNACK, Eduardo Roberto Jordão.
Keywords: História e Cinema;Representações de Convivência;Relações Inter-raciais;Cinema Western;Estados Unidos;Povos Indígenas;History and Cinema;Representations of Coexistence;Interracial Relations;Cinema Western;United States;Indigenous Peoples
Issue Date: 29-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GARCEZ, Gutemberg Nascimento Cunha. Histórias de convivência no cinema Western: perspectivas da relação com o outro nos filmes Rastros de Ódio e Flechas de Fogo. 2024. 80 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39363
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa analisa as representações de convivência e as relações inter-raciais nos filmes "Rastros de Ódio" (1956) de John Ford e "Flechas de Fogo" (1950) de Delmer Daves. Através de um foco na representação indígenas como figura do “outro”, esse trabalho busca compreender como surgem as categorias, estereótipos e caracterizações principais no western, cujo desenvolvimento principal será realizado no primeiro capítulo intitulado “O Outro No Western: Representações e Perspectivas Entre Brancos e Indígenas No Western”. Já o segundo capítulo intitulado “Outro Nos Filmes The Searchers (1956) E Broken Arrow (1950)” terá como objetivo realizar análises fílmicas, primeiramente com Broken Arrow (1950) e sua perspectiva otimista sobre as relações raciais entre brancos e índios, com foco na mediação do protagonista Tom Jeffords na busca por paz. Na sua metade final, será analisado The Searchers (1956) e sua perspetiva paranóica e complexa sob a jornada do moralmente ambíguo e rancoroso Ethan Edwards para o resgate de sua sobrinha. Para a realização da pesquisa será utilizado como principal aporte teórico o marxista Douglas Kellner, com o objetivo de explorar as nuances e limitações do contexto histórico e social dos filmes. Assim como será utilizado como ferramenta metodológica principal a análise fílmica desenvolvida por Goliot-Leté e Vanoyé. O trabalho visa trazer novas perspectivas e reflexões acerca do campo da análise histórica-cinematográfica, em especial do cinema western e do estudo dos autores John Ford e Delmer Daves, através das análises serão observados os paralelos de semelhanças, assim como as diferenças, seja nas temáticas, na execução, dos objetivos ou nos contextos das obras analisadas.
Abstract: This research analyzes the representations of coexistence and interracial relations in the films "The Searchers" (1956) by John Ford and "Fire Arrow" (1950) by Delmer Daves. Through a focus on the representation of indigenous people as a figure of the "other", this work seeks to understand how the main categories, stereotypes and characterizations emerge in the western, whose main development will be carried out in the first chapter entitled "The Other in the Western: Representations and Perspectives Between Whites and Indigenous People in the Western". The second chapter entitled "The Other in the Films The Searchers (1956) and Broken Arrow (1950)" will aim to carry out film analyses, first with Broken Arrow (1950) and its optimistic perspective on racial relations between whites and indigenous people, focusing on the protagonist Tom Jeffords' mediation in the search for peace. In its final half, The Searchers (1956) will be analyzed, along with its paranoid and complex perspective on the journey of the morally ambiguous and spiteful Ethan Edwards to rescue his niece. The Marxist Douglas Kellner will be used as the main theoretical framework for this research, with the aim of exploring the nuances and limitations of the historical and social context of the films. The film analysis developed by Goliot-Leté and Vanoyé will also be used as the main methodological tool. The work aims to bring new perspectives and reflections on the field of historical-cinematographic analysis, especially Western cinema and the study of authors John Ford and Delmer Daves. Through the analyses, the parallels of similarities will be observed, as well as the differences, whether in the themes, execution, objectives or contexts of the works analyzed.
Keywords: História e Cinema
Representações de Convivência
Relações Inter-raciais
Cinema Western
Estados Unidos
Povos Indígenas
History and Cinema
Representations of Coexistence
Interracial Relations
Cinema Western
United States
Indigenous Peoples
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39363
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

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