Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39314
Title: Museus de Campina Grande: o papel de construção da memória histórica e a educação patrimonial.
Other Titles: Museums of Campina Grande: the role of constructing historical memory and heritage education.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Anna Luiza Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: KNACK, Eduardo Roberto Jordão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Thuca Kércia Morais de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Keywords: Patrimônio Cultural;Memória Histórica;Museus;Educação Patrimonial;Identidade Cultural.;Cultural Heritage;Historical Memory;Museums;Heritage Education;Cultural Identity
Issue Date: 24-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Anna Luiza Melo. Museus de Campina Grande: o papel de construção da memória histórica e a educação patrimonial. 2024. 34 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39314
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, intitulado "Museus de Campina Grande: o Papel de Construção da Memória Histórica e a Educação Patrimonial", investiga a contribuição do Museu do Algodão e do Museu Histórico de Campina Grande na construção e preservação da memória histórica local, assim como sua influência na esfera da educação patrimonial. O estudo enfoca o patrimônio cultural como um recurso essencial para a compreensão das referências culturais em suas diversas manifestações, promovendo seu reconhecimento, valorização e conservação, principalmente após atividades acadêmicas desenvolvidas com a bolsa PET e com as novas disciplinas do currículo do curso de História da UFCG. No contexto da História, a análise crítica da memória e do patrimônio é fundamental, portanto, este trabalho, além de fazer parte do escopo de uma graduação em História, ressalta a importância dos museus como espaços educativos para jovens e adultos, desempenhando um papel crucial na extensão da educação patrimonial. A metodologia utilizada combina a análise de documentos museológicos, pesquisas e observações diretas nos museus da cidade, permitindo uma avaliação das práticas curativas e expositivas dessas instituições. A relevância deste estudo se justifica pela necessidade urgente de compreender como essas instituições moldam a narrativa historiográfica da cidade, influenciando significativamente a formação da identidade cultural da comunidade campinense. Os resultados revelam lacunas importantes na inclusão de certas perspectivas históricas e educacionais, destacando a necessidade de práticas mais inclusivas e reflexivas. Além disso, o estudo sublinha que os processos educativos devem priorizar a construção coletiva e democrática do conhecimento, envolvendo ativamente as comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde diferentes noções de patrimônio coexistem. Em última análise, busca-se compreender a aplicação dessas práticas no contexto local, repensando a construção da história promovida pelos museus de Campina Grande como essencial para o fortalecimento da identidade cultural da cidade e para a promoção de uma memória coletiva que contemple de forma mais justa a diversidade de sua história.
Abstract: This paper, entitled "Museums of Campina Grande: the Role of Building Historical Memory and Heritage Education", investigates the contribution of the Cotton Museum and the Historical Museum of Campina Grande in the construction and preservation of local historical memory, as well as their influence in the sphere of heritage education. The study focuses on cultural heritage as an essential resource for understanding cultural references in their various manifestations, promoting their recognition, appreciation and conservation, especially after academic activities developed with the PET scholarship and with the new subjects of the History course curriculum at UFCG. In the context of History, the critical analysis of memory and heritage is fundamental, therefore, this work, in addition to being part of the scope of a History undergraduate course, highlights the importance of museums as educational spaces for young people and adults, playing a crucial role in the extension of heritage education. The methodology used combines the analysis of museum documents, research and direct observations in the city's museums, allowing an evaluation of the curative and exhibition practices of these institutions. The relevance of this study is justified by the urgent need to understand how these institutions shape the city's historiographical narrative, significantly influencing the formation of the cultural identity of the Campina Grande community. The results reveal important gaps in the inclusion of certain historical and educational perspectives, highlighting the need for more inclusive and reflective practices. Furthermore, the study emphasizes that educational processes should prioritize the collective and democratic construction of knowledge, actively involving the communities that hold and produce cultural references, where different notions of heritage coexist. Ultimately, the aim is to understand the application of these practices in the local context, rethinking the construction of history promoted by Campina Grande's museums as essential for strengthening the city's cultural identity and promoting a collective memory that more fairly contemplates the diversity of its history.
Keywords: Patrimônio Cultural
Memória Histórica
Museus
Educação Patrimonial
Identidade Cultural.
Cultural Heritage
Historical Memory
Museums
Heritage Education
Cultural Identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39314
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA LUIZA MELO LUCENA-MONOGRAFIA-CH-LICENCIATURA EM HISTÓRIA (2024).pdf828.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.