Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA proposta de construção deste livro se deu a partir de nossa inserção, enquanto coordenadoras e colaboradoras, na construção dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP), no ano de 2018, com vigência entre setembro de 2018 e janeiro de 2020, do curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, Paraíba, além de uma experiência relacionada à atividade de parceria no PIBID junto à Universidade Regional do Cariri (URCA). Esse encontro entre os distintos programas com objetivos similares – a formação inicial discente em Geografia para a docência – contribuiu para perceber que se trata de um grupo que guarda sua homogeneidade, prenhe de diferenças, desde os níveis em que se encontram no curso (o PIBID com educandos da primeira metade do curso e a RP com educandos da segunda metade) até as experiências formativas diferenciadas de educandos, supervisores, preceptores e professores de Magistério Superior. Por tudo isso, afirmamos que nos transformamos em nossas práticas e modos de ver e viver a docência no Ensino Superior porque o PIBID e a RP nos fizeram professoras educadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleSaberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39192-
dc.date.accessioned2024-11-26T14:44:12Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2024-11-26T14:44:12Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPesquisas geográficaspt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectGeographical researchpt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Programpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Grant Program - PIBIDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÓBREGA, Ivanalda Dantas da.-
dc.creatorALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching knowledge under construction: geographical practices and research in the Pedagogical Residency and PIBID Programs.pt_BR
dc.identifier.citationNÓBREGA, Ivanalda Dantas da; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Saberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-302-3 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39192pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABERES DA DOCÊNCIA EM CONSTRUÇÃO - E-BOOK EDUFCG 2024.pdfSaberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID. - E-book Edufcg 2024.9.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.