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Title: A escola é uma empresa? Uma análise do itinerário formativo técnico na proposta curricular do ensino médio no Estado da Paraíba (2017-2024).
Other Titles: Is school a company? An analysis of the technical training itinerary in the secondary education curriculum proposal in the State of Paraíba (2017-2024).
???metadata.dc.creator???: SILVA, Giovana Nunes de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Paulo Hígor Duarte de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
Keywords: Itinerário Técnico;Escolas Cidadãs Integrais Técnicas - Paraíba;Currículo - Reformas Educacionais;Disciplinas Empreendedoras;Capital Humano;Technical Itinerary;Technical Integral Citizen Schools - Paraíba;Curriculum - Educational Reforms;Entrepreneurial Disciplines;Human Capital
Issue Date: 16-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Giovana Nunes de Souza. A escola é uma empresa? Uma análise do itinerário formativo técnico na proposta curricular do ensino médio no Estado da Paraíba (2017-2024). 2024. 52 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39141
???metadata.dc.description.resumo???: A Lei nº 13.415 de 2017 reformulou as estruturas e a organização curricular do Ensino Médio em todo Brasil, essa reforma estruturou o Ensino em itinerários formativos com a inserção do itinerário formativo técnico para Escolas que ofertam um ensino com curso profissionalizante. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o itinerário formativo técnico das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas do Estado da Paraíba, através das disciplinas empreendedoras intituladas de: Inovação Social e Científica, Intervenção Comunitária e Empresa Pedagógica, que estão dispostas no documento da Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba de 2024. Dessa forma, o nosso trabalho consiste em uma análise de documentos oficiais como a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba, a Diretriz Operacional de 2024, as Leis: nº 11.100; nº 13.010 de 2023; nº 13.415 de 2027; nº 9.394 de 1996; artigos acadêmicos e obras que discutem a relação entre educação e mercado de trabalho. O aporte teórico é fundamentado através do conceito de "capital humano" à luz de Laval (2019) o qual crítica como a sociedade moderna se propõe em mercantilizar a educação, realizando essa ação através da construção de um “currículo flexível”, conceito discutido por Santos e Silva (2022), baseado no conceito de “cultura do novo capitalismo” do sociólogo norte-americano Richard Sennett (2006).
Abstract: Law No. 13,415 of 2017 reformed the structures and curricular organization of Secondary Education throughout Brazil. This reform structured education in formative itineraries with the insertion of the technical formative itinerary for schools that offer Education with a Vocational Course. In this regard, the aim of this research is to analyze the Technical Training Itinerary of the Integral Technical Citizen Schools in the state of Paraíba, through the entrepreneurial subjects entitled: Social and Scientific Innovation, Community Intervention and Pedagogical Enterprise, which are set out in the 2023 Paraíba State High School Curriculum Proposal document. In this way, our research consists of an analysis of official documents, such as the Paraíba High School Curriculum Proposal, the 2024 Operational Guideline, Laws No. 11.100; No. 13.010 of 2023; No. 13.415 of 2017; No. 9.394 of 196; academic articles and works that discuss the relationship between education and the labor market. The theoretical framework is based on the concept of ‘human capital’ in the light of Larva (2019), who criticizes how modern society proposes to commercialize education, carrying out this action through the construction of a ‘flexible curriculum’, a concept discussed by Santos and Silva (2022), based on the concept of the ‘culture of the new capitalism’ by American sociologist Richard Sennett (2006).
Keywords: Itinerário Técnico
Escolas Cidadãs Integrais Técnicas - Paraíba
Currículo - Reformas Educacionais
Disciplinas Empreendedoras
Capital Humano
Technical Itinerary
Technical Integral Citizen Schools - Paraíba
Curriculum - Educational Reforms
Entrepreneurial Disciplines
Human Capital
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39141
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

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